• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
26/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Timing faz forte aposta nas ilhas e abre delegação nos Açores

    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Covid-19: DGS publica orientações para os hotéis e alojamentos

11/03/2020
em Alojamento, Business
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Business Alojamento
0
PARTILHAS
57
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A Direção Geral de Saúde publicou um documento com medidas de prevenção e controlo de infeção nos hotéis e alojamentos.

Limpeza de superfícies ambientais e tratamento de roupa nos hotéis e alojamentos

1. Princípios gerais:

i. Cada hotel ou alojamento deve ter o seu plano de contingência interno escrito e operacional;

ii. Deve ficar definido por escrito, os níveis de responsabilidade de todos os intervenientes no Plano;

iii. O Órgão de Gestão deve:
a) providenciar todos os equipamentos de proteção individual dos trabalhadores e definir uma reserva estratégica interna destes equipamentos;
b) adquirir o mais possível, um stock de materiais de limpeza de uso único, sobretudo panos de limpeza, toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.
c) providenciar a colocação de dispensadores de solução antissética de base alcoólica (SABA) ou solução à base de álcool, um por cada piso (exemplo: junto aos elevadores), junto aos pontos de entrada e saída do hotel ou alojamento e à entrada do restaurante e bar;
d) promover formação e treino de todos os grupos de profissionais das diversas áreas do hotel ou alojamento sobre COVID-19 e como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção;

iv. Deve ser definido um local para isolar uma ou mais pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19. Este local deve ter preferencialmente pressão negativa, casa de banho, contentor de resíduos e sacos de resíduos e sacos de recolha de roupa usada, (aconselha-se a que tenha televisão/outros meios de entretenimento passíveis de estarem no quarto enquanto o doente lá permanecer), água, alguns alimentos. Se não houver ventilação de pressão negativa, abrir regularmente as janelas do quarto para renovar o ar e manter a porta fechada;

v. As áreas de maior risco são o quarto da pessoa doente ou suspeita de COVID-19. As restantes áreas em que a pessoa passou durante períodos mais curtos (como sala de espera, cinema, restaurante, ginásio) provavelmente têm níveis mais baixos de contaminação e, portanto, o risco de transmissão contínua da infeção será por princípio, menor. No entanto, aconselha-se a limpeza e desinfeção alargada desses espaços.

vi. Se o doente utilizou recentemente a piscina, as superfícies da piscina onde as pessoas circulam devem ser lavadas e desinfetadas.

vii. A limpeza e desinfeção da piscina deve ser realizada com o procedimento habitual, devendo-se substituir a água e proceder à cloragem como definido em protocolo interno.
viii. O jacúzi – é recomendável o despejo de toda a água, seguido de lavagem e desinfeção; voltar a encher com água limpa e desinfetada com cloro na quantidade adequada, de acordo com o protocolo interno.

ix. Deve ser definido um meio de supervisão dos circuitos de tratamento de roupa e de limpeza das instalações;

2. Proteção dos profissionais responsáveis por manter a acomodação dos clientes no hotel ou alojamento

i. As pessoas que tratam da roupa de cama ou do quarto de um caso suspeito ou confirmado e as pessoas que realizam as limpezas nos hotéis e alojamentos, desde que cumpram as medidas de proteção recomendadas e garantam o controlo da exposição ao risco de transmissão, não correm riscos desnecessários. No entanto, o risco de transmissão pode, contudo, ser real em caso de acidente ouse não forem cumpridas integralmente as medidas de proteção recomendadas. Daí a importância de todos os profissionais terem formação e treino e estarem protegidos com os EPI adequados.

ii. Definir dois profissionais ou equipas diferentes: um para a remoção da roupa e fazer camas de lavado; outra para realizar a limpeza, em dois tempos de intervenção espaçados.

iii. Durante a fase de possível epidemia ou perante um caso suspeito de COVID-19, as equipas encarregues do tratamento de roupa de cama e da limpeza dos quartos, ficam mais expostos ao risco de aerossóis, pelo que se devem proteger, em particular, com os equipamentos de proteção adequados (EPI) – máscara, óculos para proteção dos olhos, avental de plástico sobre a farda e luvas (preferencialmente descartáveis, de nitrilo).

iv. O fardamento e os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser diferentes, dependendo do tipo de intervenção ou tarefa e do risco de exposição.

v. A farda destes profissionais não deve ser levada para lavar em casa – deve ser lavada em máquina, na lavandaria do hotel, a temperaturas elevadas. De preferência, deixar uma máquina de lavar roupa só para a roupa dos clientes afetados e as fardas dos profissionais.

vi. Após mudar a roupa da cama e os atoalhados do quarto da pessoa suspeita ou doente com COVID-19, é desejável esperar também um tempo (período de latência) para iniciar a limpeza dos quartos.

3. Mudança de roupa dos quartos e limpeza e desinfeção das instalações:

i. Dado que a intervenção de mudança de roupa da cama, gera aerossóis, é aconselhável separar as duas intervenções: limpeza e roupa (exemplo: 2 equipas diferentes) e dar um tempo de espera entre estas duas tarefas – respeitar um tempo de pelo menos 2-3 horas entre retirar lençóis e roupas de cama e atoalhados e realizar a limpeza de pisos e superfícies.

ii. Equipar os profissionais encarregados de remover roupa e realizar a limpeza, com bata, luvas não esterilizadas, óculos de proteção e uma máscara de proteção respiratória do tipo FFP2.

iii. Ao remover a roupa de cama e atoalhados:
• Não agitar a roupa de cama;
• Retirá-la sem a sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, fazendo
um “embrulho”;
• Não encostar a roupa ao corpo;
• Transportar as roupas e colocar diretamente na máquina de lavar;

iv. A roupa deve ser lavada à temperatura mais alta que puder suportar (dependendo da termoresistência) – ciclo de desinfeção pelo calor (pelo menos a 60ºC durante 30 minutos, ou entre 80-90ºC, com 10 minutos de contacto do calor com a roupa);

v. Se a roupa não puder ser lavada a quente, deve ser lavada na máquina a temperatura entre 30-40ºC e a um ciclo de desinfeção final na máquina, com um desinfetante apropriado a este tipo de roupa e compatibilidade com a máquina.

vi. Na ausência de uma máquina de lavar, embale as roupas e acondicione num saco impermeável, fechando-o bem e levar para a lavandaria e depositar a roupa diretamente para dentro da máquina;

vii. Os resíduos recolhidos no quarto, devem ser acondicionados num primeiro saco bem fechado, que depois é depositado no 2.º saco. O 2.º saco deve ser identificado como resíduos biológicos e tratados por incineração ou autoclavagem.

4. Manutenção das superfícies ambientais:

i. O coronavírus (MERS-CoV-2) provavelmente pode sobreviver durante horas em superfícies secas e até 6 dias, em superfícies com humidade.

ii. A limpeza húmida é sempre preferível, à limpeza a seco.

iii. Não usar aspirador para limpeza de pisos.

iv. Não é adequado o uso de aspirador de pó, porque põem em movimento no ar, as gotículas, nas quais o vírus pode estar contido e transforma-as em aerossóis.

v. Para equipar o pessoal encarregado da limpeza de pisos e superfícies com uma bata impermeável, ou avental de plástico sobre o fardamento, luvas de uso único resistente a líquidos, máscara de tipo cirúrgica.

vi. Cumprir o seguinte para a limpeza dupla de pisos e superfícies:
a) Limpar as superfícies de cima para baixo e no sentido das áreas mais limpas para as mais sujas;
b) Usar panos de limpeza de uso único, diferentes e exclusivos para a área do quarto e para as casas de banho;
c) O balde e esfregona de limpeza da casa de banho deve ser diferente do balde de limpeza e esfregona a usar no quarto;
d) Para lavar as superfícies: pode usar-se detergentes de uso comum;
e) Para desinfeção de superfícies: a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha o uso de lixívia (solução de hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação. No entanto, existem no mercado vários produtos de limpeza e desinfeção de superfícies com ação virucida e que podem ser utilizados, nomeadamente, pastilhas de cloro para
diluir na água no momento da utilização; soluções detergentes com desinfetante na composição (efeito 2 em 1), quer em apresentação de spray, líquida ou outra ou toalhetes humedecidos em desinfetante para a limpeza rápida de algumas superfícies de toque frequente.

5. Limpeza e Desinfeção de Superfícies:

i. Se há presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, absorver os líquidos com papel absorvente; aplicar a lixívia diluída em água na proporção de uma medida de lixívia, para 9 medidas iguais de água; deixar atuar durante 10 minutos; passar o local com água e detergente; enxaguar só com água quente e deixar secar ao ar; usar máscara na diluição e aplicação da lixívia; abrir as janelas para ventilação do espaço;

ii. Para a desinfeção comum de superfícies: lavar primeiro com água e detergente; aplicar a lixívia diluída em água na seguinte proporção: uma medida de lixívia em 49 medidas iguais de água; deixar atuar a lixívia durante 10 minutos; enxaguar apenas com água quente e deixar secar ao ar;

iii. As instalações sanitárias devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha em simultâneo detergente e desinfetante na composição, por ser de mais fácil e rápida aplicação e ação;

iv. Também o mobiliário e alguns equipamentos poderão ser desinfetados após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º;

v. Limpar primeiro o mobiliário do quarto;

vi. Se houver kitchenette, lavar as louças na máquina a temperatura elevada; limpar e desinfetar armários, bancadas, mesa e cadeiras, não esquecendo de desinfetar os puxadores dos armários e das portas; de seguida, limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo.

vii. Limpar paredes até à altura do braço.

viii. Retirar os cortinados e enviar para lavar, incluindo o cortinado da casa de banho;

ix. Limpar o mobiliário;

x. Lavar a casa de banho, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos destes, passar depois ao mobiliário, de seguida a banheira ou chuveiro, sanita e bidé;

xi. O mesmo procedimento repete-se para o chuveiro, não esquecendo de limpar bem o chuveiro, desenroscar a cabeça do mesmo e lavar e desinfetar;

xii. Sanita: aplicar o produto que tem a função de detergente e desinfetante em simultâneo, no interior e exterior da sanita; deixar atuar o produto durante 10 minutos para que faça o efeito desejado, esfregar bem por dentro com o piaçaba, descarregar a água com o piaçaba ainda dentro da sanita para que este também fique limpo; pôr o piaçaba a escorrer; lavar e desinfetar o suporte do piaçaba;

xiii. Com outro pano limpo de uso único, lavar a parte externa da sanita, começando pelo tampo (o menos sujo), seguindo-se a parte de cima da sanita e todas as partes exteriores com o mesmo detergente/desinfetante; passar depois só com água quente e deixar secar.

xiv. Por fim, lavar o chão das instalações.

xv. Abrir as janelas da área e deixar secar ao ar.

6. O que fazer com a pessoa doente ou suspeita de estar doente por COVID-19 no hotel ou alojamento?
O estado atual de conhecimento, recomenda-se que:

i. A pessoa doente não deve sair do hotel. Deve permanecer no seu quarto e ligar aos profissionais da área administrativa do hotel, para que liguem para a linha SNS24 (808 24 24 24) que avaliará o caso e contactará com a Autoridade Local de Saúde;

ii. Não se deve dirigir ao centro de saúde, a consultório privado ou à urgência do hospital;

iii. Aguardar as instruções dos profissionais de saúde que o vão atender e a decisão clínica.

iv. Se o hotel tiver máscara, deve entregar uma máscara cirúrgica à pessoa, ensinando-lhe a colocar e a ajustar bem à face.

v. A Autoridade Local de Saúde poderá optar por enviar a pessoa para o Hospital de referência da área ou não, dependendo da situação clínica do doente.

vi. Nos casos suspeitos de COVID-19, os profissionais de limpeza e roupa devem aguardar o resultado do diagnóstico laboratorial de confirmação do caso suspeito ou não, antes de iniciar os procedimentos de remoção da roupa e a limpeza.

Tags: coronavirusCovid-19DGShotéisorientações
Artigo anterior

Volta Int.:”Pestana Hotel Group inaugura centésima unidade”

Próximo artigo

Xangai reabre locais turísticos

Artigos Relacionados

Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal
Transportes

Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

25 de Novembro, 2025
82
Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal
Empresas

Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

25 de Novembro, 2025
43
ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada
Ot's Av's

ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

25 de Novembro, 2025
34
Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí
Ot's Av's

Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

24 de Novembro, 2025
51
Próximo artigo
Xangai reabre locais turísticos

Xangai reabre locais turísticos

Notícias Populares

  • António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Como a Inteligência Artificial pode transformar os sistemas de informação geográfica para obter maior produtividade no setor da água
25 Novembro 2025
Como a Inteligência Artificial pode transformar os sistemas de informação geográfica para obter maior produtividade no setor da água
REMO e Grupo Alves Bandeira criam rede de carregamento ultrarrápido
25 Novembro 2025
REMO e Grupo Alves Bandeira criam rede de carregamento ultrarrápido
Smart Ocean e Ocean 14 Capital celebram acordo para impulsionar investimento sustentável na economia azul
25 Novembro 2025
Smart Ocean e Ocean 14 Capital celebram acordo para impulsionar investimento sustentável na economia azul
LIPOR promove mais de 150 ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
25 Novembro 2025
LIPOR promove mais de 150 ações na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC