Numa fase marcada pela incerteza, as prioridades das empresas são muito semelhantes: pensar em novos modelos de negócio, manter postos de trabalho, garantindo a segurança e saúde dos colaboradores e a sustentabilidade das operações, proteger fornecedores ou distribuidores, e reforçar a comunicação com os clientes são alguns dos exemplos. Nos dias de hoje, há uma certeza: “Inovar é a palavra de ordem”. Em busca de “soluções diferenciadoras”, a Ambitur.pt vai desvendar ao longo dos próximos dias o que é que as empresas têm feito no sentido de dar continuidade ao seu negócio.
A aposta no digital é outra realidade que muitas não descuram. As mais valias da tecnologia são agora o “passo certeiro” para dar continuidade ao negócio…

No caso da Torre de Palma, a marca soube reinventar-se e lançou a sua loja online. “Sentimos que as pessoas estão muito mais sensíveis e interessadas nas compras online”, afirma Isabel Rebelo, proprietária do Torre de Palma Wine Hotel, notando o “crescente interesse em comprar produtos portugueses e de nicho”, como é o caso do vinho exclusivo da marca com sete hectares de vinha e produzido de forma artesanal. “Já tínhamos este serviço e vamos continuar a ter”, afirma a responsável. Além disso, a marca assegura entregas a “nível nacional” de cabazes com vários produtos como “vinho, azeite, ou mel”, diz. A procura por “vouchers de experiências” em Torres de Palma é algo que tem registado significativos aumentos. Os programas adquiridos através deste método contemplam um “combinado de uma ou mais noites em Torre de Palma, uma prova de vinho na Adega, um passeio a cavalo e um jantar no Restaurante Basilii”, refere a responsável.

Com a certeza de que o futuro será “desafiante”, a Casa Relvas lançou-se igualmente no online: “Lançamos em tempo recorde uma plataforma de vendas”, refere Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas, que aplaude o trabalho desenvolvido pela equipa de Marketing e Logística. Este responsável esclarece que o site “não pretende substituir as vendas que possamos vir a perder e muito menos a quebrar a cadeia de distribuição” pela qual a marca vitivinícola tem o “maior respeito”. Mas esta plataforma vem responder a uma necessidade: “estar mais próximo dos clientes”, sustenta. Relativamente às vendas, Alexandre Relvas afirma que estão a “correr acima das expectativas”, acrescentando que a decisão de manter o site de vendas no pós-crise será “tomada no devido momento”.
Os “constrangimentos da situação atual” obrigou a Martha’s Wines & Spirits a acelerar o salto para o mercado digital com o lançamento de um “novo canal de vendas”. Rita Marta, diretora de exportação, refere que a entrada no digital “era algo que já se tinha pensado porque através das redes sociais recebíamos vários pedidos de compra de consumidores”, acabando por “reencaminhá-los para um distribuidor ou um ponto de retalho”. O lançamento da loja online permite, assim,

“chegar diretamente ao consumidor”, explica a responsável, acrescentando que as redes sociais impulsionam ainda mais a plataforma: “Estamos, mais do que nunca, com uma relação muito próxima com as grandes superfícies, apoiando-nos mutuamente”. Além disso, um dos focos da loja online é captar os “mercados asiáticos” que “já estão em recuperação”, acrescenta. Na loja da Martha’s Wines & Spirits, o cliente pode encontrar todos os produtos que a empresa produz: desde, “aguardentes velhas, vinhos DOC Douro, vinho do Porto, Moscatel do Douro” até aos produtos exclusivos como o “Licor Singeverga e vinhos de outros produtores amigos da região”, refere. Face à situação em que se vive, a marca está a promover “packs” para auxiliar o cliente na escolha: “Os miúdos já estão na cama”, que inclui uma “Martha’s Aguardente velha para o pai e um Moscatel do Douro para a mãe”, é uma das sugestões referidas por Rita Marta que aconselha a serem consumidos ao “final do dia” num momento de descanso. Para os mais curiosos, as “receitas de cocktails” podem ser “adquiridas a um preço promocional”, afirma a responsável.

“Aproximar os vinhos da Cooperativa dos clientes ou potenciais clientes” é o grande foco da CVIP PicoWines e, no contexto atual, o aparecimento de uma loja online é o “caminho indicado para facilitar essa aproximação”, afirma Pedro Cavaleiro, coordenador geral da marca. Além disso, com a plataforma, conseguem garantir que o vinho chegue a casa do cliente. Com uma grande diversidade de produtos, é possível encontrar na loja o “reconhecido Frei Gigante”, os “apaixonantes monocasta Arinto dos Açores e Verdelho”, a “gama Terras de Lava” com destaque para o “Terras de Lava Reserva 2017”, e os licores como o “Licoroso 10 Anos”, refere Pedro Cavaleiro, acrescentando que este serviço foi preparado para “ir além deste período”, sendo “adaptado sempre que necessário”.
O que acabou por coincidir com o período de quarentena foi lançamento da nova loja online
da Quinta Nova, possibilitando a “venda online e novas ofertas de todas as experiências de enoturismo”, explica Luísa Amorim, CEO da Quinta Nova. Com a loja online, a “Happy Wine Quarentine” surge no sentido de “recordar às pessoas que não se esqueçam de ser felizes. E, com diferentes vinhos, podemos oferecer novas experiências”, afirma a responsável, realçando o “trabalho em rede com parceiros”, capazes de “criar uma pack de vinhos” com várias referências da marca, conseguindo assim “ir de encontro às necessidade dos consumidores”. Para já, o resultado está a ser muito positivo: “Estamos muito contentes e temos o primeiro serviço num período limitado de 14 dias coincidindo com o período de quarentena e também da Páscoa”. No entanto, Luísa Amorim revela que “estamos a pensar em desenvolver outras novidades online num futuro próximo”, acreditando nessa tendência.





















































