• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
28/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

1º Commercial Strategy Forum da HSMAI Europe em Lisboa quer “colocar o país no mapa da inovação comercial e da excelência em hotelaria”

É já na próxima semana, dia 10 de abril, que se realiza o primeiro Commercial Strategy Forum da HSMAI Europe, em Lisboa. A Ambitur aproveitou a ocasião para conversar com Christelle Pitrel.

03/04/2025
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
176
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

É já na próxima semana, dia 10 de abril, que se realiza o primeiro Commercial Strategy Forum da HSMAI Europe, em Lisboa. A Ambitur aproveitou a ocasião para conversar com Christelle Pitrel, vice-presidente de Gestão de Ativos da Highgate Portugal, que assume agora a função de Chair no recém-criado Conselho Consultivo da HSMAI Europe em Portugal, no sentido de perceber o que esteve na base do nascimento desta organização e qual a importância da mesma para o nosso mercado.

Como e quando surgiu a HSMAI Europe e quem foram os principais responsáveis pela sua criação?

A HSMAI – Hospitality Sales and Marketing Association International – nasceu nos EUA em 1927, com a missão de promover a estratégia comercial na indústria da hotelaria. A região europeia, HSMAI Europe, foi criada há 19 anos para levar a mesma energia e ambição aos mercados europeus – e transformou-se numa comunidade forte e empenhada de profissionais de vendas, marketing, revenue e liderança. Não se trata apenas de teoria, a HSMAI Europe é um espaço onde as pessoas se reúnem para agir, desafiar o status quo e partilhar o que é significativo. Este espírito de colaboração e inovação foi o que me atraiu quando lançámos a HSMAI Portugal em julho de 2024.

A HSMAI Europe pretende ser um influenciador-chave, pioneiro e o recurso de referência para o desenvolvimento profissional, impulsionando estratégias comerciais inovadoras e promovendo a sustentabilidade na indústria hoteleira.

Qual é a missão da HSMAI Europe e de que forma se reflete no seu trabalho diário?

Na sua essência, a HSMAI Europe tem como objetivo capacitar as pessoas e as empresas para crescerem – de forma ponderada e sustentável. Como VP de Gestão de Ativos na Highgate Portugal, isto alinha-se perfeitamente com o meu papel, que envolve a tomada de decisões estratégicas que impulsionam o desempenho e a criação de valor a longo prazo. O que eu valorizo na HSMAI é a forma como traz novas perspetivas e otimiza o nosso pensamento: através de conhecimentos, recursos e, acima de tudo, através de ligações. Não se trata apenas de ter acesso ao conhecimento – trata-se de fazer parte de uma comunidade que quer aprender, questionar e elevar a fasquia em conjunto.

O que eu valorizo na HSMAI é a forma como traz novas perspetivas e otimiza o nosso pensamento: através de conhecimentos, recursos e, acima de tudo, através de ligações.

A HSMAI Europe está empenhada em apoiar os líderes e parceiros na indústria da hotelaria e restauração na obtenção de um crescimento sustentável. A associação fornece ferramentas práticas, conhecimentos e experiência de ponta para permitir a partilha de conhecimentos e melhorar o desenvolvimento profissional, bem como impulsionar as vendas, inspirar o marketing, transformar as empresas do ponto de vista digital, otimizar as receitas.

Como vê a ligação da HSMAI Europe a Portugal e que impacto considera que esta tem no mercado local?

Portugal tem registado um crescimento impressionante na indústria da hotelaria, e existe aqui uma energia entusiasmante e uma abertura à inovação. Em 2023, de acordo com o World Travel & Tourism Council, as viagens e o turismo contribuíram com 19,6% da produção económica total do país – um nível recorde que diz muito sobre a importância e o potencial do setor (World Travel & Tourism Council).

A ligação da HSMAI Europe a Portugal é simultaneamente estratégica e natural. Tendo vivido em Lisboa nos últimos seis anos, testemunhei em primeira mão a evolução do país e o ritmo de crescimento rápido da sua indústria hoteleira. A presença da HSMAI em Portugal constitui uma plataforma de ligação entre os profissionais locais e os especialistas internacionais – trazendo as melhores práticas globais para o mercado português, ao mesmo tempo que celebra e reforça a identidade única do nosso setor local.

A presença da HSMAI em Portugal constitui uma plataforma de ligação entre os profissionais locais e os especialistas internacionais – trazendo as melhores práticas globais para o mercado português, ao mesmo tempo que celebra e reforça a identidade única do nosso setor local.

Qual a importância de um Conselho Consultivo para Portugal? Qual a missão deste Conselho e como foram escolhidos os seus membros?

O Conselho Consultivo em Portugal desempenha um papel crucial na definição da relevância e do impacto da HSMAI a nível local. É composto por profissionais que compreendem o panorama da hotelaria portuguesa e são apaixonados por promover mudanças positivas. Quando Ingunn, a presidente da HSMAI Europe, me pediu para presidir ao Conselho, fiquei entusiasmada – não só porque adoro Portugal e a indústria, mas porque acredito no poder dos encontros, da colaboração e da partilha de conhecimentos. A missão do Conselho é apoiar a comunidade local de líderes e talentos da indústria da hotelaria, assegurando que a HSMAI é inclusiva e útil para todos os seus membros.

O Conselho Consultivo para Portugal é fundamental para o trabalho da HSMAI na região devido ao inestimável conhecimento local, à paixão pelo setor e ao empenho na aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida que os seus membros proporcionam.

De que forma a presença da HSMAI Europe em Portugal tem impacto no setor da hotelaria nacional?

A presença da HSMAI Europe em Portugal complementa a hotelaria nacional, oferecendo um espaço para os profissionais crescerem, trocarem ideias e ficarem a par das tendências. O nosso objetivo é trazer oradores de topo, partilhar conhecimentos valiosos e promover uma comunidade dinâmica de a inovação, o desenvolvimento das pessoas e a compreensão cultural estão na vanguarda.

A presença da HSMAI Europe em Portugal complementa a hotelaria nacional, oferecendo um espaço para os profissionais crescerem, trocarem ideias e ficarem a par das tendências.

O que motivou a escolha de Portugal, e em particular de Lisboa, para acolher o primeiro Commercial Strategy Forum da HSMAI Europe?

Lisboa é uma cidade cheia de carácter, criatividade e crescimento. Fazia todo o sentido acolher aqui o primeiro Commercial Strategy Forum da HSMAI Europe. Portugal está a tornar-se um ponto de referência no panorama europeu da hotelaria e este evento reflete o nosso compromisso em colocar o país no mapa da inovação comercial e da excelência em hotelaria.

Os Commercial Strategy Forum HSMAI Europe foram inspirados por uma ideia simples mas poderosa: levar os conhecimentos, a energia e a experiência da nossa Commercial Strategy Conference da HSMAI aos mercados locais em toda a Europa.

Quais são os principais objetivos deste evento e o que esperam alcançar com a sua realização?

O principal objetivo do evento é criar uma plataforma dinâmica e envolvente onde os profissionais da hotelaria possam aprender, estabelecer ligações e trocar experiências. Pretendemos suscitar conversas, incentivar a colaboração entre diferentes segmentos do setor e inspirar novas estratégias que possam ser aplicadas tanto a nível local como internacional.

Através destes fóruns, o nosso objetivo é proporcionar uma plataforma para a partilha das melhores práticas, aprendizagem, colaboração e inovação, garantindo que os profissionais comerciais de toda a Europa partilhem as melhores práticas e se atualizem sobre as últimas tendências e estratégias para impulsionar o sucesso empresarial.

Como avalia o setor da hotelaria em Portugal face a outros mercados europeus? Quais considera serem os seus principais pontos fortes e fragilidades?

O setor da hotelaria em Portugal é dinâmico e beneficia da forte atratividade e destino-chave como Lisboa e Porto, bem como do Algarve – um local costeiro mundialmente reconhecido, que se destaca pelas suas praias deslumbrantes e campos de golfe de referência a nível mundial. Para além destes pontos de interesse, o interior do país emerge cada vez mais como um destino promissor, acolhendo tesouros escondidos que impulsionam uma oferta hoteleira distintiva e autêntica.

Em comparação com outros destinos europeus, Portugal ainda tem espaço para moldar um modelo de turismo distinto – um modelo enraizado na identidade local, no respeito pelas comunidades e na preservação da sua riqueza natural.

Em comparação com outros destinos europeus, Portugal ainda tem espaço para moldar um modelo de turismo distinto – um modelo enraizado na identidade local, no respeito pelas comunidades e na preservação da sua riqueza natural. Existe uma oportunidade real para desenvolver experiências turísticas que sejam não só autênticas, mas também com impacto emocional.

Ao combinar estes ativos com tecnologia inteligente, Portugal tem o potencial de elevar a experiência do hóspede a um novo nível – oferecendo estadias hiperpersonalizadas que se adaptam às necessidades e preferências de cada hóspede. Imaginemos viagens sem problemas logísticos, em que o check-in e o check-out deixam de ser etapas na viagem de um hóspede e passam a ser geridos, sem constrangimentos, pela tecnologia. Isto permite que as equipas de hotelaria se concentrem totalmente no que é mais importante: a ligação humana e os momentos significativos. A tecnologia deve ser o facilitador de uma viagem mais emocional, intuitiva e memorável para os hóspedes.

Portugal tem o potencial de elevar a experiência do hóspede a um novo nível – oferecendo estadias hiperpersonalizadas que se adaptam às necessidades e preferências de cada hóspede.

Que estratégias comerciais considera fundamentais para o setor da hotelaria em Portugal e que podem representar uma inovação no mercado?

Portugal destaca-se pelas suas paisagens naturais, pela preservação da natureza, pela seu cultura calorosa e pelo seu rico património gastronómico, entre outras qualidades. Estes ativos colocam o país numa posição perfeita para continuar a atrair nichos de mercado que valorizam a autenticidade, a sustentabilidade e as ligações com significado.

Olhando para o futuro, Portugal tem uma oportunidade única de aprender com as experiências de outros destinos europeus – e de evitar de forma consciente, as armadilhas do turismo de massas. Em vez disso, pode desenvolver um modelo de turismo que celebre a sua individualidade e património local, respeitando tanto o ambiente como as comunidades que dão vida a estas experiências.

Por Inês Gromicho

Leia também…

HSMAI Europe reforça presença em Portugal com o primeiro Commercial Strategy Forum em Lisboa

Tags: Christelle PitrelCommercial Strategy ForumHighgatehotelariaHSMAI EuropeLisboa
Artigo anterior

Grupo Norfin avança com hotel de 5 estrelas no Algarve

Próximo artigo

Air Canada liga Aeroporto Francisco Sá Carneiro a Montreal

Artigos Relacionados

Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios
Destino do mês

Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

27 de Novembro, 2025
39
Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…
Destino do mês

Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

27 de Novembro, 2025
74
Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior
Destino do mês

Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

27 de Novembro, 2025
48
Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores
Empresas

Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

27 de Novembro, 2025
38
Próximo artigo
Air Canada retoma voos entre Lisboa e Canadá

Air Canada liga Aeroporto Francisco Sá Carneiro a Montreal

Notícias Populares

  • Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Projeto europeu inaugura “laboratório vivo” em Palmela para dar nova vida aos resíduos vinícolas
27 Novembro 2025
Projeto europeu inaugura “laboratório vivo” em Palmela para dar nova vida aos resíduos vinícolas
Quadrante consolida operação global com objetivo de liderar transição energética e mobilidade
27 Novembro 2025
Quadrante consolida operação global com objetivo de liderar transição energética e mobilidade
Tetra Pak lança sistema integrado de bomba de calor para eletrificar a pasteurização e reduzir o consumo de energia
27 Novembro 2025
Tetra Pak lança sistema integrado de bomba de calor para eletrificar a pasteurização e reduzir o consumo de energia
Sonae Arauco reduziu emissões de GEE em 41% desde 2019
27 Novembro 2025
Sonae Arauco reduziu emissões de GEE em 41% desde 2019

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC