A Air France realizou, no início da semana passada, o seu primeiro voo num Embraer 190 equipado com a nova cabine de viagem. O voo AF1602, operado pela subsidiária regional HOP!, voou entre Paris-Charles de Gaulle (CDG) e Hamburgo com o máximo conforto. A bordo, os clientes das classes Business e Economy usufruíram de novos bancos, mais leves e confortáveis, ligação Wi-Fi de alta velocidade gratuita e uma cabine luminosa e elegante.
Todos os Embraer 190 da Air France vão ser renovados até ao verão de 2026. Desta forma, a companhia aérea francesa prossegue a subida de gama da sua frota e continua a uniformizar os seus produtos e serviços na sua rede de curto e médio-curso.
Novos assentos mais confortáveis e inovadores
O Embraer 190 da Air France conta agora com 110 novos assentos numa configuração 2-2. Cada assento é revestido em pele e contém espuma ergonómica para maior conforto e durabilidade. Com uma reclinação até 7,5 cm, o assento tem 46 cm de largura e inclui uma mesa-bandeja, espaço de armazenamento otimizado, confortáveis apoios de braços dobráveis e um gancho para casacos. O encosto da cabeça é regulável em altura e lateralmente.
Ao nível dos olhos, todos os passageiros dispõem de um suporte retrátil para os seus dispositivos portáteis, com uma superfície enrugada para pousar os seus smartphones ou tablets em segurança. Estão disponíveis portas USB A e C para recarregar os seus dispositivos, incluindo computadores portáteis. Foi ainda integrado um porta-copos duplo para maior facilidade.
A bordo, os clientes da Business podem sentar-se nas primeiras filas da aeronave. Para maior conforto e privacidade, uma cortina móvel isola esta cabine. A partir de outubro de 2025, cada cliente da Business terá um lugar livre ao lado.
Durante os seus voos, todos os clientes terão acesso a Wi-Fi de ultra alta-velocidade. Este novo e exclusivo serviço é totalmente gratuito neste avião, bastando para isso ligar-se à sua conta Flying Blue, o programa de fidelização do grupo Air France-KLM. A Air France está a equipar gradualmente todas as suas aeronaves com esta tecnologia de última geração, incluindo a sua frota regional.
À imagem da cabine do Airbus A220, a do Embraer 190 apresenta as cores características da Air France, com tons de azul, uma forte presença de branco a proporcionar luz e contraste, e toques de vermelho que encarnam a excelência e o savoir-faire da companhia aérea. Cada assento apresenta um padrão de costura simétrico realçado no centro com uma linha de bordado cinzenta, criando um efeito acolchoado para o máximo conforto. O encosto de cabeça é bordado com o acento característico da Air France, que também adorna as paredes do fundo da cabine do avião, conferindo-lhe uma perspetiva de conjunto. A alcatifa no chão revisita o tradicional padrão ornamental em espinha de peixe, que simboliza o lendário mundo “haussmanniano” dos apartamentos parisienses.
Assentos mais leves, desenhados e fabricados em França
Para conceber estes assentos, produzidos em Angers (Maine-et-Loire), a Air France associou-se ao fabricante francês Expliseat, que trabalha com Andrea Mocellin, um designer especializado em produtos de alta qualidade. A estrutura do assento, fabricada em fibra de carbono, titânio e alumínio é ultraleve e particularmente robusta. Incorpora maioritariamente elementos reciclados, o que ajuda a promover uma economia circular na indústria aeronáutica.
Cada novo assento é 30% mais leve do que o modelo anterior, ajudando a reduzir o peso total da aeronave e, por isso, também o consumo de combustível e as emissões de CO 2 . Esta iniciativa faz parte da estratégia da companhia para reduzir as suas emissões de carbono, juntamente com ações fundamentais como a renovação da frota, o aumento do uso de combustível sustentável para a aviação, medidas operacionais como a eco-pilotagem e o desenvolvimento da intermodalidade.






















































