• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
20/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Entrevista DST Macau: “Portugal está a abrir-nos portas na Europa”

A Ambitur esteve à conversa com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau.

05/11/2024
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 9 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
75
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A Ambitur esteve à conversa com Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau. A ideia foi perceber quais as atribuições desta entidade num território marcado por uma forte influência histórica portuguesa e quais as ambições para reforçar a promoção de Macau em Portugal.

O que é a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau? Ou seja, quais as suas competências e âmbito de atuação?

A Direção dos Serviços de Turismo de Macau tem várias competências em Macau. Por um lado, é a entidade que emite licenças para agências de viagens, hotéis ou guias turísticos. Também emitimos licenças para outras atividades como restaurantes, bares, karaokes, saunas, massagens, health clubs, entre outros. Temos um grande leque de atividades sob a nossa responsabilidade, sendo esta uma parte importante da nossa atividade. Com o licenciamento também vem a fiscalização e inspeção.

Por outro lado, temos uma outra grande função que é promoção para atrair turistas para Macau. Também atuamos na organização de grandes eventos e somos responsáveis por estudos e pesquisas. Focamos a nossa atenção ainda em organizações internacionais, promovendo uma boa relação com a imprensa local e internacional, pois por aí há muito trabalho a fazer para que Macau fique mais conhecido internacionalmente.

Quais as vossas linhas gerais ao nível da promoção de Macau?

Neste momento fazemos promoção junto dos mercados principais mas, ao mesmo tempo, o Governo quer que, daqui para a frente, nos concentremos mais nos mercados internacionais.

Queremos que Macau continue a ser um local onde as diferentes culturas possam estar em harmonia. Esta é uma vertente em que também participamos.

Da nossa parte, ao nível da nossa função de promoção, promovemos o destino ao mesmo tempo que promovemos os eventos, não só aqueles organizados pela DST, mas também os que são organizados pelos vários departamentos governamentais e pelo setor privado. Somos um grande promotor de Macau utilizando os vários elementos que temos ao nosso dispor para atrair as pessoas.

Estão a desenvolver algo ao nível dos produtos turísticos?

Macau tem vários grandes eventos durante o ano. A começar a época da primavera, temos a anteceder o novo ano chinês a Parada de Celebração do Ano do Dragão em diferentes locais de Macau. Esta é uma altura de grandes espetáculos de fogos-de-artifício, a que se junta o desfile do dragão, que são os eventos que marcam o novo ano chinês.

Depois temos a nossa feira de turismo, a MIT – Macau Internacional Travel Industry Expo, que começou como um evento do setor privado, mas acabou por ser um evento em conjunto com o Governo. A feira está cada vez maior, ocupando hoje três halls. Assiste-se a uma crescente procura por parte de participantes não só dos mercados mais tradicionais da Ásia, como também da América Latina e alguns países árabes. Cada vez mais a feira em si está a servir não só para promover Macau, mas para ajudar outros países ou destinos a promoverem os seus produtos para o mercado chinês. Queremos ser esta plataforma.

Temos também, todos os anos, em setembro, o nosso Concurso Internacional de Fogo-de-artifício, onde participam 10 países. Este é um evento que já tem a sua audiência na Ásia. De referir que China, Portugal, Japão e Tailândia têm aqui uma participação tradicional.

No fim-do-ano temos sempre o Iluminar Macau, um festival de luz com uma duração de dois a três meses, dependendo do ano novo chinês. Esta é uma maneira de incentivar as pessoas a saírem de casa no inverno e irem para os diferentes bairros de Macau. É uma outra forma de chamar a atenção do público, sejam os nossos cidadãos ou residentes, mas também os nossos visitantes ou turistas, a irem além dos locais mais visitados ou populares.

Que tipo de envolvimento há, da vossa parte, nos grandes eventos que se organizam em Macau, seja culturais, desportivos, entre outros. São somente parceiros ao nível da sua comunicação e promoção?

Somos organizadores. Há outros eventos em Macau, como o Festival de Artes e de Música, promovido pelo Instituto Cultural de Macau, que este ano também avançou com um Festival de Artes para crianças, com uma colaboração com o Centro Pompidou, em França. Daqui para a frente há a possibilidade de aparecerem mais eventos culturais em Macau.

Na vertente desportiva também temos vários eventos, desde o Grande Prémio, maratona, corrida dos barcos-dragão, entre outros. Para o ano, vamos ser parte organizadora dos jogos nacionais da China, sendo que acolheremos parte do evento com provas de basquetebol, pingue-pongue e outros. Vai ser uma organização conjunta entre Macau, Hong Kong e Guangdong. Vamos atrair muitos chineses, mas contamos atrair com este evento pessoas para além da China. Será em novembro do próximo ano, em princípio na mesma ocasião do Grande Prémio de Macau.

Que tipo de apoio estão preparados para fornecer às empresas que pretendem de uma forma ativa vender/comercializar Macau ou a China à partida de Macau?

Estamos muito virados para os mercados internacionais, por isso, ultimamente, estamos a fazer bastantes seminários e também roadshows, sobretudo em grandes centros de negócio em grande parte do mundo, sobretudo na Ásia e Dubai. Para o próximo ano estamos a ponderar participar na Fitur, em Madrid, este ano estivemos na BTL, em Lisboa. Há muito que queremos fazer junto dos mercados internacionais.

Relativamente aos hotéis e agentes de viagens de Macau, quando participamos em eventos internacionais abrimos sempre a possibilidade para que se juntem a nós, assumindo só o custo da sua viagem, tudo o resto é suportado pelo Governo, até o aluguer do stand. Em novembro já temos a nossa programação a ser ultimada e faremos um briefing para todos os nossos parceiros. Depois permitimos que eles, através de registo online, participem nas diferentes atividades promocionais do nosso plano. Só depois então, tendo em conta a participação registada, avançamos para a contratação dos eventos.

Além da Fitur, vão participar na BTL?

Se a APAVT não estiver na BTL, o que parece ser a realidade, ponderamos fazer outra iniciativa com eles. Estamos abertos a tudo. Sempre tivemos atividades em Portugal. Portugal sempre será importante para nós. Macau como uma plataforma de serviços entre a China e os países de língua portuguesa significa que continuamos a ter bons laços. Portugal é um ponto fulcral para nós.

Iremos continuar a fazer o nosso trabalho junto do mercado português. Para o ano, receberemos o Congresso da APAVT em Macau, que será uma boa oportunidade para mostrar o que temos de novo desde o último Congresso da associação na nossa região. Há um novo Centro de Convenções, novos hotéis, novas atrações, por isso muito para mostrar.

Macau hoje é uma plataforma de ligação entre a China e os países de língua portuguesa. Portugal é o país com o qual temos uma relação mais trabalhada.

É também através do nosso parceiro APAVT, por exemplo, que receberemos a conferência da ECTAA no próximo ano em Macau, embora não seja um evento de grande dimensão. Ou seja, por esta via, Portugal está a abrir-nos portas na Europa.

Como devem as empresas portuguesas ou europeias olhar para o negócio turístico em Macau?

Para a Europa temos que combinar o produto de Macau com os nossos vizinhos. Se olharmos do ponto de vista da Europa para Macau a via preferencial será Hong Kong, teremos nesse contexto de trabalhar essa ligação, que é uma boa entrada para Macau. Agora, com a ponte que liga diretamente Hong Kong a Macau, temos muito mais vantagens e possibilidades de fazer produtos interessantes para a nossa região. Com a ponte temos inclusive uma linha de autocarro direta de Macau para o aeroporto internacional de Hong Kong.

Este ano já lançámos uma campanha em que oferecemos o ticket do aeroporto para Macau aos turistas internacionais. Para aqueles que estão em Hong Kong há sete dias oferecemos um viagem de barco para Macau.

Para o ano o Congresso da APAVT vai ser em Macau, e vamos tentar aproveitar esta oportunidade não só para mostrar Macau, mas também os territórios vizinhos, porque quem vem de tão longe não quer só vender Macau, mas sim um produto integrado,o que chamamos a Grande Baía do Delta – Hong Kong, Macau, Shenzhen, Guangzhou ou outras áreas. A China está a abrir vistos unilateralmente para muitos países, por isso esta também é uma boa oportunidade de aproveitar.

Caso empresas portuguesas (ou europeias) pretendam aprofundar o seu negócio turístico em Macau, a que canais (organismos) devem preferencialmente recorrer?

Podem falar diretamente connosco. Temos esse papel e diretamente a responsabilidade de trabalhar com diferentes parceiros que queiram trabalhar ou trazer negócios para Macau. Por exemplo, para grandes conferências temos um outro parceiro muito importante que é o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento. A nossa intervenção direta incide na captação de turistas de lazer, de incentivos.

Como se pode definir hoje Macau para os seus visitantes e turistas portugueses/europeus?

Macau tem sempre dois importantes cartazes: o primeiro é ser Património Mundial da UNESCO, desde 2005, com raízes chinesas e portuguesas. Esta é a identidade da região, uma coexistência orgulhosa entre Portugal e China de muitos séculos. Temos outro cartaz que é o do Património da Gastronomia.

Para o nosso Governo, é necessário que o turismo não sirva só os turistas. O ano passado, o Governo lançou em novembro um novo planeamento a cinco anos e um dos primeiros objetivos é a diversificação da economia de Macau. A designação 1+4 remete-nos no 1 para o turismo integrado, sendo que é este que tem de ajudar novas indústrias a crescer, no 4 temos a tecnologia, serviços financeiros, saúde e bem-estar e, a última, comércio, convenções, cultura e desporto, uma grande área. Por isso, o nosso papel daqui para a frente não é só atrair turistas, mas também ajudar as outras indústrias a crescerem e a desenvolverem-se nos próximos anos.

Qual a evolução da oferta turística do vosso território nos últimos anos e onde se tornou mais valorizada?

Temos novos hotéis, temos um novo Centro de Convenções, há mais a acontecer em Macau, sobretudo espetáculos. Há muitas oportunidades de atrair concertos de grande e pequena dimensão, clássicos ou contemporâneos. Até ao final do ano, o Governo lançará um novo espaço ao ar livre para concertos de 50 mil pessoas. As infraestruturas estão em curso e visam eventos de mega dimensão. Poderemos ter o primeiro concerto ali ainda este ano.

O que enfatizaria em Macau para os seus visitantes?

A identidade singular de Macau. Não é propriamente a Ásia, não é propriamente a Europa, é uma combinação destas duas dimensões. Eu costumo dizer somos uma combinação do sul da China com o sul da Europa.

Ao nível hoteleiro, como tem o território evoluído nos últimos anos. Conta hoje com mais investimentos e marcas internacionais?

Neste momento temos licenciados 48 mil quartos. Há hotéis em licenciamento, alguns por construir. Em dois a três anos, poderemos ultrapassar os 50 mil quartos. Banyan Tree, Marriott, W Hotels, o Sheraton vai ter um rebranding, Andaz Macau, Raffles Hotels. Brands locais e internacionais numa oferta diversificada.

Quais os vossos objetivos para o mercado português?

É um mercado ainda pequeno, mas está em crescimento, temos que continuar a trabalhar nos mercados europeus. Temos a ideia de que há interesse em visitar Macau, mas a viagem é longa e ainda não recuperámos a totalidade da oferta dos voos que tínhamos. Vamos continuar a lutar.
Antes da pandemia tínhamos 15 mil turistas portugueses, este ano estamos abaixo dos 10 mil. Até agosto deste ano temos quase seis mil, o que representa um aumento de 80%, homologamente.
Ao nível internacional, este ano, queremos mais de dois milhões de visitantes, antes da pandemia tínhamos três milhões.

Ligações aéreas mais diretas poderiam impulsionar todo o trabalho que estão a fazer entre os dois países?

Não temos mais notícias sobre esse tema da Air Macau. Vamos continuar a esperar e, ao mesmo tempo, a trabalhar com companhias aéreas que voam para Macau, assim como com aquelas que voam para Hong Kong. Fazemos promoção junto delas e estamos sempre abertos a qualquer outra colaboração.

O organismo público Turismo de Portugal poderia ser um parceiro pertinente na consolidação destes dois territórios de língua portuguesa?

Oferecemos o stand ao Turismo de Portugal, dentro da nossa feira, e daqui para a frente vamos trabalhar em conjunto.

 

Quem é… Maria Helena de Senna Fernandes?
Qual o seu percurso profissional?
Eu sou formada em Marketing e Business, na Faculdade da Cidade de Macau que, na altura, era Faculdade Ásia Oriental. O meu primeiro trabalho foi num banco local em Macau, depois ingressei no turismo, há muitos anos, sempre no Governo.
O que nunca deve esquecer um bom gestor?
Tem que estar presente a ideia que há sempre coisas para melhorar.
Por Redação Ambitur.
Tags: Direção dos Serviços de Turismo de MacauentrevistaMaria Helena de Senna Fernandes
Artigo anterior

easyJet coloca milhões de lugares à venda para o outono de 2025

Próximo artigo

Highgate Portugal nomeia Marcos Sousa para a liderança do Cluster de Lisboa Sesimbra

Artigos Relacionados

Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo
Destino do mês

Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

19 de Novembro, 2025
66
Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto
Inquéritos/Estatísticas

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

19 de Novembro, 2025
46
Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira
Agenda

Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

19 de Novembro, 2025
48
ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve
Destino do mês

(Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

18 de Novembro, 2025
71
Próximo artigo
Highgate Portugal nomeia Marcos Sousa para a liderança do Cluster de Lisboa Sesimbra

Highgate Portugal nomeia Marcos Sousa para a liderança do Cluster de Lisboa Sesimbra

Notícias Populares

  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
19 Novembro 2025
ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
19 Novembro 2025
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
19 Novembro 2025
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito
19 Novembro 2025
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC