O trabalho de casa para o desenvolvimento da rede de franchising de viagens Bestravel está feito, de acordo com o master franchising Geocontur – Gestão e Consultoria em Turismo. Em conferência de imprensa foram detalhado os eixos que são apostas para o crescimento da rede a vários níveis: rede, marca, cliente e produto. Isto num ano em que os números do primeiro trimestre mostram uma recuperação de valores de produção em linha com os obtidos em 2019, apesar de contar com menos nove postos de venda. Para Carlos Baptista, administrador da Bestravel, “acreditamos ainda mais hoje no projeto Bestravel do que acreditávamos antes da pandemia”.
Foi com esta frase que o responsável deu início à conferência de imprensa, no âmbito da XVII Convenção da Bestravel que decorreu este fim-de-semana, na Figueira da Foz, repetindo-a ao longo da conversa com os jornalistas, enquanto frisava que a ambição que existe resulta de trabalho de casa feito durante o período de pandemia. “A pandemia foi problemática para todos e nós não fomos exceção. A pandemia veio provar a necessidade de haver dois ou três eixos muito bem alicerçados para que os projetos fossem de sucesso”, indica o responsável.
[blockquote style=”1″]“A pandemia foi problemática para todos e nós não fomos exceção. A pandemia veio provar a necessidade de haver dois ou três eixos muito bem alicerçados para que os projetos fossem de sucesso”[/blockquote]
O primeiro eixo incide sobre os agentes de viagens num fortalecimento do compromisso dos mesmos com a estratégia global da rede. Indica Carlos Baptista que “temos uma rede forte, competente e de profissionais com muitos anos de Bestravel (vamos premiar durante a Convenção 10 agências que fazem 15 anos de Bestravel e três agências que fazem 10)”. De acordo com o responsável, “passado este momento de disrupção (pandemia) observamos que os profissionais continuam a acreditar no projeto e a consolidá-lo”. Apesar disso, a Bestravel durante este período fechou lojas; antes da pandemia tinha 54 pontos de venda, saindo dela com 45. “Este é um processo normal de uma crise. A grande maioria dos encerramentos deu-se numa fase inicial da crise e em situações que já estavam previamente identificadas como agências que já não tinham uma produção elevada”, acrescenta. Para Carlos Baptista, “do ponto de vista de posicionamento de marca ao nível territorial, há duas zonas que perdemos que eram importantes, o caso da Guarda e de Viseu. Mas já este ano abrimos uma agência, na Maia, com um novo franchisado, que está a fazer um processo de início de atividade muito promissor, o que é motivador para todos nós”.
[blockquote style=”1″]“Do ponto de vista de posicionamento de marca ao nível territorial, há duas zonas que perdemos que eram importantes, o caso da Guarda e de Viseu. Mas já este ano abrimos uma agência, na Maia, com um novo franchisado, que está a fazer um processo de início de atividade muito promissor, o que é motivador para todos nós”[/blockquote]
Para além do eixo da rede, há por parte do grupo a abordagem ao eixo da marca. Explica o responsável que “aqui temos que conciliar o que é o franchisado, o dono do negócio, que luta no dia-a-dia pelas vendas, que nos ajudou a ultrapassar esta fase da pandemia, em que não houve lay offs e problemas que deitassem abaixo a filosofia do nosso trabalho”. Vinca o administrador que durante a pandemia o grupo conseguiu conciliar esta realidade com uma realidade de marca. “Estamos posicionados entre as melhores marcas (de viagens) ao nível nacional, ao nível de aceitação do cliente, sendo que conseguimos viver entre estes dois mundos, que são fundamentais para um projeto de sucesso futuro”, destaca ainda.
[blockquote style=”1″]Estamos posicionados entre as melhores marcas (de viagens) ao nível nacional, ao nível de aceitação do cliente, sendo que conseguimos viver entre estes dois mundos, que são fundamentais para um projeto de sucesso futuro”.[/blockquote]
À marca e rede, como alicerces fundamentais de desenvolvimento do projeto Bestravel, junta-se o terceiro: o produto. Nessa vertente, a marca de viagens, tem estado a fazer um processo de integração de novas parcerias. Exemplo é a parceria exclusiva com um parceiro de cruzeiros, a Variety Cruises, de um segmento médio alto que não vai ao grande consumo. De acordo com Carlos Baptista, “estamos a fechar outras parcerias de produto exclusivo com os nossos parceiros estratégicos no sentido de criarmos produto exclusivo em relação a outras marcas”. Para o responsável, “isto para nós é fundamental porque diferencia aquilo que é o posicionamento da marca Bestravel perante o cliente final”. Considera o interlocutor que “só há duas formas de trabalharmos no que diz respeito à sensibilidade de preço do consumidor, pelo serviço e diferenciação de produto”.
[blockquote style=”1″]”só há duas formas de trabalharmos no que diz respeito à sensibilidade de preço do consumidor, pelo serviço e diferenciação de produto”[/blockquote]
Questionado sobre que outras parcerias estarão a caminho, Carlos Baptista não quis abrir o jogo, apenas salientando que “temos um caso de uma parceria exclusiva para o mercado nacional (a referida dos cruzeiros) e estamos a trabalhar com os nossos fornecedores estratégicos para criar linhas de produto diferenciadoras, a ideia não é substituirmos aos operadores de maneira nenhuma, é termos a capacidade de fechar parcerias estratégicas para o mercado nacional com exclusividade, de forma a que não haja uma distribuição em outras redes, de forma a não haver comparativo; outras parcerias que estamos a trabalhar é no sentido de haver diferenciação de produto dentro da rede Bestravel proporcionada por eles e trabalhada em conjunto connosco”.
Considera pois o administrador da Bestravel que estes são os eixos estratégicos para o desenvolvimento da marca no mercado nacional, “para consolidar e alicerçar aquilo que é uma rede e uma marca forte, que já o era antes da pandemia, que se consolidou e fortificou durante a mesma”. Para o responsável, durante a pandemia “estivemos sempre muito ativos, vimos algum desnorte no mercado em determinados momentos, natural pelo que se viveu, mas conseguimos manter uma consistência comunicacional de contacto com o cliente sempre muito constante. Para nós fundamental é a rede, marca e produto. Estas são as nossas referências e para as quais trabalhamos todos os dias”.
[blockquote style=”1”]durante a pandemia “estivemos sempre muito ativos, vimos algum desnorte no mercado em determinados momentos, natural pelo que se viveu, mas conseguimos manter uma consistência comunicacional de contacto com o cliente sempre muito constante”.[/blockquote]
Nesta vertente destaca ainda o responsável que os agentes de viagens Bestravel têm que estar muito bem capacitados e para isso é necessário formação certificada que “temos dentro da Geocontur/Bestravel” e para o qual existe um plano “ambicioso no sentido de retomarmos ativamente o posicionamento da rede e dos agentes naquilo que são os novos desafios perante o cliente final. Outra que não é indissociável, as ferramentas para fazer com que isto tudo aconteça. Durante esta pandemia implementámos várias novas ferramentas para dar maior capacitação à nossa rede. É um processo contínuo, estamos e vamos implementar novas ferramentas”.
Considera então Carlos Baptista que “temos estado a fazer um trabalho de consolidação da rede Bestravel e a nossa prioridade é essa. Pelo modelo de negócio estamos muito bem posicionados e temos o cliente como nossa referência”. E relativamente ao consumidor, para além da melhoria do serviço prestado, dos produtos em exclusivo, a Bestravel pretende ir mais longe. “Aquilo que queremos e estamos a trabalhar é para sermos os melhores. Queremos trabalhar isso na mente do consumidor. Enquanto rede Bestravel, a qualidade e o serviço são as referências que estamos a trabalhar”. Nesse sentido indica o responsável que há um aumento de investimento ao nível comunicacional e de ferramentas de análise. Sendo que a Bestravel voltou a fazer os clientes mistério para reavaliar aquilo que são as suas forças e fragilidades. Concluiu Carlos Baptista que o objetivo passa por “nos consolidarmos na mente do consumidor como top of mind de serviço, é aqui que queremos estar”.
[blockquote style=”1″]“Temos estado a fazer um trabalho de consolidação da rede Bestravel e a nossa prioridade é essa. Pelo modelo de negócio estamos muito bem posicionados e temos o cliente como nossa referência”.[/blockquote]
Apesar de não querer abordar o crescimento da rede ao nível de lojas para este ano, Calos Baptista transmitiu que esse poderá ser um caminho inevitável durante o ano, caso haja uma estabilidade económica. Ou seja, fará parte da estratégia a curto prazo esta realidade, considerando o responsável que “do ponto de vista geográfico pretendemos recuperar algumas posições que para nós são importantes e eventualmente alargarmos a nossa rede, mas de forma estruturada e consistente. Temos vários pedidos para abertura de novas lojas, eventualmente até ao final do ano irá acontecer”. Acrescenta o administrador que “continuamos a ter muita procura pela marca Bestravel, o que é algo de salutar, temos de escolher as pessoas para os lugares certos, do ponto de vista territorial para continuar um processo de expansão de marca”.
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