O Turismo de Portugal está de regresso à ITB Berlim, que decorre de 7 a 9 março, após três anos de pausa devido à pandemia. A principal feira de Turismo do mercado alemão dedica esta edição exclusivamente a profissionais, empresas e buyers.
De Portugal, além das sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) segue uma representação de 89 empresas nacionais. A presença nacional nesta edição da ITB está ancorada na marca Visit Portugal com um stand de 829 m2, suportado na sustentabilidade.
O Presidente do Turismo de Portugal desloca-se à ITB para estabelecer contacto com alguns dos principais agentes do setor e participar na conferência “Blended Travel: Are we all getting remote?”, dedicada às oportunidades de uma nova tipologia de turismo que combina viagens e trabalho. Luís Araújo reforça a importância da presença de Portugal num evento que reúne players de um mercado estratégico para a promoção do turismo nacional e destaca o interesse em “participar em fóruns que promovam a discussão de novas tendências para o turismo do futuro.”
Em 2022, a Alemanha foi o segundo mercado turístico emissor para o destino Portugal no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o quinto em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1 428,3 mil hóspedes que geraram 5 361,9 mil dormidas. Face ao ano anterior, estes valores conduziram a acréscimos de 150,8% e 141,9%, respetivamente.
Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o quarto lugar, com um valor de 2 365,6 milhões € (quota de 11,2%), um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.
O mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa.