O Real Hotels Group, que conta com 20 unidades distribuídas entre Lisboa, Cascais e Algarve, apostou na ferramenta da SISQUAL® WFM, uma das referências em software de Workforce Management, para monitorizar as suas operações hoteleiras e respetivas equipas em tempo real.
O Real Hotels Group resulta da fusão em 2020 de dois grupos hoteleiros nacionais. Já contando no seu portfolio com seis unidades Holiday Inn Express da IHG em regime de franchise, apostou-se no potencial da marca Hotéis Real, um grupo português já estabelecido no mercado desde 1994 com 10 unidades hoteleiras localizadas em Lisboa, Cascais e Algarve. Em janeiro de 2024, o Real Hotels Group adquiriu o grupo Amazónia Hotéis, e expandiu o projeto para mais quatro unidades ao portfólio, o que equivale a um negócio de aproximadamente 3000 quartos no total e sensivelmente 1000 colaboradores.
“Uma dificuldade significativa no setor hoteleiro é a gestão diária por turnos, o que acresce a necessidade de adotar ferramentas de trabalho inovadoras e que facilitem a comunicação, a tomada de decisões e aumentem a eficiência das equipas”, começa por explicar Nádia Sousa, diretora de Recursos Humanos do grupo, adicionando que “uma vez que o setor hoteleiro atua 24 horas por dia, sete dias por semana, a SISQUAL ® WFM veio trazer a possibilidade de monitorizar a nossa operação hoteleira e as equipas em tempo real”.
O sistema com o qual o Real Hotels Group trabalhava anteriormente era um sistema pouco eficiente e a equipa tinha de recorrer a registos de Excel para justificar as ausências, folgas, feriados e horas extras trabalhadas, refere a nota de imprensa. Posteriormente, esses ficheiros eram enviados mensalmente para a equipa de Payroll que introduzia manualmente toda a informação no sistema de processamento, havendo margem significativa para erros.
Assim, o Real Hotels Group viu na SISQUAL® WFM “uma ferramenta fidedigna no que diz respeito a dados de gestão de pessoal como informação sobre trabalho suplementar, bancos de horas, saldos de férias e ausências”, acrescenta a responsável de RH.
A aposta na inovação e tecnologia surgiu da necessidade de melhorar a gestão de horários nos hotéis do grupo e também de facilitar a comunicação, tomar decisões informadas e aumentar a eficiência das equipas. As soluções escolhidas pelo Real Hotels Group para esta atualização foram as SISQUAL® Time & Attendance, SISQUAL® Quality of Life Portal APP, SISQUAL® Operations Cockpit e SISQUAL® Salary Calc.
Quanto à utilidade dos módulos, José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL® WFM, explica: “O primeiro módulo oferece uma solução digital que faz a gestão dos dados de marcação de presença das equipas, permitindo um maior controlo do absenteísmo e horas extras. O segundo, permite que as equipas usufruam de ferramentas para controlar o seu horário oferecendo um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Graças aos módulos seguintes, é possível possibilitar o planeamento, controlo e visualização de todas as operações, trazendo maior qualidade de serviço e conseguir uma integração dos dados de presenças automaticamente com a folha de pagamento, resultando no cálculo automático de horas extra/noturnas com maior precisão”.
Para Nádia Sousa, não há dúvidas: “com esta ferramenta, os processos tornaram-se mais simples e inteiramente digitais, bastando para isso que as chefias façam uma adequada alocação das equipas na planificação dos horários. Esta dinâmica trouxe-nos, igualmente, maior simplicidade ao nível da gestão dos orçamentos de pessoal (Headcount e custo). Além disso, a ferramenta permite parametrizar com facilidade a legislação laboral aplicável a cada empresa. Este aspeto traduz-se em transparência, rigor e confiança sob todos os pontos de vista – quer na ótica da empresa, quer na ótica dos colaboradores”.






















































