Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Diogo Nunes, Rooms Division Manager no Arribas Sintra Hotel, está nomeado para Melhor Diretor de Alojamento.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Estar nomeado para os Xénios 2025 é uma grande responsabilidade e também um grande orgulho. É resultado do trabalho de toda uma equipe, Arribas Sintra Hotel, a qual se esforça para diariamente prestar um serviço de excelência. Sinto que esta nomeação representa a dedicação, o empenho e o gosto diário que tenho em receber positivamente todos aqueles que confiam nos nossos serviços.
E o que significa ser o Melhor Diretor de Alojamento?
Significa organização, colaboração, sinergia interdepartamental, com o propósito de criar experiências únicas aos nossos clientes. É liderar pelo exemplo, e querer sempre mais e melhor.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
Trabalhar em hotelaria exige ter paixão pelo que se faz. No meu caso, adoro receber pessoas e fazer com que se sintam em casa, mesmo estando longe. Os dias são sempre diferentes, e isso cria desafios diários que nos fazem superar e explorar novas oportunidades.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso tem sido sustentado no trabalho e na dedicação, e também no aproveitar de oportunidades que vão surgindo. Já passei por Hotéis de cadeia e agora encontro-me num Hotel mais singular e familiar. Procuro focar-me na excelência do serviço e esta nomeação tem o contributo direto das equipas que fui liderando ao longo do tempo. Certamente que eles são parte desta nomeação. Sem eles, não seria possível.
Qual é a sua formação?
A minha formação é em Gestão Hoteleira, mas considero que muito do que tenho aprendido tem sido on job. Acredito e tenho plena convicção que ainda tenho muito para aprender.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
A indústria hoteleira e a Hotelaria exigem muita dedicação, paixão e resiliência. Diria aos jovens que devem ser pacientes, mas também curiosos, que tentem absorver as ideias e experiência dos mais experientes, e que tenham massa crítica construtiva. É importante que tenham esse pensamento “crítico” e abordem as situações como oportunidades de melhoria e, muitas vezes, para fazer diferente. Não existe apenas uma solução para o mesmo problema. Por vezes são inúmeras as soluções para a mesma questão, podendo depender do tempo, enquadramento geográfico, religião ou preferências pessoais do hóspede, e é preciso ter sensibilidade.
Questionem, invistam em si mesmos. Não deixem de criar em si, e nos outros, a curiosidade de querer fazer mais e melhor.






















































