É já no próximo dia 5 de julho que o centro do Porto vai contar com um novo hotel de luxo: a Casa da Companhia. Trata-se de um investimento do grupo Mercan, no valor de 11,2 milhões de euros, que contemplou o restauro e reabilitação de um edifício histórico do século XVIII na emblemática Rua das Flores, inserida numa zona classificada como Património Mundial pela UNESCO, junto aos principais monumentos do Porto.
A Casa da Companhia é um boutique hotel de cinco estrelas que junta história, conforto e qualidade em cada um dos seus 40 quartos, dos quais 10 são suites, onde é possível comprovar a elegância e bom gosto em todos os detalhes. O projeto arquitetónico respeitou as linhas do edifício com três séculos, onde se localizava a Real Companhia Velha, uma das mais antigas e prestigiadas companhias produtoras do vinho do Porto. O legado histórico está presente na arquitetura, nos interiores, mas também nas experiências gastronómicas proporcionadas no seu Restaurante & Bar, com acesso direto para a Rua das Flores, onde poderá encontrar uma seleção de deliciosos pratos tradicionais portugueses, com influência mediterrânica e Internacional, em harmonia com a melhor carta de vinhos.
Além dos luxuosos quartos e restaurante, a Casa da Companhia oferece todos os serviços de um hotel sofisticado, piscina exterior com vista para a Sé Catedral, uma área de bem-estar, com cerca de 160 m2, composta por piscina interior aquecida, ginásio, sala de tratamento para duas pessoas, sauna e banho turco.
“É uma obra que muito orgulha o Grupo Mercan, pelo cuidado que foi tido na reabilitação de um edifício que faz parte da história desta cidade e que agora ganha uma nova vida, graças ao interesse de investidores internacionais. A Casa da Companhia honra, desde logo, a tradição portuense através da arquitetura e da ligação ao vinho do Porto que marca a cidade desde sempre”, sublinha Jordi Vilanova, vice-presidente do Grupo Mercan. “É um investimento que permite alavancar outros projetos e promover a oferta de empregos, na medida em que vai assegurar 23 postos de trabalho diretos, além dos indiretos que resultam das parcerias com fornecedores locais”, acrescentou.
Filipe Silva, Presidente da Ace Hospitality Management (AHM), empresa responsável pela gestão do Hotel, sublinha: “A Casa da Companhia é mais que um hotel, é um marco histórico na cidade do Porto. Apesar da atual oscilação do fluxo turístico devido à pandemia, o Porto continua a ser um destino muito desejado e procurado, sendo necessário reforçar e diversificar a sua oferta hoteleira. A qualidade e elegância dos vários espaços do hotel estão absolutamente alinhados com um serviço de excelência aos nossos hóspedes. Vamos trabalhar no sentido de posicionar a Casa da Companhia como mais uma referência no mercado hoteleiro da cidade do Porto.”
Os interiores deste edifício histórico foram restaurados mantendo o seu design original do século XVIII: tetos abobadados e pedras originais são apenas algumas das características a destacar. O projeto arquitetónico foi da responsabilidade da Europlan, estudos e projetos, Lda. e todo o design de interiores foi desenvolvido pelo Atelier de Paulo Lobo, que teve em conta a ligação à Real Companhia Velha, através de diversos detalhes que perpetuam a magnífica história do edifício, nomeadamente artigos de decoração que pertencem àquela empresa e podem ser encontrados em todo o hotel.
O Hotel Casa da Companhia privilegia ainda o uso de produtos nacionais, como as louças da Vista Alegre e os atoalhados e roupas de cama da Lameirinho, disponíveis nos quartos.






















































