
A sessão de abertura do 64.º Congresso Mundial da ICCA – International Congress and Convention Association, que decorre de 9 a 12 de novembro no Porto, contou com a presença da presidente da ICCA, Marta Gomes, uma intervenção em vídeo de Apostolos Tzitzikostas, Comissário Europeu para os Transportes Sustentáveis e Turismo, bem como as participações do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
Na sua intervenção, Luís Pedro Martins destacou a importância do momento para a região e para o setor do turismo de negócios, afirmando que “este Congresso é muito mais do que um encontro de profissionais. É um exercício coletivo de visão. Uma conversa entre lugares, culturas, gerações e disciplinas. Na nossa visão partilhada com a ICCA, não quisemos apenas organizar um evento bem-sucedido – quisemos criar algo com significado para o nosso território e para as nossas comunidades.” Acrescentou “O Porto e Norte não são apenas lugares cénicos, são um território de participação, de inovação e comprometido com o futuro.”
O segmento MICE é um setor absolutamente estratégico para países e cidades, na medida em que tem um impacto direto na economia local e na promoção da coesão territorial e social. Nos últimos anos, tem assumido um papel cada vez mais determinante na dinamização económica, ao gerar milhares de empregos e um elevado volume de negócios em todo o território.
O Porto e Norte tem vindo a afirmar-se como um dos grandes protagonistas desta evolução, alcançando a 34.ª posição no ranking mundial e a 22.ª posição no ranking europeu da ICCA. O Porto é uma das poucas cidades europeias que não são capital a figurar tão alto nesta lista, posicionando-se à frente de várias capitais europeias e de grandes destinos second tier.
Desde o anúncio da escolha do Porto para acolher o 64.º Congresso da ICCA, verificou-se um aumento da procura por eventos de maior dimensão, tanto corporativos como associativos, reforçando o pipeline e a atratividade do destino para o futuro. “Quando acontece o congresso existe um crescimento de 25% a 30% de congressos na cidade que recebeu o evento, importa sublinhar que estamos a falar de crescimento de eventos e não de turistas, conforme erradamente já vi escrito, o que acontece é um crescimento de negócios no território, atraídos por esta indústria dos eventos”, sublinhou Luís Pedro Martins.
O Porto e Norte posiciona-se hoje como um dos hubs mais promissores da Meeting Industry da Europa, combinando inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade e autenticidade. Este ecossistema torna a região particularmente atrativa para eventos transformadores, alinhados com áreas estratégicas como saúde, tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, economia azul, criatividade e ciência.
Ofelia de Souza regressa com “The Big Trend”
Durante a sessão de abertura, foi apresentada em ante-estreia a nova campanha internacional “The Big Trend, by Ofelia de Souza”, que marca o regresso da icónica embaixadora do turismo de negócios do Porto e Norte, lançada em 2021 com “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”.
Nesta nova narrativa, Ofelia regressa acompanhada pelo seu assistente Ofelier, num filme que combina elegância, humor e uma mensagem intemporal: as tendências vão e vêm, mas as pessoas e as relações que construímos são o que realmente fica.
“Com ‘The Big Trend’, queremos reforçar a autenticidade que distingue o Porto e Norte no panorama internacional. Esta é uma campanha que celebra pessoas, criatividade e relações genuínas”, afirmou Luís Pedro Martins, durante o lançamento.
O filme percorre locais icónicos da região, traduzindo o caráter genuíno e acolhedor do Norte de Portugal. A estreia pública da campanha está marcada para 27 de novembro, com difusão em todas as plataformas digitais e redes sociais do Visit Porto & North of Portugal.



















































