A Mastercard apresentou o seu mais recente estudo sobre “O Futuro das Viagens de Negócios”, o qual mostra que a inovação vai desempenhar um papel fundamental na satisfação das necessidades deste segmento de mercado.
Aparentemente, existem cinco tendências-chave que vão marcar o futuro das viagens de negócios:
- As viagens de negócios vão impulsionar o crescimento dos negócios: de acordo com 88% dos entrevistados, as viagens de negócios são cruciais para o futuro dos seus negócios. As empresas antecipam um aumento do nível de gastos com viagens de negócios para manter formas híbridas de trabalho, caso contrário, a redução dos gastos com estas viagens teria um impacto económico negativo para a empresa e para os seus colaboradores.
- Renovar a experiência do viajante e simplificar os pagamentos: 90% dos entrevistados concordam que melhorar e automatizar os sistemas de pagamento das viagens simplifica o processo para todas as partes envolvidas.
- Inovação nos processos de viagens e despesas: a prioridade dos gestores de viagens de negócios dentro das empresas é obter cartões virtuais móveis para gerir as despesas de viagens de funcionários e não funcionários. Estes cartões são a solução para tornar as viagens de negócios e as suas despesas agregadas uma experiência mais fácil, ágil e flexível. No entanto, um em cada três gestores de viagens corporativas relatam que os funcionários da sua organização utilizam cartões pessoais para reservar viagens, resultando em problemas de visibilidade de gastos e perda de recompensas de viagens para as empresas.
- Prioridade na gestão de gastos: poder visualizar os gastos em tempo real é uma das prioridades das empresas e gestores de viagens de negócios. 91% afirma que nos próximos cinco anos será comum (47%) ou um elemento diferenciador (44%) o envio de alertas de despesas em tempo real aos viajantes de negócios para contribuir para uma melhor gestão orçamental ou evitar despesas desnecessárias.
- Os critérios de Inteligência Artificial e ESG vão tornar-se mais importantes: sistemas inteligentes que automatizam processos na organização de viagens e despesas de negócios, bem como práticas empresariais sustentáveis para compreender o impacto das emissões de carbono das mesmas, são os principais elementos diferenciadores para o futuro.
Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal, salienta que “a recuperação das viagens de negócios aconteceu, sobretudo, a partir do segundo semestre de 2022 e até ao início de 2023 e, neste momento, as viagens globais de lazer e negócios já estão a crescer ao mesmo ritmo, com um aumento de 42% face ao ano anterior. Na Mastercard queremos que este processo rumo ao futuro das viagens de negócios seja fácil e seguro para todos, desde fornecedores a viajantes, garantindo às pessoas e organizações o acesso a todas as ferramentas que lhes permitam desenvolver a sua independência financeira com total segurança”.






















































