A World Travel & Tourism Council (WTTC) lançou o seu mais recente relatório por ocasião da sua 25ª Cimeira Global que teve lugar este fim-de-semana em Roma. Neste estudo, é apontado que a Europa continua a ser o centro do turismo internacional, com cinco dos 10 mais poderosos mercados turísticos do mundo por PIB.
O evento teve lugar em Itália, onde o setor do turismo atingiu os 248.3 biliões de dólares no ano passado, impulsionado por um forte gasto turístico internacional e uma indústria florescente a nível de eventos e reuniões.
A Alemanha, o terceiro mercado mais forte a nível turístico mundial, contribuiu com 525 biliões de dólares para o seu PIB em 2024.
Apesar de perder 2,2 biliões de libras em despesa de turistas internacionais no ano passado, o Reino Unido contribuiu com 376 biliões de dólares para a sua economia, mantendo a sua posição como uma dos mercados mundiais mais fortes e dinâmicos.
França, o destino mais visitado a nível mundial, gerou mais de 289 biliões de dólares do turismo em 2024, enquanto que Espanha, o segundo país mais visitado do mundo, contribuiu com 270 biliões de dólares.
Este crescimento generalizado demonstra, segundo a WTTC, a capacidade da Europa de combinar património com inovação, mantendo a sua competitividade global e liderando o desenvolvimento turístico sustentável, refere o relatório.
Gloria Guevara, CEO interina da WTTC, explica: “Estes resultados contam uma história de força e oportunidade. OS EUA permanecem como o maior mercado turístico mundial, a China está a voltar, a Europa está avançar a toda a força e destinos no Médio Oriente, Ásia e África estão a ter um crescimento recorde. Este ano, estamos a prever que o nosso setor contribua com uns históricos 2,1 triliões de dólares em 2025, superando o anterior recorde de 1,9 triliões de dólares em 2019 por 164 biliões”.
O relatório também revela que os EUA continuam a ser o mercado mais poderoso a nível do turismo, contribuindo com 2,6 triliões de dólares para o PIB em 2024, com o seu mercado doméstico a continuar a ser o mais forte do mundo, sustentando milhões de empregos e fundamentando a resiliência do setor.
Contudo, as previsões de gastos de turistas internacionais da WTTC nos EUA vão diminuir 12,5 biliões de dólares em 2025, deixando o crescimento em apenas +0,7%. A WTTC já alertou que sem promoção do destino, políticas “amigas” dos viajantes e custos reduzidos de vistos, o país poderá perder a sua margem de competitividade.
A China, o segundo principal mercado turístico do mundo, contribuiu com 1,64 triliões de dólares para a sua economia em 2024, e deverá crescer 22,7% em 2025, acrescentando 260 biliões de dólares à sua economia, e destacando o rápido regresso do país ao predomínio internacional e o seu papel central no que diz respeito a moldar fluxos turísticos globais.
O Japão, o quinto maior mercado turístico do mundo, contribuiu com 310,5 biliões de dólares para a sua economia em 2024, e de acordo com a WTTC deverá acrescentar mais 13,88 biliões de dõlares ao seu PIB este ano para atingir quase 325 biliões de dólares.
Já o Médio Oriente continua a ser uma das regiões de crescimento mais acelerado, com a Arábia Saudita a destacar-se. Na região, o capital flui nos aeroportos, terminais de cruzeiros e projetos inovadores na hotelaria, demonstrando uma confiança a longo prazo e uma ambição de se tornar um hub turístico global.
Emprego e confiança
Segundo o relatório, o setor turístico sustentou 375 milhões de postos de trabalho em 2024 e deverá aumentar para 371 milhões em 2025. Até 2035, um em cada oito empregos a nível mundial será neste setor, com mais 91 milhões de novos postos de trabalho, a maioria dos quais na região da Ásia Pacífico, resultando em um em cada três novos empregos globalmente sustentados pelo setor.
A confiança no setor continua inabalável. O investimento global no setor ultrapassou um trilião de dõlares em 2024, subindo 9,9% face ao ano anterior, e deverá continuar a aumentar em 2025.
EUA, China, Arábia Saudita e França juntos representaram mais de metade de um trilião de dólares desse investimento.
A Itália atraiu 11,4 biliões de dólares em 2024, reforçando a sua posição como um dos destinos europeus mais atrativos para desenvolvimento turístico sustentável e inovador.






















































