A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. Desta vez estamos à conversa com Gonçalo Coutinho, diretor geral do Hotel Lis Batalha.
Atual cargo: Diretor Geral Hotel Lis Batalha
Data de nascimento: 20/08/1993
Local onde nasceu: Marinha Grande
Formação: Formado em Economia pelo ISCTE com Mestrado em Gestão e Direção hoteleira na ESTM e com Pós Graduação em Turismo pela Universidade de Lisboa.
1º emprego: O 1º emprego foi como representante da direção de gestão e organização (RDGO) no grupo Hotéis SANA. Representava a empresa que administra o grupo (AZINOR) e as tarefas eram maioritariamente financeiras e de recursos humanos com muito foco na auditoria interna de processos. Tive oportunidade de trabalhar em hóteis tais como o SANA Metropolitan, SANA Estoril, SANA Sesimbra e inclusive tive a oportunidade de ter uma experiência no estrangeiro no SANA Berlim. Acabou por ser uma ótima “escola” no sentido em que os conhecimentos de back-office que desenvolvi nesta função serviram de pilares para consolidar conhecimento que me permitiu chegar à direção hoteleira mais tarde.
Última função antes de assumir a atual: Assistente de direção nos Hotéis Cristal Vieira Praia e Hotel Cristal Praia Resort na Vieira de Leiria, complexo de 186 quartos.
Qual o foco da sua função profissional: A personalização de experiências. Existem felizmente, muitos bons hotéis em Portugal, por isso mesmo, acredito verdadeiramente que se nos queremos distinguir dos demais, temos que nos focar na personalização da experiência das pessoas que reservam o nosso hotel. o contacto direto entre as equipas do hotel com os clientes, criando uma atmosfera familiar, a simpatia e sorriso, e a predisposição natural de todo o staff em ajudar em toda e qualquer questão que os nossos hóspedes tenham, faz com que os clientes passem a ser “amigos” do hotel e voltem para repetir experiências que os marcaram positivamente.
O que mais privilegia, na vida e enquanto profissional: As relações humanas. Tanto na vida pessoal como na vida profissional! Sou uma pessoa de pessoas, acredito na ideia de que por mais experiências incríveis que tenhamos se estas não forem partilhadas/experienciadas pelas pessoas que te rodeiam e pelas pessoas que mais gostas, essas experiências perdem valor. Adoro viajar e faço-o frequentemente com a minha família e com amigos e conhecer pessoas novas com histórias incríveis é o que me desafia a continuar a viajar. Nesse sentido em termos profissionais, penso que a vertente humana da experiência de um hóspede é fundamental. (os bons dias ao pequeno-almoço, o simples perguntar se dormiu bem e se gostou da qualidade das almofadas, o recomendar o ótimo restaurante a que fui no domingo passado…) são estas partilhas entre staff-hóspedes e vice-versa que vão fazer a diferença entre uma boa experiência e uma experiência memorável.





















































