As celebrações dos 90 anos da Bensaude Hotels decorreram na passada semana, nos jardins do Parque Terra Nostra, nas Furnas, na Ilha de São Miguel. Entre outros momentos que destacaram o legado do Grupo e os seus planos para o futuro, foi lançada uma nova coleção de selos dos CTT inspirada nas “Camélias dos Açores”. Uma edição especial que homenageia as espécies do Parque Terra Nostra, a génese do nascimento do grupo hoteleiro.
Durante o evento houve espaço para o lançamento de uma série de selos, coleção que faz parte das emissões anuais que os CTT dedicam a Portugal e às Regiões Autónomas. Este ano, a coleção ganhou um significado diferente: todas as peças foram inspiradas nas camélias do Parque Terra Nostra, projeto que contou com a colaboração de Carina Costa, engenheira agrónoma do Parque Terra Nostra, com o apoio do grupo hoteleiro açoriano.
Entre as camélias selecionadas para a coleção, destaca-se a Camélia com o nome Patricia Bensaude Fernandes, em sua homenagem. Uma flor de beleza simples, mas marcante, agora eternizada num selo que celebra também a ligação afetiva da família Bensaude a este lugar.
“Desde 1935, com a abertura do Terra Nostra Garden Hotel, que fazemos da valorização dos Açores e da sua identidade a nossa prioridade. Para além de reconhecerem este legado, as celebrações marcam o início de um novo ciclo. É objetivo da Bensaude Hotels continuar a inovar e a crescer, de forma sustentada. Homenagear o passado sem perder o futuro de vista.”, explica Jorge Aguiar, administrador executivo da Bensaude Turismo.
A história da Bensaude Hotels começou em 1935 com a inauguração do Terra Nostra Garden Hotel, uma iniciativa da Sociedade Terra Nostra e prosseguida por Vasco Bensaude no Vale das Furnas, em pleno Parque.
Pioneiro nos Açores, o hotel foi construído numa época em que a região não tinha projeção ou a acessibilidade que atualmente conhecemos. A inauguração de uma unidade como esta numa freguesia remota foi algo totalmente revolucionário que cedo a transformou num refúgio que ainda hoje combina elegância com a beleza natural circundante.
Noventa anos passados sobre a sua génese, a Bensaude Hotels conta com dez unidades hoteleiras nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, mas também em Lisboa. Tem em curso um plano de renovação das unidades já existentes, e a recente aquisição do Convento da Alpendurada, na região do Douro, promete reforçar a sua presença no Continente.
Ao longo da sua história, a Bensaude Hotels consolidou uma abordagem centrada na valorização das raízes açorianas, na preservação do património natural e na promoção de uma hospitalidade genuína. O Grupo mantém um forte compromisso com a sustentabilidade e com a criação de um impacto positivo nas comunidades onde está inserido. Um empenho que se manifesta no investimento em postos de trabalho e na qualificação das equipas, na inclusão de produtos locais na sua oferta e em medidas ambientais.
A celebração dos 90 anos representa não só o reconhecimento deste legado, mas também o início de um novo ciclo. A Bensaude Hotels está agora orientada para o crescimento estratégico, para a diversificação geográfica e para a afirmação da marca como uma referência no setor.






















































