O restaurante B&G do cinco estrelas Vilalara Thalassa Resort, situado em Porsches, no Algarve, acaba de apresentar uma nova carta de degustação, sob a orientação do Chef residente Diogo Pereira e do Sommelier Vitaliy Lesyuk.
O mais recente menu de fine dining, intitulado “Maré”, apresenta uma requintada seleção de pratos que celebram a autenticidade e os melhores sabores da cozinha regional algarvia, distribuída em seis ou sete momentos, com um pairing de vinhos.

A frescura e minimalismo são os elementos centrais da nova carta. O Chef Diogo Pereira afirma: “seguimos uma abordagem minimalista na nossa cozinha, onde procuramos valorizar a pureza dos ingredientes e minimizar qualquer desperdício. O nosso objetivo é permitir que um produto de qualidade excecional se destaque por si só e que seja apreciado em toda a sua autenticidade. Queremos proporcionar uma experiência onde seja possível saborear em pleno a frescura e a riqueza dos sabores algarvios”.
“Estabelecemos e valorizamos uma ligação estreita com os produtores locais e focamo-nos na simplicidade, tendo em conta também a redução da nossa pegada ambiental. Ao escolhermos produtos provenientes da região, conseguimos encurtar ao máximo o tempo entre a sua colheita ou pesca e a sua utilização na cozinha, contribuindo assim de forma máxima para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais locais”, conclui o Chef.
Carta “Maré”
Esta experiência gastronómica inicia-se com Pão de massa mãe, feito com farinha de trigo nacional por um padeiro local. É servido com manteiga caseira de fermentação natural, aromatizada com algas da costa algarvia, como ‘alface do mar’ e ‘cabelo de velha’.
No trio de pequenos petiscos algarvios, nota para a Cavala marinada com garum – um tempero de origens romanas, resultado da fermentação de peixes azuis com sal ao longo de vários meses. Destaque também para o Caranguejo cozinhado ao natural, delicadamente temperado com laranja de Silves, e para a Moreia seca ao sol, frita em azeite virgem extra e temperada com melaço da Madeira e malaguetas secas.

Para entrada pode-se escolher o Carabineiro em crudo e sua cabeça grelhada, originário de Vila Real de Santo António, as Vieiras frescas com arjamolho de Silves, um molho produzido a partir de tomates, pepino e pimentos levemente macerado com azeite e vinagre, o Tártaro de atum, ervas frescas e ovas de truta, o Bonito braseado da costa algarvia, ou as Ostras da ria de Alvor preparadas num leve escabeche.
Já os pratos de peixe prestam homenagem àqueles que dedicam suas vidas ao mar e à pesca. É possível escolher um de entre três pratos que capturam a essência do melhor pescado da região: Peixe Roncador com Percebes das agrestes escarpas de Sagres, Caldeirada de Garoupa ou Atum ‘unilateral’, cozinhado apenas de um lado com toucinho salgado e servido com vinho da Madeira meio seco.
Para os pratos de carne, há três opções disponíveis: Cachaço de porco preto das planícies alentejanas, Vazia arouquesa maturada, acompanhada com milhos aferventados, cozidos lentamente com cinza de lenha de figueira, técnica que remonta aos Aztecas, ou o Pato maturado, servido com um molho de ginja de Óbidos.

Para terminar, apresentam-se: Tangerinas do Algarve com várias texturas e aromatizada com poejos, Chocolate e Alfarroba, Pastel de Nata e o Soufflé de licor meloso.
A nova experiência gastronómica do B&G está disponível a partir de 98 euros para a opção de seis momentos, que inclui pão, snacks, entrada, prato principal, sobremesa e petit-fours. Também é possível optar pela experiência de sete momentos, a partir de 118 euros, que inclui pão, snacks, entrada, prato de peixe, prato de carne, sobremesa e petit-fours.
O restaurante está aberto de terça-feira a sábado, das 19h às 22h, tanto para hóspedes como para o público em geral.























































