A ANA – Aeroportos de Portugal, da rede VINCI Airports, anunciou o aumento de rotas e conectividade na região do Algarve, para este verão. Este é um compromisso da ANA para consolidar a oferta e a atividade turística regional e nacional.
O Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, terá assim 18 novas rotas neste verão. Seis delas serão para destinos completamente novos. As outras doze são rotas já existentes, mas agora operadas por mais companhias aéreas, para aumentar e consolidar a oferta e a conectividade da região do Algarve.
Os principais países emissores para este aeroporto, Reino Unido, Irlanda e França, aumentam a oferta de lugares em comparação com o verão de 2019.
As novas rotas, enquanto perspetiva de crescimento de mercados estratégicos, são Aarhus-Dinamarca (Ryanair); Bilbao-Volotea (Espanha); Estrasburgo-França (Volotea) e Roma-Itália (Ryanair).
Sobre as operações, a Ryanair colocará mais dois aviões, passando de oito para dez, e disponibilizará mais sete novos serviços, dos quais dois serão totalmente novos. No total, serão 47 as rotas oferecidas pela Ryanair desde Faro.
A Easyjet mantém quatro aviões baseados e prevê operar 21 rotas neste verão. O mesmo acontece com a operação ‘night stop’ diário da Transavia France na rota de Paris, Orly.
Assumindo como prioridade o desempenho ambiental, a rede ANA | VINCI Airports está também a implementar uma estratégia ambiciosa para alcançar NetZero até 2030.
No Aeroporto Gago Coutinho, a primeira central fotovoltaica, responsável por 30% do consumo de energia, entrou em funcionamento em 2022.
Já foram realizadas alterações nos sistemas de iluminação, e o fornecimento de energia elétrica às aeronaves quando estacionadas; a frota automóvel está a ser renovada para veículos elétricos e o Programa de Reflorestação VINCI Airports está a ser desenvolvido em várias regiões do país.






















































