Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Mariana Oliveira, diretora de Alojamento no Senhora da Rosa Traditional & Nature Hotel, está nomeada para Melhor Diretora de Alojamento.
O que significa estar nomeada para os Xénios 2025?
É a primeira vez que sou nomeada para um prémio e ser nomeada para os Xénios é uma grande honra, pois são prémios que reconhecem a excelência nas áreas de hotelaria.
E o que significa ser o Melhor Diretor de Alojamento?
Estar nomeada para a categoria de Melhor Diretor de Alojamento, além de uma honra é um reconhecimento do trabalho realizado nestes últimos anos e isso é muito gratificante.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Vim parar à hotelaria pelas mãos da diretora geral da Senhora da Rosa, Joana Damião, que o ano passado ganhou o prémio de “Melhor Diretor de Hotel”. A Joana é minha prima e apostou em mim para entrar na Hotelaria, inicialmente como responsável de HACCP do Hotel e depois como diretora de Alojamento.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
Como referi comecei na Senhora da Rosa como responsável pelo Haccp e pela equipa de Housekeeping. Através do meu bom desempenho e dedicação, a minha diretora geral acreditou que eu conseguiria ir mais longe e desafiou-me a ser diretora de alojamento. Acredito que o empenho, compromisso e dedicação que tenho pelo hotel e preocupação com a satisfação dos clientes que nos visitam, tenham contribuído para esta nomeação, bem como a paixão que foi crescendo por esta área.
Qual é a sua formação?
Formei-me em Engenharia Alimentar.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Gostaria de deixar uma mensagem de coragem e inspiração. A Hotelaria é um setor dinâmico, desafiante e extremamente gratificante, mas como em qualquer outro setor devemos ter paixão pelo que fazemos.
A Hotelaria é feita de pessoas para pessoas e por isso temos de ter a capacidade de proporcionar experiências inesquecíveis aos nossos hóspedes. Para o conseguir, é essencial trabalhar em equipa com pessoas talentosas, apaixonadas e felizes.






















































