A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Desta vez conversamos com Ana Calçada, Housekeeping Manager do Grupo PHC Hotels.
Formada em Gestão Hoteleira, na vertente de Alojamentos, Ana Calçada está desde 2011 no Grupo PHC Hotels e acredita que a sua função é fundamental para os bons resultados financeiros e as pontuações atribuídas pelos clientes. O objetivo é trabalhar para elevar os padrões de qualidade da limpeza de todos os hotéis do grupo.
Quando e como iniciou este cargo no grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?
Em 2011, iniciei o meu percurso como Governanta de Andares no Hotel Mundial, passando em 2014 para a abertura do Portugal Boutique Hotel como Governanta Geral. Em 2022, foi-me proposto ficar com os então três hotéis do Grupo: Hotel Mundial, Portugal Boutique Hotel e My Suite Lisbon.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
O meu dia-a-dia é baseado na organização e gestão das várias secções a meu cargo: Andares, Limpezas e Lavandaria das diversas unidades. Sendo uma das especificidades do cargo a criação de processos de forma a facilitar e alcançar os objetivos propostos. Iniciando o dia com alguns briefings junto das equipas, supervisionando as secções à minha responsabilidade. Organização de horários, gerir rácios de produtividade, entre outras tarefas.
Está integrada ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Liderança de Equipas em ambas as unidades do Grupo PHC Hotels, Hotel Mundial, Portugal Boutique Hotel e My Suite Lisbon.
No total supervisiono uma equipa com cerca de 100 pessoas. (Andares, Limpezas, Lavandaria e Colaboradores de Empresas de Outsourcing).
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Direção de Alojamentos.
Com que outras áreas/departamentos do grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
A secção de Housekeeping está intimamente ligada com praticamente todas as áreas das unidades. Desde a gestão do fardamento para as áreas operacionais, bem como a limpeza e manutenção dos espaços interiores e exteriores dos diversos Outlets. Também é necessário fazer um trabalho muito próximo com as Receções dos hotéis, bem como o controlo de qualidade na prossecução dos objetivos estabelecidos anualmente.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Ter excelente capacidade de comunicação interpessoal e assertividade, disponível para ouvir, conhecer e acompanhar as nossas pessoas, de forma cordial e humana. Estar atenta a cada elemento da equipa, criando as condições necessárias para colmatar essas necessidades.
Ter os conhecimentos técnicos para que as tarefas sejam executadas cumprindo os standards, influenciando as Equipas pela positiva, de forma a que realizem as tarefas com vontade e brilho. Ser organizada, rigorosa e ter conhecimentos sólidos na área de gestão de alojamentos. Proatividade.
É igualmente importante conhecer bem cada elemento da nossa equipa, de forma a aproveitar as suas potencialidades individuais, sendo essencial valorizá-las dando-lhes suporte e formação para executar as tarefas com maior eficiência.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
A minha formação na área é Curso de Gestão Hoteleira, na vertente de Alojamentos, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Que mais-valias traz este cargo para o grupo hoteleiro onde trabalha?
Creio que este cargo é fundamental para hotéis com um número de quartos tão elevado como os que tem. Requer uma forte componente de organização, gestão de equipas e liderança positiva. Sem uma forma de controlo mais rigoroso, acredito que os resultados financeiros (na gestão diária dos produtos, stocks, extras, etc) e as pontuações que os nossos clientes nos atribuem, não seriam o esperado, pelo que trabalhamos diariamente em conjunto para elevar os padrões de qualidade da limpeza dos nossos hotéis.






















































