Comemora-se amanhã, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) antevê uma recuperação lenta e difícil para a atividade turística e alerta para a necessidade urgente de novas medidas para o Turismo. O Dia Mundial do Turismo é hoje assinalado pela CTP com a V Cimeira do Turismo Português – ‘Turismo pós-covid’, entre as 15h00 e as 18h00, na qual será debatido o presente e o futuro do Turismo.
“Este é um ano atípico e que exige uma reflexão ainda mais profunda sobre o estado do Turismo. A pandemia veio trazer enormes dificuldades às empresas, que viram as suas receitas descer abruptamente e atualmente o risco do aumento do desemprego é elevadíssimo, com as empresas a fazerem um enorme esforço para garantir a sobrevivência. A recuperação vai ser muito difícil e lenta e, para fazer face à atual situação em que as empresas do Turismo se encontram, são necessárias medidas, como por exemplo a reposição do lay-off simplificada, rapidez na execução das medidas do Programa de Estabilização Económica e Social e das medidas de capitalização das empresa e a garantia de que a ‘bazuca’ europeia chega às empresas e à economia real”, afirma Francisco Calheiros.
“Nos últimos anos, o Dia Mundial do Turismo tem sido de celebração, mas em 2020 assinalamos esta data com um cenário desastroso para a atividade turística mundial e nacional”, conclui o presidente da CTP. A Cimeira do Turismo Português é uma iniciativa promovida pela CTP que tem reunido os mais importantes líderes e personalidades nacionais e internacionais, num debate sobre o Turismo. Toda a informação sobre esta edição em cimeiradoturismo.pt.





















































