O Groupe GM assinala o Mês da Terra, abordando um dos maiores desafios do setor hoteleiro: o impacto ambiental dos resíduos.
A indústria hoteleira gera anualmente 150 milhões de toneladas de resíduos de plástico, grande parte dos quais provém do consumo de alimentos e bebidas, produtos de higiene pessoal e embalagens de roupa. Os viajantes modernos procuram cada vez mais hotéis que privilegiem a sustentabilidade, pelo que é crucial que as empresas hoteleiras adotem soluções respeitadoras do ambiente.
Os hotéis podem fazer uma diferença significativa ao selecionarem cuidadosamente e ao otimizarem os produtos que disponibilizam. O Groupe GM compromete-se a fornecer soluções inovadoras que ajudam os hotéis a reduzirem o seu impacto ambiental, mantendo o conforto dos hóspedes. Apresentamos as principais recomendações do Groupe GM para minimizar os resíduos e o consumo de plástico na hotelaria.
Conselho nº 1: Opte por acessórios sem plástico
Os amenities desempenham um papel fundamental na experiência dos hóspedes e a sua sustentabilidade também é essencial. Invista em acessórios isentos de plástico, como os da gama 0% Plastic do Groupe GM, que permitem aos hotéis reduzirem os resíduos, sem comprometer a qualidade e a funcionalidade.
Produzida com materiais de base biológica, recicláveis e sustentáveis, esta coleção inclui pentes e escovas de dentes em bambu, cotonetes e discos de algodão, bem como um estojo de costura de papel adornado com um botão de madrepérola. Para complementar a oferta, chinelos em lona de algodão ou em cartão de palha constituem uma alternativa ecológica às opções tradicionais. Esta é a única gama de acessórios de hotelaria verificada pela SGS como 0% plástico.
Combinando elegância com cuidado ambiental, estes produtos cuidadosamente concebidos destinam-se a viajantes preocupados com o ambiente que procuram soluções sustentáveis e de alta qualidade para os seus artigos de casa de banho. Com a linha hoteleira 0% Plastic do Groupe GM, os hotéis podem melhorar a experiência dos hóspedes, assumindo um compromisso significativo com a sustentabilidade.
Conselho nº 2: não descure a embalagem
Ao selecionar acessórios, é também importante considerar a sua embalagem. A linha 0% Plastic do Groupe GM propõe embalagens criadas para reduzir o impacto ambiental, uma vez que todos os artigos da gama são acondicionados em saquetas de papel FSC que conservam a sua cor natural, sem químicos de branqueamento, e impressos com tinta à base de soja.
Isto garante que a embalagem seja totalmente reciclável, minimizando a pegada ecológica associada às tintas convencionais à base de petróleo e oferecendo aos hóspedes uma solução de embalagem refinada e amiga do planeta.
Conselho nº 3: escolha formatos de grande capacidade para produtos cosméticos
Outra forma eficaz de reduzir os resíduos e melhorar a sustentabilidade consiste em escolher formatos de maiores capacidades, como as soluções Ecopump e Ghost do Groupe GM, que proporcionam aos hotéis uma abordagem ecológica sem comprometer a experiência dos hóspedes. Estes dispensadores, produzidos a partir de materiais de origem vegetal ou de plástico reciclado, apresentam um sistema de bomba que pode ser completamente selado, garantindo total rastreabilidade e transparência em termos de origem.
Para hotéis que pretendem implementar opções recarregáveis, a segurança é primordial.
Nem todas as recargas são iguais e é essencial escolher soluções que privilegiem a higiene e evitem riscos de contaminação. O sistema Ecofill do Groupe GM oferece uma alternativa segura, higiénica e rastreável. Ao contrário das recargas a granel tradicionais, o sistema Ecofill utiliza uma garrafa dispensadora única com janelas de visibilidade e bolsas seladas e recicláveis que são perfuradas por uma bomba de perfuração lavável. Este sistema inovador elimina o risco de contaminação cruzada, reduzindo significativamente os resíduos de plástico, ou seja, menos 97% de plástico em comparação com os produtos de utilização única
e menos 55% do que as recargas a granel de 5 litros.
Além disso, o sistema Ecofill tem uma taxa de restituição de 98%, garantindo um desperdício mínimo de produto. Criado para ser eficiente, o seu sistema intuitivo, rápido e sem complicações permite que a equipa de limpeza substitua as bolsas em menos de 30 segundos, melhorando a facilidade de utilização e cumprindo as rigorosas regras em matéria de higiene e cosméticos.
Conselho nº 4: pense em cosméticos sólidos
As soluções sustentáveis do Groupe GM são reforçadas por cosméticos sólidos que incluem sabonete, champô, gel de banho e amaciador. Estes produtos 100% isentos de plástico utilizam nove vezes menos água na sua produção. Entre as iniciativas responsáveis do Groupe GM, este tem uma parceria com a associação Unisoap, em França, para recolher sabonetes tradicionais dos hotéis e dar-lhes uma segunda vida através da reciclagem para fins humanitários.





















































