• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
19/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Grande Entrevista: “Esperamos que mais hotéis se juntem à Unlock”

11/01/2021
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas
Tempo de leitura: 11 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
29
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, foi o entrevistado da edição 332 da Ambitur. Em tempos desafiantes, o gestor fala-nos sobre a evolução desta marca de gestão de hotéis boutique que, apesar das contrariedades de uma pandemia que assola todo o setor do turismo, mantém a ambição de crescer em Portugal e de continuar a inovar. 

Quando surgiu a Unlock Boutique Hotels e em que contexto?
A Unlock foi criada em 2016 e resulta de uma análise de mercado em que a grande maioria dos hotéis são independentes, têm em média 50 quartos e, sendo independentes, não podem ter uma estrutura de recursos humanos grande por uma questão de custos, tendo que se associar de alguma maneira. Essa forma de se associarem é através de uma rede de hotéis boutique, de qualidade superior, que permita que cada hotel ofereça uma experiência única. Desde que cada hotel tenha um propósito no sentido de uma experiência faz sentido juntar-se à Unlock. Estamos presentes de norte a sul de Portugal e portanto as experiências também são várias em cada destino, e mesmo dentro de cada destino podemos ter diferentes experiências, para públicos-alvo distintos. Evoluímos também, ao longo deste tempo de modo que, quer em Viana, quer em Évora ou Monchique, temos alojamentos locais, os Suites & Apartments, numa oferta dirigida às famílias mais numerosas ou grupos de amigos.

A Unlock surge para criar um conjunto de sinergias, nomeadamente na área das vendas, sejam elas online ou offline; na gestão de preços; nas compras, onde temos uma Central de Compras com preços que um hotel independente, de outra forma, não consegue oferecer; no Marketing Digital; ou a nível financeiro, de controlo da gestão e da parte contabilística. Somos muito sofisticados e adaptados a hotéis boutique. Além disso, surge a pensar também em casos de sucessão ou grupos económicos que entram no setor do turismo como complemento às suas atividades e querem entregar a gestão a uma empresa profissional, ou investidores nacionais ou internacionais. Temos ainda hotéis nos quais os proprietários estão a trabalhar, normalmente negócios de família, querem continuar a desenvolver essa atividade mas ela é tão absorvente que não conseguem ter nem tempo, nem disponibilidade financeira, e nós fazemos essa outra parte, uma gestão em Soft Brand, de apoio parcial a esses hotéis.

Para estar na Unlock os hotéis têm que ter, por norma, no mínimo 20 quartos até aos 120 quartos. Há exceções, como o Palacete Chafariz d’el Rey, mas já tínhamos um hotel em Lisboa, era um superproduto que combina com o tipo de cliente que tínhamos noutros hotéis.

Criámos uma rede de hotéis nacional que proporciona um conjunto de serviços que pode ir desde a gestão completa a este modelo de Soft Brand, e hoje estamos com 12 unidades, entre hotéis e alojamentos locais.

A evolução e recetividade do mercado tem sido a expectável?
Tem sido muito grande e rápida. Resumiria estes quatro anos dizendo que criámos um negócio de raiz que não existia, um segmento que não existia. Somos uma entidade gestora de hotéis mas, mais do que tudo, de hotéis boutique debaixo de uma mesma Soft Brand, de uma experiência de hotéis. Os hotéis que nos procuram e que nós procuramos são unidades que complementam a nossa oferta. Isto é garantir aos nossos clientes que encontram um tipo de oferta única, com o mesmo fio condutor.

Arrancámos com dois hotéis e tivemos um crescimento enorme. Abrimos em maio e, em dezembro, já tínhamos três hotéis. No ano seguinte não tínhamos previsto mas começámos a adquirir hotéis. Adquirimos o primeiro em Évora, o The Noble House, que surge de uma oportunidade que envolveu uma remodelação profunda, pois tratava-se de uma pensão de uma estrela que se transformou num hotel de quatro estrelas, no centro histórico de Évora. Abriu em junho do ano seguinte. Depois disso junta-se a quarta unidade e, no ano posterior, compramos um alojamento local em Évora, que estamos agora a abrir, o The Noble House Suites & Apartaments. Com outra sócia, os acionistas da Unlock entram no capital da Villa Termal das Caldas de Monchique, onde iniciamos um processo de recuperação que ainda decorre.

Abrimos o capital da empresa no final do ano passado, num processo que demorou cerca de um ano e meio, e no qual tivemos várias entidades nacionais e internacionais a mostrarem interesse e disponibilidade. Fechámos no final do ano passado com um grupo sul-africano, Newmark Hotels, com 30 hotéis. Entrámos neste ano com esta velocidade. Em janeiro e fevereiro tivemos meses recorde até chegar a Covid.

Sempre fomos muito procurados por muitos hotéis mas temos critérios exigentes, ao nível da experiência, da estrutura acionista, do valor acrescentado que conseguimos trazer. Mas quando chegou a Covid-19, estivemos sempre abertos em Lisboa, Évora e Algarve. Hoje temos todos os hotéis abertos e estamos a lutar para que continue assim. Temos tido uma procura semanal de hotéis para se juntarem à Unlock e estamos num processo de análise.

Em quatro anos passámos por tudo. Do zero da abertura e de montar tudo, à fase de aquisição e remodelação de unidades, depois a abertura do capital e agora esta crise instalada. Penso que já conhecemos as fases todas possíveis da vida de uma empresa em apenas quatro anos.

Qual o maior desafio que enfrentaram até à Covid-19?
Tivemos muitos. O primeiro de todos foi testar o conceito. Mal fomos para o mercado surgiram oportunidades de novos hotéis, numa altura complicada em que o turismo estava em alta. Depois, montar uma estrutura que não podia falhar. Quem nos entrega os hotéis para gestão não está à espera que falhemos. E ter uma equipa que, ao longo destes anos, tem que adaptar-se constantemente e reinventar-se, rejuvenescer, sempre num espírito muito de startup, mas muito orientado ao negócio e a trazer resultados e rentabilidade aos acionistas. Isso resulta de um bom serviço aos clientes.

A terceira parte é quando entramos na área da aquisição de unidades e renovação. Fizemos muitas aberturas e remodelações profundas ao longo destes quatro anos. O terceiro grande desafio foi entrar no negócio como donos de ativos. Depois temos ainda um quarto momento em que, fruto do negócio e do nosso modelo ter gerado muito interesse no mercado, acabámos por ser contactados por um conjunto de entidades que queriam encontrar uma entidade gestora. Começámos a conversar com vários operadores, a nível nacional e internacional, que queriam investir em Portugal e procuravam uma entidade de referência. O quinto momento é este que estamos a passar, se bem que considero que já estamos num sexto momento, a preparar o próximo.

Dentro do nosso negócio, temos a gestão dos hotéis, com as dificuldades que existem. Apesar de termos hotéis que bateram recordes de receita este ano. Em outubro temos hotéis com melhores números do que em 2019, e o ano passado tinha sido o melhor ano de sempre. E temos hotéis em situação muito difícil; Lisboa é um exemplo, está completamente parada. Monchique tem-se aguentado nos mínimos aceitáveis. Évora também tem estado a reagir de forma lutadora, mas animadora. Por um lado, nos hotéis estamos a viver a crise global, embora tenhamos diversidade de oferta, o que nos ajuda a conseguir ter melhor performance numas unidades do que outras. Mas do lado da entidade gestora a procura é semanal. Se os hotéis independentes sabiam antes que, de alguma maneira tinham que se juntar, agora têm-se virado para a Unlock.

Quem são hoje os acionistas da Unlock?
São três. Eu próprio, Adrian Bridge que é fundador, e uma empresa internacional do grupo Newmark. Somos todos em partes iguais. Atualmente, eu e o Adrian Bridge somos sócios dos hotéis de Évora e do Algarve, sendo que nestes últimos temos também como sócia as Águas de Monchique. Não quer dizer que seja sempre assim no futuro.

Lembra-se de quando se apercebeu do verdadeiro impacto da Covid-19 na hotelaria? E qual foi a sua primeira decisão?
Mal ouvimos as primeiras notícias percebi logo que não íamos atravessar bons momentos. No mar, quando vemos a tempestade a aproximar-se preparamos o barco. E foi isso que fizemos. Juntámo-nos e preparámos o barco. E recordo-me que uma primeira decisão que tomámos foi pagar a todos os fornecedores antecipadamente até maio. Foi o primeiro sinal que quisemos dar aos nossos parceiros, de que estávamos todos juntos. Talvez tenha sido o momento mais marcante de todos. Daí para a frente, quisemos sempre estar abertos pois achamos que os hotéis têm uma função social e económica muito importante. Claro que houve destinos em que correu melhor e outros pior. Em Viana do Castelo fomos praticamente o único hotel a permanecer aberto e passámos o mês de abril com uma ocupação muito superior à expectável, pois havia muita gente em trabalho. Claro que tivemos uma queda enorme. Mas tivemos um papel muito importante no destino. Outro momento marcante foi quando as equipas não queriam deixar de trabalhar. É um espírito de grupo que nestas alturas vale mais do que tudo o resto.

Como é que encara o atual momento da hotelaria?
O setor vinha de um crescimento muito grande e as coisas têm que se ajustar. É um período péssimo e dificílimo, mas isso vai permitir um ajustamento e que saiamos mais fortes. Estava hoje numa reunião com os meus sócios, a olhar para a próxima fase, e a ideia que sai é que estamos muito mais fortes hoje, em todas as áreas. Aproveitámos para nos reinventarmos em cada área, para nos ajustarmos. Vínhamos com um crescimento muito grande, muito rápido e em muito pouco tempo, portanto estando neste momento péssimo, temos que o aproveitar da melhor maneira, e conseguir ser mais eficazes. O momento é muito difícil, é global, mas estamos todos no mesmo barco, para o bom e para o mau. O setor não vai desaparecer. No caso dos hotéis, sendo um momento muito mau, permite fazer afinações e preparar o futuro, e é um momento em que tudo o que for conhecimento, experiência, expertise de gestão é crítica. Em alturas altas todos somos bons gestores e um exemplo de gestão. Quando as coisas complicam, aí é que se vê efetivamente. É bom que a economia trabalhe melhor. Temos que aproveitar este momento para melhoria, e não há-de ser tão longo quanto isso. E na primavera do próximo ano (2021) as coisas hão-de estar mais organizadas e nós havemos de estar todos mais fortes e mais bem preparados.

Mas considera que o mercado hoteleiro está bem preparado para esta realidade?
Acredito que o mercado hoteleiro vai ter que se preparar. Ninguém podia sonhar que isto podia acontecer. Preparados nenhum de nós poderia estar, verdadeiramente. Mas estamos todos a preparar-nos. Da mesma forma que vivi a crise de 2008, 2009 e 2010, nessa altura era diretor-geral dos hotéis da Sonae, esses ensinamentos também nos são hoje úteis. Preparados não estamos. Se vamos conseguir sair? Não temos alternativa.

Qual espera que seja a evolução da Unlock em termos de empresa e de serviços à hotelaria?
Esperamos que mais hotéis se juntem à Unlock no próximo ano. É para isso que estamos a trabalhar. Temos vários cenários e não temos pressa nenhuma. O importante é trazer valor e retorno para os acionistas, e que os clientes sintam o mesmo fio condutor em cada um. O cenário que estamos a trabalhar hoje é de crescimento, com várias opções em cima da mesa. A Newmark Hotels está a constituir um fundo para investir em Portugal na aquisição de ativos que serão geridos pela Unlock. Há um atraso que resulta do facto de as pessoas não poderem viajar. A África do Sul esteve até 1 de outubro com os voos internacionais fechados.

Vamos assistir certamente a uma grande reestruturação no domínio das propriedades e gestão dos hotéis nacionais. O primeiro trimestre do próximo ano poderá ver uma aceleração deste processo?
Os próximos meses vão ser muito difíceis. Estamos a dizer que num ano vamos ter duas épocas baixas, uma época inexistente (abril e maio) e depois dois meses razoáveis. Vamos talvez para a última fase, a mais dolorosa. É importante que não haja muitos “fundos abutre” que enviesam o mercado, e não podemos assistir ao que aconteceu em 2009/10, em que as práticas de concorrência foram completamente ultrapassadas. Mas vai ter que haver soluções. E a Unlock como entidade gestora espera poder ser um parceiro ativo nesse papel. O mais importante, em conjunto com os bancos, é permitir que os ativos consigam manter as suas estruturas acionistas. É um momento mau de tesouraria mas não quer dizer que seja um mau momento económico. Os negócios que economicamente eram viáveis não podem agora desaparecer. Os projetos que eram viáveis e deram provas, temos todos que unir esforços. E por isso disse que é bom que os “distressed funds” não tenham um papel como tiveram em 2009 pois efetivamente podem estar a destruir riqueza e a enviesar as leis da concorrência. As moratórias para os hotéis que são um capital muito intensivo têm importância. Aliviam tesouraria.

Por outro lado, preocupa-me o futuro dos operadores e das agências. Penso que todos nós temos, neste momento, saldos em atraso de operadores e de agências, que estão à espera de intervenções governamentais de outros países. Obviamente esse dinheiro faz falta aos hotéis. Os hotéis prestaram o serviço, venderam, em alguns casos muitos faturaram, pagaram o IVA e agora, de um momento para o outro, não recebem porque esses governos vão injetar, mas ainda não injetaram… Este é um momento difícil. E tem que haver uma participação ativa para minimizar este impacto.

Ou seja, o início do próximo ano vai (2021) ser um ano ao qual efetivamente todas as empresas de turismo vão chegar estafadas.

De que forma um gestor hoteleiro pode hoje acompanhar ou fazer aquilo que se designa por “melhores práticas” nacionais e internacionais?
O mundo anda muito depressa. E a Covid-19 não veio desacelerar em nada o mercado. Acompanhar a evolução não é fácil. Mas é essencial. Primeiro, juntar-se a empresas que fazem disso vida é um bom princípio. Segundo, os que fazem disto vida, olharem uns para os outros, porque não é preciso estar sempre a inventar, copiar não faz mal nenhum, desde que seja com direitos de autor. E copiar o que está bem feito só mostra inteligência. Depois há que ser muito ágil.

Nós estamos constantemente à procura de coisas novas. Durante o confinamento, reestruturámos o canal de compras completamente. Nunca estamos parados.

Como é que veio parar ao turismo e, concretamente, à Unlock?
Não sou hoteleiro mas já fiz de tudo. Tirei Gestão na Universidade Católica. Comecei a trabalhar no Grupo Sonae, do qual saí e entrei três vezes, sendo que da última vez como diretor-geral dos hotéis da Sonae, reportando ao Eng.º Belmiro de Azevedo, com quem trabalhei cerca de seis anos e que ainda hoje é uma referência para muita coisa. Fui diretor de Marketing na Sogrape e aí fui desafiado para ir para o Algarve criar uma marca hoteleira, e foi assim que fui parar ao turismo, na Vila Sol Resorts. Passados três anos regressei ao Porto e entrei na Sonae Turismo, como diretor geral no Porto Palácio. Aí fiz de tudo porque achei que era importante. Depois fui para o The Yeatman, que tinha aberto há pouco tempo, e foi onde conheci o Adrian, que hoje é meu sócio. Basicamente convidei o meu antigo chefe para ser meu sócio. O que é um bom sinal de como é importante estar-se bem nas empresas. É bom saber entrar e bom saber sair. Saí do Yeatman para as Pousadas de Portugal, na altura para fazermos uma nova estratégia para a rede do Grupo Pestana, do qual fui administrador. Quando saí das Pousadas é que me tornei sócio do Adrian. A vida dá muitas voltas e ser construtivos é algo bom.

Como seria o hotel dos seus sonhos?
Aquele que remunere os acionistas de acordo com as suas expectativas. Há que ter emoção, paixão, mas por mais bonito, bem localizado, fantástico que seja, se o hotel não tiver rentabilidade, é um mau hotel. Um hotel com boa rentabilidade consegue ter tudo o resto.

Tags: entrevistaMiguel Velezunlock boutique hotels
Artigo anterior

Hotéis Solverde com campanha de descontos a pensar no verão

Próximo artigo

Entregas da Airbus em 2020 demonstram resiliência

Artigos Relacionados

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto
Inquéritos/Estatísticas

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

19 de Novembro, 2025
44
Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira
Agenda

Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

19 de Novembro, 2025
46
ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve
Destino do mês

(Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

18 de Novembro, 2025
71
Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias
Formação

Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

14 de Novembro, 2025
23
Próximo artigo
Entregas da Airbus em 2020 demonstram resiliência

Entregas da Airbus em 2020 demonstram resiliência

Notícias Populares

  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
19 Novembro 2025
ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
19 Novembro 2025
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
19 Novembro 2025
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito
19 Novembro 2025
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC