Já ouviu falar das Invasões Francesas? E das famosas Linhas de Torres? Provavelmente sim. Mas sabia que essas inesperadas fortificações que surpreenderam os franceses e se tronaram no maior sistema de defesa militar da Europa, ainda hoje estão bem perto de Lisboa? Elas foram essenciais para proteger a capital da 3.ª tentativa de Napoleão conquistar Portugal. Hoje, continuam “armadas”, mas desta vez para receber os apaixonados pela história, cultura e por aventuras ao ar livre!
Se pensa que visitar as Linhas de Torres é apenas passear por fortificações e imaginar o frenesim dos soldados pelas estradas militares e apostos para batalhas épicas, desengane-se. Aqui, a história ganha vida e revela tanto o lado estratégico da guerra e da defesa, quanto as histórias de pessoas e locais que marcaram este período.
Comece pelos Centros de Interpretação das Linhas de Torres em Arruda dos Vinhos, Bucelas, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras ou no Forte da Casa. Cada um deles convida a uma imersão na época, com histórias intrigantes e experiências interativas que lhe darão ferramentas para tirar o melhor partido daquilo que irá ver no terreno. Mas se tem também curiosidade sobre os principais acontecimentos e batalhas da 1.ª invasão, dê um salto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro ou ao Núcleo Interpretativo da Batalha da Roliça. Vai descobrir quem saiu vitorioso e quem teve que “bater em retirada”, ainda que fosse “de armas e bagagens”.
E para os que preferem uma abordagem mais saborosa, a Rota Histórica das Linhas de Torres também se encontra à mesa. Delicie-se com pratos inspirados na época, salpicados de histórias, e harmonizados com os vinhos da região, que são perfeitos para um brinde à vitória. Afinal, até a velha aliada Grã-Bretanha os aprovou!
Mas este território, que une o rio Tejo ao Atlântico, não é só história. É um património vivo, cheio de atividades para todos os gostos e idades: recriações históricas, mercados oitocentistas, festivais que misturam tradição e contemporaneidade, mostras gastronómicas, teatro, música, passeios pedestres, sessões de relaxamento e meditação e até, imagine-se, de astronomia.
Quer invadir as Linhas? Consulte a agenda em www.invademag.pt e descubra um mundo de eventos à sua espera. Em vez de conquistar um território, deixe-se conquistar por ele!
Contactos
Rota Histórica das Linhas de Torres
Praça Dr. Eugénio Dias, 12, 2590-016 Sobral de Monte Agraço
T. 261 942 296 | Email linhasdetorres@rhlt.pt
www.rhlt.pt | cilt@cm-sobral.pt






















































