Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, CEO’s da Festuris, estiveram à conversa com os jornalistas portugueses do trade durante o evento, destacando a importância da presença de Portugal na feira e o exemplo do mesmo para o Brasil na inovação do turismo. “Para nós, Portugal sempre foi uma conquista importantíssima porque somos países irmãos e temos o mesmo idioma. Enquanto Sul do Brasil e Gramado, temos tido respeito enquanto destino turístico, com uma aferência muito grande em Portugal”, referiu Marta.
“Portugal é um destino turístico para além da história, da gastronomia, porque mantém a essência, nada existe por acaso, e isso Gramado entendeu muito cedo. Há muito que temos irmandade com Angra do Heroísmo (Açores) e Óbidos para troca de experiências”, revelou ainda a CEO, acrescentando o nítido pormenor de que “Portugal é o nosso portão de entrada na Europa”.
Marta Rossi apelou à chegada de mais portugueses para conhecer o Rio Grande do Sul, “porque temos regiões muito bonitas da colonização portuguesa, onde a gente passeia como se estivesse num pedacinho de Portugal”.
Por sua vez, Eduardo Zorzanello vê em Portugal o “berço de uma capacidade de reinvenção no turismo muito importante, através da inovação agregada, dos conceitos de ESG e sustentabilidade, de valorizar a experiência, o turismo étnico e a gastronomia”. “O brasileiro procura muito isso, procura a autenticidade e Portugal é mestre nisso”, frisou.
Em relação à presença de Portugal na Festuris, Eduardo deixou largos elogios, essencialmente à região da Bairrada, que esteve em destaque com stand próprio a promover o seu vinho, o seu queijo e o típico leitão.
Esta edição do evento esteve ameaçada depois de umas fortes cheias na região, que deixaram o aeroporto de Porto Alegre inoperável até outubro. “No início foi muito difícil, os expositores estavam com muita incerteza e os clientes não sabiam como chegar”. O aeroporto até dezembro deste ano estará a receber apenas voos domésticos, mas Eduardo congratulou o regresso da TAP com voo direto de Lisboa, a partir de março/abril de 2025, como anunciado por Carlos Antunes, diretor da companhia para as Américas. Desta forma, perspetiva-se que no próximo ano a feira regresse ainda com mais força.
A 36.ª edição da Festuris realizou-se em Gramado, Rio Grande do Sul, no Serra Park, entre os dias 7 e 10 de novembro. A feira contou com mais de 400 stands, mais de 2.500 marcas e 54 destinos internacionais, incluindo Portugal, que ficou inserido no segmento Luxury do evento. A Festuris regressa em 2025 entre os dias 6 e 9 de novembro.
Por Diana Fonseca, em Gramado, a convite da Festuris e da TAP
Leia mais aqui…
Portugal vê na Festuris oportunidade de crescer nos mercados da América Latina
TAP volta aos voos diretos para Porto Alegre entre março e abril de 2025


















































