O Turismo de Portugal distinguiu na passada sexta-feira, 14 de março, 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged” – pelo compromisso das mesmas com práticas de sustentabilidade. O evento teve lugar na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL) e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, marcaram presença.
O reconhecimento foi feito no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º (PET 360º), sendo que o selo “Sustainability Engaged” reflete o compromisso das empresas com práticas ambientalmente responsáveis – através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
A sessão contou ainda com a presença de Pedro Brito, CEO da Nova SBE Executive Education, Carolina Almeida Cruz, Co-fundadora e CEO C-MORE SUSTAINABILITY, Marisa Costa, Head of Sustainability da MysticInvest Holding, Pedro Marques da Costa, Diretor de Operações da Unlock Boutique Hotels, e João Neves, sócio-gerente e co-fundador da PORTUGAL NTN.
Ainda foram alvo de debate diversos temas, tais como a capacitação de líderes para um turismo mais sustentável, a sustentabilidade enquanto investimento e, por fim, o futuro do reporte ESG, destacando desafios e oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “o PET 360º pretende o reconhecimento contínuo das empresas que se empenham no reforço da sustentabilidade da sua atividade. Esta é uma forma de sublinhar a importância da sustentabilidade como pilar essencial do desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e de consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de referência no âmbito da sustentabilidade em todas as suas vertentes.”
O Programa Empresas Turismo 360º tem como objetivo a promoção de práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, proporcionando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, maior eficiência e um desempenho financeiro mais sustentável. Integrado nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal, este programa contribui para posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis a nível global.
As empresas distinguidas durante esta sessão pertencem a diversas zonas de Portugal – do continente às ilhas. Da zona do Alentejo, foram distinguidas as empresas Aromas dos Salgueiros, Monte do Zambujeiro, RTin Group e Solar dos Araújos. Já do Algarve, as empresas destacadas foram AlgarExperience; Algarve SunBoat; Desafio Funcional, Unipessoal; Hotel Alísios; Monte do Álamo; e Vila Valverde Design & Country Hotel. As empresas Cspx e The Box Hotel foram as empresas reconhecidas da Área Metropolitana de Lisboa, enquanto que na zona Centro foram distinguidas as seguintes: Aveiro Central It´s ALL There, BLOCK Experience, Dino Parque, Geonatour, Hotel Fonte Santa, Hotel Maré, ImpacTrip e Rei dos Frangos. Da zona Norte, as empresas reconhecidas foram Albergue Santiago de Caminha; All The Way Travel; Casa da Trigueira; Casal de S. Romão do Meio; Cooltour Oporto; Home Me, LDA; Hotel Torre de Gomariz; e Parque Cerdeira. Da Região Autónoma dos Açores, as empresas que se destacaram foram a Azores Book Hotel e a Memória Boutique Hotel. Por fim, foram ainda destacados grupos empresariais, mais concretamente os Restaurantes Montemar, o Unlock Boutique Hotels e o VIP Hotels.






















































