A Vila Galé, rede de hotéis portuguesa presente em Portugal, Brasil, Cuba e Espanha, prepara-se para inaugurar a sua 13.ª unidade em território brasileiro. No dia 9 de outubro, o Vila Galé Collection Amazónia inicia a sua operação em Belém (PA), em regime de soft opening, a tempo de receber os hóspedes que irão participar no tradicional Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil e do mundo, que deverá reunir cerca de dois milhões de pessoas na capital paraense. ~
“O Círio de Nazaré é uma das mais belas manifestações religiosas do Brasil e uma parte fundamental do calendário de Belém, reunindo milhões de pessoas todos os anos. Não poderíamos deixar de o homenagear no Vila Galé Collection Amazónia e, por isso, o hotel conta com uma escultura em pedra-sabão que representa a festividade. Estamos de braços abertos para receber os fiéis que estarão na capital paraense para participar neste evento tão significativo para todo o estado”, conclui Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador da Vila Galé.
O Vila Galé Collection Amazónia é o terceiro hotel da linha Collection no Brasil, uma submarca reconhecida pela integração no território e pela valorização do património local. O V ila Galé Collection Amazónia é fruto de um investimento de 180 milhões de reais, que resultaram na restauração e reestruturação dos armazéns 7, 8 e 8A do Porto Futuro II, ressignificando uma parte da estrutura centenária que abrigava as atividades portuárias de Belém no passado. A reabilitação devolve à cidade os três edifícios emblemáticos, convertendo-os num espaço de hospitalidade, cultura e natureza, com assinatura portuguesa e alma amazónica.
Inspirado na arquitetura dos antigos galpões portuários, o projeto tem como tema central as mulheres, homenageando figuras de diferentes áreas, como Elis Regina, Fernanda Torres, Madre Teresa de Calcutá e Fafá de Belém. Cada quarto exibe uma parede com a imagem de uma das personalidades, acompanhada de QR Code que permite aceder à sua biografia, a um poema e a uma música, oferecendo aos hóspedes uma ligação direta à sua história e legado.
O design contemporâneo do hotel combina elementos modernos com referências à história e cultura locais, criando um ambiente singular. Entre as comodidades, estão restaurante, bar, spa, biblioteca, salas de conferências e quartos com vista para a baía ou para os jardins interiores, preparados tanto para lazer quanto para negócios.
Um projeto sustentável e com impacto local Recuperação patrimonial: preservação da traça e valorização da frente ribeirinha de Belém; Emprego e desenvolvimento: criação de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos; Sustentabilidade: gestão ambiental responsável, integração de energia limpa, redução de resíduos e incentivo à economia local; Apoio à COP30: o hotel surge como infraestrutura estratégica para acolher participantes e jornalistas durante o maior evento climático do planeta.





















































