A IATA lançou a última edição do World air Transport Statistics (WATS) com dados estatísticos para 2024. Atualizado anualmente com dados de mais de 240 companhias aéreas internacionais, o WATS proporciona informações sobre a procura, oferta e desempenho das transportadoras aéreas.
Uma descoberta chave do relatório deste ano revela que as viagens internacionais premium de negócios e de primeira classe aumentaram 11,8%, superando o crescimento da economia do turismo global de 11,5%. O número total de viajantes internacionais de classe premium em 2024 foi de 116,9 milhões (6% dos passageiros internacionais totais).
A liderar as regiões em termos de crescimento percentual esteve a Ásia-Pacífico com um crescimento homólogo de 22% com 21 milhões de passageiros premium – embora tenha sido ultrapassado em crescimento pelos passageiros de classe económica, 28,6% para 500,8 milhões. O crescimento em viagens premium superou as viagens em classe económica na Europa, América Latina, Médio Oriente e América do Norte. A Europa continuou a ser o principal mercado para viagens premium internacionais, com 39,3 milhões de passageiros premium enquanto que como percentagem de todos os passageiros os viajantes premium foram os mais elevados no Médio Oriente em 14,7%.
A Ásia-Pacífico dominou o ranking dos pares de aeroportos mais movimentados, com Jeju-Seoul a ser a rota mais popular globalmente, com 13,2 milhões de passageiros a voarem entre os dois aeroportos em 2024. NO TOP 10, apenas um par de aeroportos (Jeddah-Riyadh) não se situou na região da Ásia-Pacífico.
Bogotá-Medellin foi a rota mais movimentada na América Latina com 3,8 milhões de passageiros enquanto que Cape Town-Joanesburgo foi a rota mais movimentada de Ãfrica, com 3,3 milhões de passageiros. O Aeroporto Internacional John F. Kennedy de Nova Iorque-Los Angeles foi a rota mais movimentada na América do Norte com 2,2 milhões de passageiros enquanto que Barcelona-Palma de Maiorca foi a mais movimentada na Europa com dois milhões de passageiros.
Os aparelhos de corredor único (narrowbody) da Boeing e da Airbus estiveram entre os aviões mais usados de 2024. O Boeing 737 fez 10 milhões de voos com 2,4 triliões de Availabe seat Kilometers (ASK) em 2024. seguiu-se o Airbus A320 com 7,9 milhões de voos e 1,7 triliões de ASK e o A321 com 3,4 milhões de voos e 1,1 triliões de ASK.
OS EUA continuam a ser o maior mercado aéreo do mundo com 876 milhões de passageiros em 2024 com a força do seu mercado doméstico, a crescer 5,2% em termos homólogos. A China foi o segundo maior mercado de passageiros, com 741 milhões de passageiros, um crescimento de 18,7% quando comparado com 2023.






















































