100% autossuficiente energeticamente, equipamentos altamente eficientes relativamente ao consumo de energia e água, e a utilização da água da chuva e da água do mar sempre que possível – foi assim que o Sentido Galomar Ecohotel na Ilha da Madeira, Portugal, convenceu o júri alemão e ganhou o EcoTrophea 2023.
O prémio internacional de proteção ambiental e responsabilidade social no turismo da Associação Alemã de Viagens (DRV) é um dos prémios mais tradicionais da indústria de viagens e é atribuído desde 1987. Este ano, a EcoTrophea foi dedicada à água. Procuraram- se soluções que pudessem contrariar a escassez de água induzida pelo clima.
O Sentido Galomar Ecohotel, com 77 quartos, foi completamente reconstruído em 2018. O investimento foi colocado na sustentabilidade, e na eficiência energética e hídrica. Por exemplo, o hotel de quatro estrelas na costa sul da Ilha da Madeira utiliza água da chuva para a limpeza e irrigação dos jardins, bem como água do mar para as piscinas e refrigeração. Só a utilização de água do mar para as piscinas permite poupar cerca de 89.000 litros de água potável ao encher a piscina, bem como outros 365.000 litros por ano para a limpeza dos sistemas de filtragem. O investimento para todo o projeto ascendeu a quase 10 milhões de euros.
“Estamos muito satisfeitos com o facto de o nosso compromisso com a sustentabilidade ter sido recompensado hoje com a EcoTrophea”, afirma Frank Siebrecht, diretor geral. “Para além das medidas de redução da água, concentramo-nos especificamente na utilização de sistemas solares e fotovoltaicos, na separação de resíduos, na redução do desperdício alimentar, na utilização de alimentos regionais e sazonais, bem como no apoio e promoção de projectos sociais e locais. Tudo isto é recompensado pelos hóspedes do nosso hotel. A sustentabilidade desempenha um papel cada vez mais importante na escolha de um hotel.”
Christian Grage, diretor geral da empresa hoteleira, também felicita a EcoTrophea: “O Galomar é um pioneiro em termos de sustentabilidade e de desenvolvimento futuro. Estamos muito satisfeitos por o seu empenho ter sido recompensado desta forma”.





















































