Marrocos 3º Dia: Essaouira, a cidade do vento

Conhecer Essaouira-Mogador, na costa sudoeste de Marrocos, e a cerca de 170 Km de Marraquexe, também apelidada de cidade do vento ou “Noiva do Atlântico” foi o objetivo da última etapa desta viagem a Marrocos, a convite da Solférias, em parceria com a TAP, BE Live Hotels e Turismo de Marrocos.

Este é, segundo o nosso guia, um dos principais destinos “low cost” dos marroquinos no verão, quando o calor aperta em Marraquexe e onde é possível ficar num hotel a partir dos 18 euros por noite ou num apartamento por cerca de 25 euros/noite. Habitualmente, Essaouira conta com cerca de 80 mil habitantes mas, na época de verão, pode superar os 150 mil.

Muitos consideram a cidade como tendo uma das mais agradáveis praias do país, devido aos seus extensos areais e dunas, sendo muito conhecida pelos amantes de windsurf, surf ou kitesurf, devido aos seus ventos alísios.

O seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2009, é uma mistura da cidade do século 18 com um povoado medieval, cercado de muralhas que estão rodeadas por canteiros de flores e pelo Oceano Atlântico.

Aqui pode passear-se às sombras das muralhas históricas, que também defendem as paredes de Astapor, a cidade vermelha da série “Guerra dos Tronos”, ou mesmo subir ao topo das muralhas e observar as chamadas “Ilhas Púrpuras”, os falcões e as gaivotas que dali se avistam.

[new_royalslider id=”779″]

Não deixe de conhecer também o porto de pesca e, não longe, o mercado de peixe com o transporte noturno de peixe e marisco. Um passeio pela medina de Essaouira, que é considerada pela UNESCO como uma das melhores medinas de Marrocos, por certo irá revelar-se surpreendente e bastante agradável. Há muito menos gente nas ruas estreitas e os comerciantes não se mostram tão insistentes, dando mais liberdade aos visitantes para passearem e admirarem os muitos artigos de artesanato, bens alimentares e souvenirs que cativam os olhos.

Por fim, Essaouira recebe, todos os verões, o Festival Gnaoua, que este ano se realiza entre 21 e 23 de junho. Este evento preenche as ruas da cidade com música, arte e cultura que celebram os ritmos e tradições norte-africanos e subsarianos. Diz quem por lá já passou que é uma experiência vibrante e imersiva, cheia de sons e cores, que transforma Essaouira num centro cultural, artístico e musical durante três dias.

Por ser uma cidade portuária não faltam os bons restaurantes de peixe em Essaouira. Nós acabámos por experimentar o peixe fresco no restaurante “Le 7”, situado sobre a praia, e que pertence ao Hotel Atlas Essaouira & Spa, unidade de cinco estrelas em frente ao Oceano Atlântico.

A unidade hoteleira conta com um total de 156 quartos, entre os quais uma suite presidencial e seis suites sénior. Para usufruto dos clientes, o hotel tem também uma piscina, um Spa Daniel Jouvance e salas de conferência e reuniões. Os hóspedes podem desfrutar de três restaurantes: o restaurante à la carte Le Safran, o Le Deck que serve de apoio à piscina e o Le 7, na praia.

Atlas Essaouira & Spa

[new_royalslider id=”778″]

 

Leia também Marraquexe Dia 1 e Marraquexe Dia 2