Integrada no programa “Global Talent, American Opportunities – Luxury Hospitality”, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) promove, na próxima semana, de segunda a quarta-feira, uma jornada dedicada às oportunidades de estágio em hotelaria de luxo nos Estados Unidos da América, para estudantes finalistas de licenciatura e de mestrado que ambicionam uma carreira internacional no setor.
A iniciativa, dividida em três sessões, durante as manhãs e as tardes dos três dias (de 24 a 26), permitirá aos participantes conhecer diferentes possibilidades de estágio (curricular e/ou extracurricular de três a seis meses), requisitos de candidatura, programas de mobilidade e benefícios que podem transformar o seu percurso profissional. Tanto que na ação far-se-ão representar várias cadeias de topo mundial. O Boca West Country Club, n.º 1 do ranking dos Country Clubs nos EUA e 13.º ao nível mundial, é um dos complexos representados.
“Estes encontros, que abrem oportunidades de estágio em hotéis e resorts de luxo nos EUA – em segmentos como Eventos, Alojamento e Food&Beverage -, disponibilizam ainda sessões de networking com profissionais do setor e orientações práticas sobre vistos e processos de candidatura”, esclarece João Pronto, coordenador de estágios da ESHTE, instituição que alcançou no ano transato uma taxa de empregabilidade de quase 96%. Um sucesso que se deve igualmente à forte ligação entre a academia e as empresas do setor.
De cariz obrigatório, a unidade curricular de Estágio permite a interação direta com a comunidade empresarial, antes da entrada definitiva dos estudantes no mercado de trabalho. No ano letivo 2024/25, do total de 911 estágios 129 decorreram no estrangeiro, num total de 13 países: Alemanha, Cabo Verde, Dubai, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Moçambique, Países Baixos, Sri Lanka, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Na ação de captação de estudantes centrada no mercado hoteleiro norte-americano, o arranque, na segunda-feira, será dinamizado pela Amplia, operadora portuguesa que atua há uma década nas áreas de recrutamento e seleção, consultoria de recursos humanos e formação, com especial preponderância na área hoteleira. Caber-lhe-á apresentar, então, as oportunidades disponíveis no Boca West Country Club, um clube privado, resort de luxo e comunidade residencial, localizado em Boca Raton (Florida), que oferece uma vasta gama de comodidades.
O segundo dia será dedicado às propostas da Placement International, empresa especializada em recrutamento e colocação no setor hoteleiro, que apresentará oportunidades de estágio em sete unidades de referência nos EUA, incluindo o Faena Hotel – Miami Beach, o Four Seasons Resort Maui, o Four Seasons Hotel New York Downtown, o Pinehurst Resort, o The Ritz-Carlton – South Beach, o W Miami e o ST Regis – Miami.
A dinâmica do dia 25 será igualmente marcada pelas participações da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) – a comemorar o 40.º aniversário de existência em Portugal, onde tem sido uma grande fonte de desenvolvimento ao nível da educação, através do Programa Fullbright, em parceria com várias universidades portuguesas – e do American Club of Lisbon (ACL), organização sem fins lucrativos que se dedica a promover as relações socioeconómicas entre Portugal e os EUA. Às 16h00, Michael Baum, em representação da FLAD, e Patrick Siegler-Lathrop, presidente do ACL, intervirão na iniciativa promovida pela ESHTE.
No último dia, quarta-feira, serão contempladas as oportunidades sistematizadas pela britânica Training 4 Hospitality, com mais de 30 anos de experiência a aproximar estudantes ao mundo do trabalho hoteleiro. No trajeto de vários finalistas poderão estar unidades hoteleiras como o 5-Star Landmark Resort – Miami Beach, o Michelin Guide Restaurant – San Francisco (Califórnia), o Ritz-Carlton – Key Biscayne / Miami Area, o Private Members Club – Palm Beach, o Renaissance Fort Lauderdale West – Marriott Hotel e o JW Miami – Luxury Resort, Aventura Area.





















































