Sete décadas após a sua inauguração como hotel, o Palácio de Seteais celebra um legado feito de história, arte, paisagem e memórias. Inserido numa área classificada como Património Mundial da UNESCO e com a chancela The Leading Hotels of the World, o Palácio é agora gerido pela Estoril Living e integra o portfólio da marca própria de luxo, Valverde. O agora Hotel Valverde Sintra Palácio de Seteais, é um ícone da hospitalidade em Portugal — com alma, memória e uma elegância que persiste no tempo.
“Assinalar os 70 anos do Palácio de Seteais enquanto unidade hoteleira é reconhecer a sua relevância histórica e cultural no panorama da hotelaria nacional. Para o Grupo Estoril Living, este momento é também a afirmação do compromisso de, através da sua marca de luxo Valverde, integrar hotéis icónicos, únicos e com forte carga histórica e cultural. Em paralelo com a preservação do património, queremos acrescentar a este legado um serviço de excelência, sustentado em experiências diferenciadoras e alinhado com os valores de autenticidade, qualidade e atenção ao detalhe. Tudo isto assente num atendimento personalizado e próximo, que faz com que cada cliente se sinta verdadeiramente em casa”, afirma Teresa Guimarães, diretora de Marketing e Comunicação da Estoril Living.
O portefólio da marca Valverde é composto por três unidades hoteleiras em Portugal: Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Sintra Palácio de Seteais e Valverde Santar Hotel & Spa. Com uma identidade centrada na personalização do serviço, atenção ao detalhe e valorização do património e da cultura local, os hotéis Valverde distinguem-se por proporcionar uma experiência de hospitalidade cuidada e diferenciadora. Em Lisboa, o Valverde Hotel & Garden oferece um refúgio de elegância e tranquilidade na Avenida da Liberdade, num ambiente que combina conforto e estética contemporânea. Em Sintra, o Valverde Palácio de Seteais ocupa um palácio do século XVIII, onde o tempo e a história convivem com a atualidade. Já em Santar, na região do Dão, o Valverde Santar Hotel & Spa destaca-se pela ligação à terra, propondo uma estadia marcada pelo bem-estar, pela gastronomia regional e pelas tradições vínicas locais. Em comum, as três unidades partilham o compromisso com a autenticidade, a qualidade e a arte de bem receber.
Um legado histórico com presença contemporânea
Construído em 1787 por Daniel Gildemeester, cônsul holandês e negociante de diamantes, o edifício original — então chamado Quinta da Alegria — foi um projeto de amor à arte e à paisagem. O “velho Gildemeester” contratou Jean-Baptiste Pillement, um artista das cortes europeias, para pintar frescos que ainda hoje ornamentam o Salão Nobre e a Sala Pillement. Pillement pintou paisagens naturais com tritões, sereias, figuras mitológicas e plantas inventadas, dando origem a uma narrativa visual única que reforça o imaginário romântico do lugar.
Mais tarde, o palácio passou para as mãos do 5.º Marquês de Marialva, que o ampliou e o transformou num espaço digno de realeza. Construiu-se o emblemático arco triunfal, ergueram-se festas, Sintra tornou-se destino da corte.
Após um período de abandono, o Estado português adquiriu o edifício em 1946. Coube ao arquiteto Raul Lino, figura maior da arquitetura portuguesa, o desafio de o adaptar a hotel — com uma intervenção fiel ao espírito do lugar. O Hotel Palácio de Seteais foi inaugurado a 29 de setembro de 1955, dia de São Miguel, com 18 quartos e um novo capítulo à altura da sua história.
Hoje, o Valverde Sintra Palácio de Seteais oferece 30 quartos e suítes cuidadosamente preservados. Há frescos que parecem bordados, mobiliário de época, janelas com vista para o vale de Colares, o Palácio da Pena ou os jardins com sequoias e camélias. Cada quarto é um refúgio para os sentidos.
Desde a década de 1990, o hotel acolhe as aclamadas Noites de Bailado de Seteais, reforçando a sua ligação às artes performativas. E desde 1987, é também palco da entrega do Prémio Pessoa, distinguindo grandes nomes da cultura portuguesa.
Gastronomia, bem-estar e rituais únicos
No Restaurante Marialva, o chef Hélder Damião desenha uma carta inspirada na tradição portuguesa e nos produtos da estação. Peixes do Atlântico, legumes locais e doces conventuais de Sintra completam uma experiência sensorial rica e elegante.
O Spa, localizado no antigo pombal da propriedade, oferece tratamentos com assinatura Biologique Recherche, num ambiente de serenidade absoluta. A piscina exterior brinda os hóspedes com uma vista panorâmica para a serra mágica de Sintra.























































