(Os Filhos das Vinhas) A família Cardoso de Palmela

quinta do pilotoContar a história do vinho em Portugal poderia ser difícil, até porque é algo que vai para além da fundação da própria nacionalidade. O consenso diz que a primeira vinha terá sido plantada cerca de 2000 a.C., no vale do Tejo e no vale do Sado. E hoje é inegável que o vinho é um símbolo cultural no nosso país, que já anda ao lado do turismo. E são já muitas as gerações que nasceram e cresceram no meio das vindimas, a pisar uvas, a cheirar e provar vinhos. Ambitur falou com algumas das famílias mais emblemáticas da história do vinho em Portugal, nomes incontornáveis um pouco por todo o país, alguns dos quais vão já na sua 10ª geração. Faça connosco esta viagem no tempo e por entre vinhas, conheça os rostos por trás das garrafas, saiba de que forma vão acompanhando a evolução dos tempos e, no final, deixe-se tentar com as suas sugestões…

quinta do pilotoNa margem sul, alguns anos depois de ter partido para o Brasil em busca da sua fortuna, em 1900, Humberto da Silva Cardoso regressa às origens, em Palmela, onde casa com a filha de uma ilustre família de proprietários vinícolas. Hoje quem nos conta a história é Filipe Cardoso, bisneto do fundador e atual rosto da Quinta do Piloto. A trabalhar consigo conta ainda com a irmã, Sandra, na parte financeira e contabilística, e o pai, Humberto Cardoso, mais dedicado à componente da viticultura. Na verdade, o fundador não investiu logo nos vinhos, montando inicialmente uma empresa rodoviária, a Palmelense, que depois vendeu. Foi então que decide investir em propriedades com vinhas e na construção de duas adegas, uma delas a atual Quinta do Piloto, na Serra do Louro, no início do Parque Natural da Serra da Arrábida. “Na época, chegámos a ser um dos maiores produtores nacionais, com perto de 500 hectares de vinha”, recorda Filipe Cardoso.

 
quinta do pilotoHoje os vinhos resultam de lotes cuidadosamente escolhidos entre 200 hectares de vinhas, das quais 35 são vinha velha, de entre 60 e 70 anos. E como vinho e turismo andam de mãos dadas, há três experiências enoturísticas ao dispor do visitante. Pode optar pelo programa Piloto, que inclui uma visita com prova de três vinhos; pelo programa Descobertas com prova de cinco vinhos; e o programa Paladares, com prova de cinco vinhos e produtos regionais. Nos programas o visitante também fica a conhecer a história desta família.

 

 

quinta do piloto

 

 

Filipe Cardoso (Quinta do Piloto), aconselha…
“A empresa tem procurado proporcionar aos seus clientes produtos de qualidade, experiências de qualidade e vinhos diferentes, como é o caso do Piloto Collection Roxo, o primeiro vinho branco do mundo elaborado exclusivamente com a casta Moscatel Galego Roxo”.

 

 

 

Leia aqui a história da Família Marta: uma das mais antigas do Douro.

Leia aqui a história da Família Blandy na Madeira.

Leia aqui a história da Família José Maria da Fonseca.

 

(Este texto está integrado numa Reportagem publicada na Edição 283 da Revista Ambitur)