
Com os próximos investimentos já delineados que passam por Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra e Luanda, a performance da Hoti Hotéis, “apesar de um pouco abaixo das expectativas (travagem em Lisboa em Junho e parte de Julho – problemas aeroporto)”, de acordo com Miguel Proença, CEO, apresenta indicadores sólidos para as operações do ano em curso, acima de 2024. De janeiro a agosto as receitas atingiram os 79 milhões de euros, +7% acima do YTD 2024 e de janeiro a julho um GOP +15% acima do YTD 2024. Estes valores incluem um aumento do número de quartos devido à abertura do INNSiDE Braga.
Retirando o INNSiDE Braga, aberto em junho/2024, regista-se de janeiro a agosto receitas +5% acima do YTD 2024, e de Janeiro a Julho um GOP +12% acima do YTD 2024.

Em conferência de imprensa, à margem da apresentação do novo Meliá São João da Madeira, Ricardo Gonçalves, administrador da Hoti Hotéis, fez ainda um ponto da situação relativamente aos projetos em carteira do grupo, afirmando que “sontinuamos a crescer e a reinvestir de forma sustentada, estamos a tentar abrir um hotel por ano”. Adianta o responsável que em termos de projetos de desenvolvimento, mantendo a dinâmica de abrir um hotel por ano, no próximo ano gostariam de abrir o Meliá de Viana do Castelo, “mas penso que não conseguiremos abrir, pois só vamos iniciar a obra no final deste ano”. Reforça o responsável, relativamente à estratégia que “ao entrarmos em cidades de média dimensão queremos ser a unidade de referência ao nível de qualidade”.
Seguir-se-á o Meliá Porto, na Avenida da Boavista, um hotel de cinco estrelas com 222 quartos, que está em licenciamento, que será para lançar o contrato de empreitada no próximo ano e provável abertura em 2027. “Depois queremos avançar em Aveiro com um hotel que é marca nossa Star Inn e temos um projeto para Coimbra”, adianta o administrador.
Relativamente à internacionalização foi dado a conhecer que pelo grupo a vontade de entrar em Espanha, com um foco especial na Galiza, indica Ricardo Gonçalves, que continua a analisar o mercado e a avaliar oportunidades. O processo de internacionalização da cadeia iniciou-se em 2012/2013 com a construção do Meliá Maputo. Nesta lógica a Hoti Hotéis prepara-se para um novo avanço que está relacionado com o projeto Meliá Luanda, que também deverá iniciar obras no próximo ano. Dentro deste contexto indica o administrador que não invalidam que não possam crescer caso surjam oportunidades concretas via aquisição.
Resumindo, considera o responsável que “é um pouco esta dinâmica e compromisso que a família tem com a Hoti Hotéis. A família que controla o Hoti Hotéis mantém o compromisso de manter uma visão de longo prazo e uma empresa sustentável”.
A Hoti Hotéis trabalha com três marcas em contrato de garantia, os Meliá em Portugal são explorados e geridos por si, têm ainda a TRYP by Wyndham e a Moxy Hotels Marriott. Ao nível de marcas próprias a Hoti Hotéis tem: Hotel Star inn, o Hotel da Música no Porto e o Hotel Golden Residence. O seu portfólio é de 20 unidades hoteleiras.
Por Pedro Chenrim, em São João da Madeira.






















































