A Mirai, fornecedora de tecnologia e suporte de operações para ajudar os hotéis a vender no canal direto, revelou hoje novas descobertas sobre o impacto da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (DMA) na venda direta de reservas de hotéis na União Europeia (UE), em comparação com os mercados fora da UE.
A última análise da Mirai revela que a DMA levou a que o Google sofresse um declínio global de 1% na sua quota de mercado de todas as reservas diretas de hotéis na UE, assinalando uma mudança significativa na forma como os utilizadores interagem com os hotéis através das plataformas Google.
No entanto, mais importante ainda, o estudo – que utiliza o modelo de atribuição baseado em dados do Google Analytics 4 – concluiu que, especificamente, a quota de reservas diretas do Google Hotels caiu de 13,4% para 8,9% na UE, uma diminuição de 4,5 pontos percentuais.
No entanto, o Google conseguiu recuperar 82% dessa perda através de outros canais do Google, como o Google Ads e a pesquisa orgânica, onde se registou um aumento de 1,5 e 2 pontos percentuais na quota global de reservas diretas de hotéis na UE.
Com base num período de análise alargado – que abrange oito meses antes e depois da entrada em vigor da DMA a 19 de janeiro de 2024 – o estudo abrange mais de 3000 hotéis em todo o mundo e oferece uma visão aprofundada da forma como a DMA está a remodelar a distribuição hoteleira na Europa.
Entretanto, fora da Europa, a investigação da Mirai revela uma tendência bastante diferente. Embora o Google Hotel Ads tenha sofrido um ligeiro decréscimo, o seu ponto de partida foi mais elevado (16,8%) e o declínio menor (menos 1,1 pontos percentuais para 15,7%), o que significa que continua a ser uma fonte vital de reservas diretas. Simultaneamente, o tráfego pago registou um aumento de 20%, representando agora 12,7% do total de reservas, embora este aumento tenha sido compensado por um declínio do tráfego orgânico, o que levou também a um aumento dos custos de distribuição para os hotéis nestas regiões.
“A Lei dos Mercados Digitais foi concebida para aumentar a concorrência, mas embora tenha reduzido a quota global do Google em 1% das reservas diretas de hotéis, aumentou involuntariamente a sua influência, tanto a nível orgânico como pago, aumentando assim o custo da distribuição direta para os hoteleiros”, afirmou Javier Delgado, CEO da Mirai. “O estudo concluiu ainda que, na UE, a quota global de outros motores de metapesquisa nas reservas diretas de hotéis aumentou, mas apenas 0,2 pontos percentuais. Por isso, os hoteleiros ainda não devem desistir de outros websites de metapesquisa como fonte de reservas modestas, mas potencialmente importantes.”
Os efeitos a longo prazo da DMA ainda estão a revelar-se, revela a Mirai. Com a Booking.com agora obrigada a cumprir os novos regulamentos, incluindo a recente eliminação da cláusula de paridade nos mercados da UE, prevêem-se alterações significativas no panorama da distribuição nos próximos meses.




















































