O Grupo Lufthansa formalizou, esta quinta-feira, o interesse em participar como licitante no processo de privatização da TAP. De acordo com um comunicado do grupo alemão, foi enviada uma carta nesse sentido à Parpública, manifestando a intenção de garantir “a aquisição inicial de uma participação minoritária” na companhia de bandeira portuguesa.
Além disso, a Lufthansa explica que o objetivo é “estabelecer uma parceria de longo prazo entre o Grupo Lufthansa e a TAP Air Portugal”, para “garantir o futuro bem-sucedido da TAP como companhia aérea nacional de Portugal”.
Carsten Spohr, presidente do Conselho Executivo e diretor-executivo (CEO) da Deutsche Lufthansa AG, indica, no mesmo comunicado, que o objetivo do grupo alemão é “reforçar a conectividade global de Portugal, preservar a identidade portuguesa da TAP e garantir o crescimento sustentável da companhia aérea”. E acredita que, em colaboração com a Lufthansa, seria possível reforçar “a posição de Lisboa como hub atlântico na rede do Grupo Lufthansa”~, resultando mesmo numa expansão da conectividade entre a Europa e outras regiões do mundo, como a América do Sul, África e América do norte.
Recorde-se que, além do Grupo Lufthansa, a Air France-KLM também já formalizou, na terça-feira, a vontade de participar na corrida pela privatização da TAP. Isto depois do International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e da Iberia, ter manifestado publicamente interesse no processo.





















































