• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
20/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    Celebrity Cruises anuncia itinerários 2027 e 2028

    TAP voa para Cancun a partir de março

    TAP com lucro de 126 milhões de euros no terceiro trimestre

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Radar Consolidador: o novo espaço online do Consolidador.com para informação atualizada

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Relais & Châteaux tem dois novos membros em Portugal

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Emirates vai equipar toda a frota com Starlink nos próximos dois anos

    Le Monumental Palace celebra sete anos com três experiências exclusivas

    H10 Hotels compra Le Monumental Palace no Porto

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    United Hospitality Management reforça presença no Médio Oriente com gestão do icónico Creekside Hotel, no Dubai

    Explora Journeys revela detalhes do próximo Explora III

    Explora Journeys renova website e identidade visual

    Campos de Golfe Dom Pedro passam a denominar-se Vilamoura Golf

    World Golf Awards premeiam a Details com quatro distinções internacionais

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    Algarve com taxa de ocupação de 80% nos feriados de junho

    Turismo do Algarve aposta no luxo sustentável e no turismo de negócios para reforçar competitividade do destino

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Indústria do Golfe gera impacto económico de 760 milhões de euros em Portugal

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    Madeira lança 1ª fase da nova campanha “Explora. Respeita. Preserva.”

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    APECATE promove formação em IA Aplicada às empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística

    IATA: procura doméstica em março cresce mas viagens internacionais continuam bloqueadas

    INE: Aeroportos nacionais registaram 7,2 milhões de passageiros em setembro

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Quem é… Filipa Figueira?

    Quem é… Filipa Figueira?

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Sheraton Lisboa Hotel & SPA dinamiza a gala Blue Night a favor da UNICEF

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve reforça liderança no turismo sustentável com o projeto “Save Water”

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    Algarve: À conversa com John Calvão sobre o destino de Vilamoura

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Grande Entrevista: “2022 vai ser um ano de franca recuperação para a região, país e Europa ao nível turístico”

07/12/2021
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
20
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Um ano passado como presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva esteve à conversa com a Ambitur, desenhando quais as prioridades que tem para a região. O também presidente da direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo acredita que o próximo ano já vai ser de recuperação mas aponta algumas dificuldades que se sentem já, como a falta recursos humanos para trabalhar no setor, apesar do aumento da procura.

Está a fazer um ano que assumiu a presidência do Turismo do Alentejo e Ribatejo. De maneira nenhuma este era um espaço desconhecido para si, pelo contrário, pelos cargos que desempenhou e/ou desempenha, ao longo da sua carreira. Sendo assim, quais as prioridades que define para o seu mandato na ERT e o que espera acrescentar ao turismo das duas regiões?

Em primeiro lugar, tenho de completar o mandato até julho de 2023, não houve eleições, como não deveria haver, era vice-presidente da Entidade Regional do Turismo e assumi as funções de presidente, depois de consultar os órgãos próprios. Quando tomei posse tinha um Plano de Atividades para este ano, por outro lado desde março de 2019, início do mandato, que temos estado condicionados pela situação sanitária conhecida. Temos aqui as prioridades normais de um mandato e as prioridades causadas por este evento. Sendo assim, a nossa prioridade fundamental é garantir com os nossos meios – Entidade Regional do Turismo e Agência de Promoção Turística – manter as empresas do setor abertas, o que não quer dizer que estivessem em funcionamento, mas de modo a que não encerrassem definitivamente, seja ao nível dos restaurantes, hotéis, empresas de animação turística, entre outras, que tinham de estar encerradas. Sabemos que o dinheiro nunca é o suficiente, mas de uma maneira geral, fazendo críticas pontuais, há um agrado geral do setor face às medidas tomadas pelo Governo. Esta continua hoje a ser a grande prioridade – evidentemente que nem todas vão sobreviver: que as empresas não encerrem a sua atividade. Hoje temos empresas que ainda não estão abertas, sendo que algumas não irão abrir.

Temos outra questão que se começa a levantar que diz respeito ao número de pessoas que terá abandonado o setor, ao nível de emprego. Há estimativas que apontam para 60 a 70 mil pessoas que terão deixado o turismo. O que é facto é que há uma desesperante falta de mão-de-obra no nosso território. Temos unidades hoteleiras que não abrem porque não têm pessoas para trabalhar. Sendo assim, a falta de mão-de-obra e a falta de qualificação dos recursos existentes leva-nos a outra grande prioridade. Apesar de não estar definida desde o início do mandato temos aqui uma nova prioridade, não só para o Alentejo, mas para o país inteiro, que é saber o que fazer para colmatar esta questão. Nesta equação também entram as questões salariais e de horários. No turismo, habitualmente trabalha-se quando os outros não estão a trabalhar. Para garantirmos que as pessoas cá fiquem ou regressem, temos de pensar em todas as condições de trabalho e perceber até que ponto as empresas têm capacidade para as cumprir.

Do ponto de vista da procura turística, em concreto no Alentejo, assistimos a uma aumento da procura este ano pelos portugueses a partir dos meses de verão, que procuraram locais onde a perceção de segurança face ao vírus era maior. Isso levou a que a procura excedesse a oferta e os preços tivessem subido. Chegámos, em algumas ocasiões, onde o nosso preço, por exemplo, nas unidades de cinco estrelas, era o mais elevado do país. Esta questão levanta então outra prioridade: com preços altos deve-se responder com um serviço de qualidade. Se temos mão-de-obra, alguma qualificada, a deixar o setor, significa que é muito difícil manter um nível de serviço de acordo com o preço a que se chegou na região, em alguns momentos, em alguns casos específicos.

Estamos noutra fase, em que parece que pandemia nos está a deixar a conviver e a ter uma vida como anteriormente, mas temos novas prioridades sendo a falta de mão-de-obra e a mão-de-obra qualificada duas grandes prioridades para o imediato.

Portugal sempre se destacou por uma belíssima relação preço/serviço prestado, sendo um dos melhores do mundo, não podemos agora baixar o serviço prestado.

Temos outras questões, como o fim das moratórias às empresas, que iremos tentar acompanhar, tema no qual o ministro da Economia, Siza Vieira, já anunciou novas medidas.

Que balanço pode fazer este ano da atividade turística no Alentejo/Ribatejo e que expectativas existem para o próximo?

Tivemos, como o país, também quebras de 60% a nível da procura e dos rendimentos globais da atividade, é um milagre como as empresas sobreviveram. Este ano, face a 2021, temos uma recuperação a rondar os 17% em termos de dormidas, mas superior em termos de proveitos, nos 20%. Tenho a certeza até ao fim do ano iremos acentuar a recuperação no nosso território. Poderemos atingir um crescimento superior a 20% ao nível de dormidas e recuperar 2/3 do que perdemos em 2021 ao nível dos proveitos. Já se nota que os mercados internacionais começam a voltar à região. Também estou convencido que o ano de 2022 vai ser um ano de franca recuperação para a região, país e Europa ao nível turístico.

A ARTP, a qual também preside, que papel tentou desempenhar durante este período pandémico? No próximo ano poderá ter uma atividade próxima do seu habitual?

A Agência de promoção Turística teve sempre presente em todos os mercados que nos interessam. Fizemos mais webinars e reuniões digitais nestes meses, do que fizemos no resto da nossa vida. Sempre na perspetiva que estávamos cá quando fosse possível retomar a atividade turística. Continuámos a trazer sempre que possível jornalistas ao nosso território. Temos estado sempre presentes. Neste momento, estamos já a enviar mensagens dirigidas para alguns mercados, com o foco de virem até nós. Neste momento, estamos de novo a trabalhar no negócio turístico. A Agência já retomou as idas às feiras turísticas internacionais, com o seu calendário “habitual”, e tem todas as condições para retomar o trabalho normal.

Olhando para fora da sua região, qual o contexto que vê ao nível do turismo nacional, ou seja, a atividade turística nacional sai muito desgastada com estes dois anos, será fácil que recupere a pujança que demonstrava anteriormente?

Do ponto de vista da Entidade Regional de Promoção, temos vários programas, com o Turismo de Portugal, que se prolongam ao longo dos anos e vamos mantê-los. Temos alguns pioneiros, como a criação de uma rede de apoio ao Cycling, de apoio aos cicloturistas com qualidade, com a participação das autarquias. Estamos a fazer a mesma coisa ao nível do auto-caravanismo. Por outro lado, estamos numa fase muito boa e a dar um salto qualitativo ao nível dos percursos pedestres, que já estão implantados em todo o território. Iremos ter inclusive, durante o mês de novembro, o primeiro Walking Festival que abrangerá todo o território do Alentejo.

Nós só temos produtos de nicho no Alentejo, por si cada um representa pouco, mas juntos formam a nossa oferta.

Parte do Ribatejo foi anexada, dentro da perspetiva das Entidades Regionais do Turismo, há poucos anos, ao Alentejo. Hoje esta é uma situação consolidada?

Estamos agora a tentar prestar uma maior atenção a um território que também administramos turisticamente que é a região da Lezíria do Ribatejo. Este território tem uma entidade muito própria que, de uma maneira geral, é bastante diferente em alguns aspetos do Alentejo, existindo no entanto alguns concelhos de transição. Iremos tentar que uma parte do nosso Plano de Atividades seja específico para este território. A ideia é retomar uma delegação nesta região e criar uma rede baseada nas autarquias que permita ter informação. Tenho também a intenção de criar um conselho consultivo da direção da Entidade do Turismo do Alentejo e Ribatejo. Queremos atuar desta forma por percebermos que aquele território tem uma identidade muito própria. Essa identidade manifesta-se ao nível de um produto que Portugal tem ambição de desenvolver, que é tornarmo-nos o melhor destino de enoturismo da Europa. Esta é uma ambição legítima e estamos a trabalhar nesse sentido. O Ribatejo tem enoturismo de qualidade, com um conjunto de quintas impressionantes, falta-lhe a estruturação que assistimos, por exemplo, no Alentejo. Este produto poderá ser integrado em torno da estrada N118. O enoturismo hoje não diz respeito só a vinhos, tem de ser inserido na comunidade, nas suas histórias, com interligação a toda a oferta turística do território.

Há um problema que temos atualmente e causa um desconforto entre o Ribatejo e o Alentejo, que é o facto de a nível internacional só ser possível utilizar a marca Alentejo. Ou seja, 11 concelhos do Ribatejo são promovidos sob a marca Alentejo internacionalmente. Do ponto de vista legal não podemos fazer de outro modo, para além de não ser funcional ao nível prático com as estruturas existentes.

Olhando para o futuro e para o Alentejo, que caminho vai a região continuar a traçar? Que debilidades é necessário suprimir?

Há um desafio muito grande e uma linha estratégica, no turismo, que todos temos que traçar, que é a sustentabilidade do turismo. Esta não é uma questão marginal, é decisiva para o futuro do nosso planeta, implica não só a nossa maneira de fazer turismo, mas a nossa maneira de viver. Tudo indica que não podemos ter um modelo económico como o que temos tido até aqui. Era bom que pudéssemos ter um modelo económico que assentasse numa premissa de crescimento, mas que fosse sustentável em variadas vertentes, pela sustentabilidade do planeta em que vivemos. Esta preocupação está nas linhas estratégicas do Turismo de Portugal, mas não basta estar no papel, temos de aplicar o que isto envolve. Do ponto de vista do Alentejo, chegámos a esta sustentabilidade naturalmente devido a não ter enveredado por um determinado modelo de crescimento económico. Não foi uma decisão consciente, foi assim que aconteceu. O turismo no Alentejo, por seu turno, tem um modelo de desenvolvimento adaptado à maneira de viver e de produção de riqueza da região. A questão da sustentabilidade vai colocar-se agora para todos, há visões mais radicais, terá que haver equilíbrios. Na ERT vai ser um tema explícito e vai estar implícito no nosso Plano de Atividades.

Hoje não devemos discutir apenas a sustentabilidade do turismo, mas a sustentabilidade global. Apesar do turismo ser uma força económica muito grande, por si só, não tendo polos de poder como outros serviços ou indústrias, não permite que este discuta a sustentabilidade sem ser numa visão integrada com a restante realidade económica.
Uma coisa é a estratégia, outra a tática. Uma coisa é saber onde queremos chegar, a outra, os passos que temos de dar para lá chegar.

Que competências gostaria de ver descentralizadas para as ERTs?

As ERT’s, têm perdido muita autonomia nos últimos anos, que são organismos administrativamente autónomos e eleitos regionalmente, estão inseridas no Orçamento Geral do Estado. Há muitas coisas que queremos fazer e temos disponibilidade financeira para as fazer, mas temos de estar sempre a pedir autorizações às finanças. À tutela posso estar de acordo, mas estamos completamente constrangidos pelas finanças. Deveríamos ter mais competências em áreas relacionadas com o licenciamento. Como alguém diz, podem abrir um hotel ao lado da nossa sede sem nós sabermos.

Neste momento algumas forças, até ao nível do Governo, gostariam nesta chamada regionalização de, tudo o que são organismos regionais, integrá-los nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, seja a cultura, educação, saúde, mas também o turismo.

Uma das razões pelo qual o turismo em Portugal se desenvolveu tanto foi por causa da regionalização que existe no turismo. Em Portugal não há regionalização mas o turismo está regionalizado há muitos anos. Esta é uma das razões do sucesso do turismo em Portugal. São entidades que são próximas e que conhecem muito bem o território e que são ágeis.

Tags: entrevistapresidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejovitor silva
Artigo anterior

Unlock Boutique Hotels novamente entre as 5% melhores PME’s em Portugal

Próximo artigo

Josefa d´Óbidos Hotel sugere Passagem de Ano especial

Artigos Relacionados

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto
Inquéritos/Estatísticas

Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

19 de Novembro, 2025
46
Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira
Agenda

Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

19 de Novembro, 2025
49
ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve
Destino do mês

(Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

18 de Novembro, 2025
73
Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias
Formação

Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

14 de Novembro, 2025
23
Próximo artigo
Josefa d´Óbidos Hotel sugere Passagem de Ano especial

Josefa d´Óbidos Hotel sugere Passagem de Ano especial

Notícias Populares

  • Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
19 Novembro 2025
ENEG 2025: “Questão da água tem de ter palco nos fóruns europeus”
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
19 Novembro 2025
ENEG 2025: História, cultura e valores da água em debate com perspetiva dos legados religiosos
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
19 Novembro 2025
SmartIO: Inteligência e precisão para uma nova era na gestão da água
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito
19 Novembro 2025
Opinião: O Clima Está a Determinar o Crédito

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC