• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
19/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

O saber ao serviço da eficiência na hotelaria

Ambitur ouviu escolas e universidades no sentido de saber como estão a contribuir para o sucesso dos hotéis e como percecionam este setor em Portugal.

11/03/2024
em Advisor, Destaque_Newsletter, Formação, Home
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Advisor Formação
0
PARTILHAS
172
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

O conhecimento adquirido nas várias instituições de ensino na área do Turismo e da Hotelaria é um elemento essencial para que os gestores hoteleiros e as suas unidades possam ser verdadeiramente eficientes. Neste trabalho ouvimos também universidades no sentido de saber como podem contribuir para o sucesso dos hotéis a longo prazo e como percecionam este setor em Portugal.

Carlos Diez de la Lastra, Les Roches Global

A Les Roches, que ocupa atualmente a 4ª posição mundial no ranking de Instituições de Ensino Superior em Gestão de Hospitalidade e Lazer do QS World University Rankings By Subject 2023, conta com uma elevada percentagem de alunos portugueses no seu corpo estudantil. E, segundo Carlos Diez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, o perfil destes alunos está muito direcionado para a indústria, caracterizando-se por people skills e um bom nível de Inglês, sobretudo nos alunos da Licenciatura em Business Administration em Global Hospitality Management. O responsável admite a sua admiração pelo setor português por demonstrar “orgulho e paixão pela sua indústria” e por oferecer um vasto leque de experiências. Considera que este é um valor muito importante na altura de construir e desenhar o futuro da Hospitality, bem como para atrair e reter talento no setor.

“O sucesso dos nossos alunos alumni fala por nós, bem como as elevadas taxas de empregabilidade dos nossos cursos na Área de Turismo e Hospitalidade (+97%)”, diz Sofia Almeida.

Sofia Almeida, coordenadora da Área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia (UE), debruça-se diretamente sobre a oferta de cursos hoteleiros em Portugal, que considera ser de “muita qualidade e diversidade”, adiantando que “o resultado final reflete-se nos excelentes profissionais que temos espalhados pelo mundo”. No caso da UE, com licenciatura em Gestão Hoteleira, a aposta passa por desenvolver competências científicas e técnicas neste domínio, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão hoteleira, onde se incluem ferramentas de gestão estratégica, gestão de back-office, gestão financeira, gestão de recursos humanos e de marketing, entre outras. Conhecimentos que são integrados no Tech Lab da instituição, um laboratório onde os alunos de Turismo e Gestão Hoteleira têm acesso a uma série de softwares que lhes permitem chegar às empresas com noções muito sólidas do seu funcionamento (Fidelio, Operah, Amadeus, Host front e back-office). A responsável sublinha que uma das mais-valias deste curso passa por oferecer, além dos normais estágios curriculares, a possibilidade de os melhores alunos estagiarem na direção hoteleira, o que lhes permite aceder à aprendizagem na resolução de conflitos e na tomada de decisão. “Esta lógica baseia-se no nosso modelo académico, que consiste numa aprendizagem experiencial que liga os alunos à indústria, em constante evolução”, esclarece. Sofia Almeida não tem dúvidas de que a equipa de docentes da UE é eficiente. “O sucesso dos nossos alunos alumni fala por nós, bem como as elevadas taxas de empregabilidade dos nossos cursos na Área de Turismo e Hospitalidade (+97%)”, justifica.

as docentes não duvidam que a Universidade Lusíada “tem contribuído para formar profissionais capazes de garantir uma melhor eficiência hoteleira, oferecendo programas educacionais relevantes, práticas modernas e parcerias com empresas do setor para uma formação completa e atualizada”

Leonor Ferreira, Universidade Lusíada

A Universidade Lusíada (UL), por sua vez, oferece a licenciatura em Gestão do turismo desde 2005 e o corpo docente, em conjunto com os estudantes, realiza conferências e seminários convidando personalidades do setor (empresarial e/ou académico), bem como efetua visitas de estudo. Leonor Ferreira, diretora da Faculdade de Ciência da Economia e da Empresa, e Manuela Sarmento, coordenadora da licenciatura em Gestão do Turismo desta instituição, explicam que este curso tem uma forte ligação à comunidade nacional e internacional, contando com vários projetos de investigação na área do turismo e da hotelaria. Tem ainda parcerias com hotéis e empresas do setor, oferecendo estágios e oportunidades de trabalho para que os alunos possam aplicar o que aprendem em sala de aula e desenvolver habilidades práticas. Por isso, as docentes não duvidam que a UL “tem contribuído para formar profissionais capazes de garantir uma melhor eficiência hoteleira, oferecendo programas educacionais relevantes, práticas modernas e parcerias com empresas do setor para uma formação completa e atualizada”.

“Creio que a estratégia mais adequada para formar profissionais capazes de garantir uma melhor eficiência hoteleira será através desta ligação entre a vertente teórico-prática em sala de aula e os conhecimentos e experiências adquiridos em contexto real”, resume Jorge Marques.

Já Jorge Marques, docente e investigador do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense (UPT), recorda que as instituições de ensino têm de ir ao encontro das necessidades específicas do mercado de trabalho, seja no que diz respeito à investigação e produção de novo conhecimento, como na preparação dos futuros profissionais do setor. A UPT conta há já alguns anos com um departamento próprio para esta área de turismo e hospitalidade, desenvolvendo um trabalho de identificação das necessidades específicas do setor, incluindo empresas, organismos públicos, turistas e comunidades locais, e ajustando os programas curriculares a essas necessidades. “Só assim se conseguirá formar recursos humanos qualificados e bem preparados para enfrentar os desafios da hotelaria moderna”, advoga o docente. Pelo que, refere, os programas curriculares não devem ser fechados mas estruturas dinâmicas que se ajustam às transformações que vão ocorrendo no setor. E da mesma forma, defende, as instituições de ensino devem abrir-se ao exterior e interagir com as empresas. No caso da UPT, esta interação promove-se através de estágios curriculares e visitas de estudo junto dos hotéis parceiros, através da investigação aplicada às necessidades ou desafios específicos que o setor hoteleiro vai colocando, e através da integração de profissionais da hotelaria nas dinâmicas de sala de aula, participando em seminários, palestras ou conferências. “Creio que a estratégia mais adequada para formar profissionais capazes de garantir uma melhor eficiência hoteleira será através desta ligação entre a vertente teórico-prática em sala de aula e os conhecimentos e experiências adquiridos em contexto real”, resume Jorge Marques.

As melhores ferramentas para ganhar eficiência

Manuela Sarmento, Universidade Lusíada

E que ferramentas podem e devem os hoteleiros utilizar para garantir essa eficiência? Foi o que procurámos saber junto destas instituições de ensino. As representantes da UL apontam aquelas que são geralmente usadas em cadeias hoteleiras e alojamentos turísticos de média e grande dimensão, e que vão desde as plataformas de reserva online, aos sistemas de informação de gestão e de gestão de notoriedade online, passando pelo software de gestão de relacionamento com o cliente (e-CRM) ou por métodos qualitativos e quantitativos que permitem analisar dados de diversas fontes, como inquéritos, entrevistas, utilizando software estatístico (Excel, SPSS, NVIVO, SAS, entre outros), para identificar tendências e oportunidades de melhoria. Mas Leonor Ferreira e Manuela Sarmento identificam outras ferramentas que também melhoram a produtividade das unidades de alojamento turístico e que podem ser utilizadas independentemente da sua dimensão. É o caso da formação e treino, que permitem “melhorar os conhecimentos específicos dos gestores, para gerir o hotel, e dos colaboradores, para prestar o serviço com qualidade, eficiência e produtividade”, referem. Importante é também a análise SWOT, análise de Porter e análise BCG para analisar a competitividade e a sustentabilidade da unidade. Já a segmentação de mercado permite identificar os diferentes tipos de hóspede e ajustar preços e ofertas. E o controle de stock gere a oferta de quartos e serviços para se maximizar a receita e evitar desaproveitamento. As docentes falam ainda do controlo de gestão de inventário, que reduz o desperdício, e da gestão dos preços, para se alinharem os preços de acordo com a procura e a oferta, atendendo à sazonalidade e a eventos locais importantes. Por fim, ferramentas como a análise da concorrência e a previsão da procura tornam-se essenciais pois a primeira analisa os preços e ofertas da concorrência para ajustar a estratégia de preços, serviços e maximizar a receita, enquanto a segunda utiliza dados históricos para prever a procura futura e ajustar os preços. “Cada unidade de alojamento turístico tem necessidades específicas, sendo necessário selecionar as ferramentas que melhor se adequem às suas necessidades”, defendem.

Sofia Almeida, Universidade Europeia

A coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da UE acredita que a maioria dos hoteleiros já se fazem rodear de uma série de ferramentas para tornar as suas unidades mais produtivas. E recorda que existem empresas com soluções à medida e softwares de acordo com o tipo de produto hoteleiro, segmentos, ciclos, mercados, entre outros fatores. Mas Sofia Almeida pensa que a grande aposta deveria estar orientada para as ferramentas de satisfação dos clientes internos, as pessoas, pois “sem elas não há negócio”. E questiona: “De que adianta querermos ser eficientes, excelentes naquilo que fazemos, se depois não temos recursos?”

Não procuramos tanto fornecer conhecimentos técnicos mas promover, com a inovação, a gestão da emoção e experiência do cliente”, frisa Carlos Diez de la Lastra.

Por sua vez, Carlos Diez de la Lastra explica que a Les Roches contribui com algumas ferramentas evolutivas que ajudam a construir perfis de gestores sólidos, em permanente evolução. E, para isso, criou plataformas vivas de educação e estabeleceu métodos experienciais que expõem o aluno a situações reais, fomentando o diálogo com especialistas e outros grupos, trazendo programas de intercâmbio e recorrendo a progressos tecnológicos com a implementação de campus inteligentes e laboratórios de inovação. “Não procuramos tanto fornecer conhecimentos técnicos mas promover, com a inovação, a gestão da emoção e experiência do cliente”, frisa o responsável. E adianta que “a busca de talento se intensificou e a nova realidade exige perfis híbridos e complexos, capazes de proporcionar uma visão estratégica”.

Jorge Marques, Universidade Portucalense

Por fim, o docente da UPT destaca a tecnologia e o marketing estratégico como instrumentos essenciais para que os gestores hoteleiros possam trabalhar no sentido de uma melhor eficiência. Na vertente da tecnologia, Jorge Marques esclarece que são várias as ferramentas importantes, tais como os sistemas de gestão de propriedades (PMS), os sistemas de gestão de receitas (RMS), os sistemas de reservas online e os sistemas de análises de dados. Mas o responsável admite que a importância da tecnologia para a hotelaria é ainda mais abrangente, ocupando um papel fundamental na sustentabilidade através de equipamentos e softwares que permitem gerir o consumo energético, e na operacionalização dos serviços através da utilização da IA e da robotização. E recorda: “Sendo a hotelaria um setor muito dependente da relação interpessoal, do contacto humano, será importante que os gestores hoteleiros consigam manter esse equilíbrio de modo a preservar intacto o conceito tradicional da hospitalidade”. Já no que diz respeito ao marketing estratégico, Jorge Marques aponta-o como crucial para os hotéis identificarem e conhecerem os seus clientes e potenciais clientes. Assim poderão criar e promover produtos e serviços direcionados às necessidades específicas dos vários segmentos de mercado e, desse modo, aumentar a eficiência e produtividade. “Cada vez mais, a tecnologia ajuda em todo este processo através do marketing digital, nomeadamente através da criação e gestão de conteúdos digitais e da interação com o público-alvo”, acrescenta.

Por Inês Gromicho. Publicado na edição 345 da Ambitur.

Leia também…

O caminho para a eficiência através de uma gestão hoteleira moderna (I)

Tags: eficiênciaFormaçãohotelariaLes Rochesuniversidade europeiauniversidade lusíadauniversidade portucalense
Artigo anterior

Opinião :”Quem quer correr o risco de chegar a um hotel onde a limpeza é questionável?”

Próximo artigo

Isabel Martinez substitui Paulo Pinto na presidência do conselho diretor da ARAC

Artigos Relacionados

Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo
Destino do mês

Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

19 de Novembro, 2025
62
Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto
Inquéritos/Estatísticas

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

19 de Novembro, 2025
44
Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira
Agenda

Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

19 de Novembro, 2025
46
ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve
Destino do mês

(Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

18 de Novembro, 2025
71
Próximo artigo
Europcar Mobility Group anuncia nova responsável em Portugal

Isabel Martinez substitui Paulo Pinto na presidência do conselho diretor da ARAC

Notícias Populares

  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
19 Novembro 2025
ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
19 Novembro 2025
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
19 Novembro 2025
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito
19 Novembro 2025
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC