A 37.ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado foi oficialmente lançada num evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O lançamento foi embalado por uma apresentação da Orquestra de Harpistas Cambará. Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris 2025 acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado, reunindo negócios, conteúdo de alto nível e conexões estratégicas.
Em 2024, a feira reuniu mais de 15 mil profissionais, 2.700 marcas expositoras e 53 destinos internacionais, movimentando cerca de 480 milhões de reais em negócios. A expetativa para 2025 é superar esses números.
Com 98% de aprovação do público, o evento destaca-se também pelos oito palcos de conteúdo e pelo forte alcance na mídia, com mais de 500 profissionais de imprensa credenciados.
Em 2025, o Festuris comemora os 10 anos do Espaço Luxury, área exclusiva dedicada às marcas e experiências voltadas ao turismo de alto padrão. Consolidado como referência no setor, o ambiente reúne anualmente nomes nacionais e internacionais, promovendo networking qualificado, ativações sensoriais e curadoria de tendências.
“A cada edição, buscamos entregar mais resultados para o mercado. O Festuris é reconhecido como um ambiente estratégico de negócios, onde decisões importantes são tomadas e parcerias são firmadas. Em 2025, esperamos ampliar ainda mais esse impacto, conectando profissionais de alto nível em um ambiente propício para gerar oportunidades concretas”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Resgate da identidade turística
O Projeto Hortênsias, iniciativa que visa resgatar a identidade do turismo gramadense com foco no fortalecimento da hospitalidade local, foi apresentado na cerimônia. Inspirado na flor-símbolo da cidade, o projeto tem apelo cultural e educacional e prevê, a partir de 2026, atividades nas escolas gramadenses. Estudantes serão convidados a participar de ações como palestras, visitas técnicas e encontros com empresários do setor, reforçando o papel do turismo como motor econômico, social e cultural da região.
“A hortênsia representa muito mais do que beleza para Gramado. Ela simboliza o início de uma transformação, quando a cidade começou a se posicionar como destino turístico. Com o projeto, queremos transmitir esse legado às futuras gerações, envolvendo as escolas, a comunidade e os empreendedores locais”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris.
Além da feira de negócios, o evento tem programação de conteúdo com o Meeting Festuris, nas manhãs de 7 e 8 de novembro. Entre os oradores confirmados estão nomes de destaque no desporto, filosofia e inovação: Daiane dos Santos, Luiz Felipe Pondé e Luiz Candreva.






















































