A Iberia redesenhou e relançou seu Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão com uma nova abordagem que abrange grupos de gênero, geracional, cultural (nacionalidades), LGTBIQ+ e deficiência, no qual inclui o objetivo de até 2025 incluir 40% de mulheres em cargos de chefia. Entre 2018 e 2022, a companhia aérea aumentou sua percentagem de mulheres em cargos de chefia de 18 para 34%.
Atualmente, 38% da força de trabalho da Iberia é feminina, a maioria na equipa administrativa e entre os tripulantes de cabine e ainda são minoria em profissões como pilotos, engenheiros aeronáuticos e técnicos de manutenção de aeronaves.
Por isso, o Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão irá realizar oficinas YoSInEtiquetas” com funcionários de todas as áreas para identificar a estrutura de ação, terá uma comunidade de embaixadores de diversidade para cada grupo, incorporação da diversidade nos valores internos da marca “Somos um e diversos” e a monitorização do uso de linguagem inclusiva em todas as comunicações internas e externas.
Além disso, a Iberia irá ainda exigir 50% de currículos em processos seletivos de candidatos externos, para perfis em que haja representatividade suficiente de ambos os sexos no mercado de trabalho, irá proceder à revisão da perspetiva de género no processo de recursos humanos e ainda a um estudo externo de competitividade para garantir que os salários na Península Ibérica estejam alinhados com o mercado e que não haja disparidades salariais entre homens e mulheres.
A empresa ainda se responsabilizará por atrair e promover carreiras técnicas entre mulheres jovens com o programa “Quero Ser”, que permite que meninas entre 16 e 18 anos desfrutem de uma “imersão” nas instalações da companhia aérea e aprendam mais sobre profissões tradicionalmente masculinas no indústria da aviação.
María Bello, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Diversidade da Iberia, explicou que “as empresas devem ser um reflexo da nossa sociedade e ser tão diversas quanto possível. Com o novo plano, queremos reorientar as iniciativas de DE&I e entender o quão diversa é a nossa empresa, identificar oportunidades de melhoria e quebra de barreiras, para isso queremos envolver toda a organização, apostar em programas de formação e sensibilização, definir objetivos, planear ações e rever todos os nossos processos”.





















































