Mais de um ano depois de chegar ao mercado, a Hotel Tech Market começa a ganhar nome entre os profissionais de hotelaria com uma proposta simples e ambiciosa: “a união faz a força, compra conjunta de tecnologia, poupanças conjuntas”.
Garante ser “a primeira plataforma mundial de compra conjunta de tecnologia para hotelaria, e a única especializada neste segmento”, conforme pode ler-se no comunicado de imprensa. A nota adianta que a Hotel Tech Market permite que hotéis independentes se juntem para comprar as mesmas soluções tecnológicas, obtendo condições comerciais tipicamente reservadas às grandes cadeias, com acesso a tecnologia de qualidade a preços competitivos graças aos descontos de quantidade.

A ideia nasceu da experiência do fundador e CEO, David Lamelas, que se dizia “farto de ouvir os hotéis independentes queixarem-se de que não conseguiam comprar as mesmas tecnologias de qualidade reservadas às grandes cadeias hoteleiras”. Sublinha também que “muitos hoteleiros não sabem que ao comprarem em conjunto podem ganhar poder de compra e aceder a tecnologia de ponta com descontos grandes, algo impossível quando negoceiam sozinhos, sem volume e dimensão”. Já não há desculpas para os hotéis independentes ficarem para trás tecnologicamente ou usarem soluções com menor qualidade, mal feitas, menos eficientes, com vários erros, ou que só vendem promessas.
O modelo inspira-se em práticas já conhecidas no setor: há anos que os hotéis se organizam através de outras plataformas para encomendar contentores de lençóis ou colchões, conseguindo poupanças de 30% ou mais face à compra individual. A Hotel Tech Market transpõe esta lógica para o universo digital e para um nicho muito específico, a tecnologia para hotelaria. “Imagine um contentor de tecnologia, em que vários hotéis independentes encomendam a mesma solução em conjunto e poupam vários milhares de euros anualmente através de um processo muito simples, direto e descomplicado”, resume David Lamelas.
Além de negociar preços exclusivos sempre para grandes quantidades de hotéis, a plataforma procura ajudar os hoteleiros que precisam de ajuda nesta área altamente especializada. Não por acaso, o CEO admite por vezes perguntar-se se a empresa é “mais uma associação sem fins lucrativos para o bem da comunidade hoteleira ou uma loja online especializada em hotel tech com acompanhamento personalizado”. O prazer em ajudar e impactar vidas, sublinha, faz parte do ADN da empresa, e imagina que é por isso que ambos os conceitos se confundem.
O funcionamento foi desenhado para ser simples e acessível. Numa plataforma online cuidada e segura, cada hoteleiro junta-se a outros hoteleiros, de forma totalmente gratuita, anónima e em conformidade com o RGPD, para adquirir tecnologia em grupo. O primeiro passo é entrar em www.hoteltechmarket.com e preencher um dos formulários da tecnologia pretendida ou simplesmente entrar em contacto pelo website. Quando cada grupo fica completo, todos os hoteleiros ganham, cada fornecedor tecnológico compromete-se a conceder um desconto de quantidade garantido e condições especiais aos hotéis participantes. O poder negocial dos hotéis é grande quando compram através da compra conjunta, por isso, a Hotel Tech Market consegue muitas vezes o que parece ser impossível e inacessível.
No final, o pagamento é feito pelo cliente diretamente à tecnológica conforme for mais confortável e é totalmente seguro. Todo o processo é transparente e assessorado para garantir o acesso ao preço privilegiado: cada unidade hoteleira recebe um contrato individual e a solução que adquiriu, sendo a partilha de forças apenas na negociação e assessoria.
Segundo a empresa, apenas tecnologia de alta qualidade é aceite para compra conjunta na plataforma, facilitando o processo e garantindo que a implementação corre bem, ao mesmo tempo que os hotéis aderentes beneficiam de produtos que normalmente não lhes eram acessíveis. Por isso é que temos parceiros como a Siteminder ou a Mirai, por exemplo, que são tecnologias de alta qualidade e de confiança. Recomendamos também outras marcas ou fornecedores que se ajustem melhor às necessidades de cada hotel. Somos independentes e ajudamos a escolher a melhor solução, ao melhor preço.
Para os hotéis que ainda não têm bem definida a tecnologia de que precisam, a Hotel Tech Market disponibiliza uma consultoria inicial especializada em tecnologia para hotelaria, sem qualquer custo e independente face aos fornecedores. Através dos contactos no website, os especialistas da Hotel Tech Market apoiam no diagnóstico, na escolha e até a implementação de qualquer tecnologia, se o cliente quiser. Ao longo dos últimos 12 meses, falámos, observámos e compreendemos verdadeiramente como operam mais de 205 empresas de tecnologia para a hotelaria de última geração, para juntar às que já conhecíamos e que estão no mercado há anos. Muitas dessas novas soluções, por exemplo, usam a IA (Inteligência Artificial) para resolver problemas que antes eram impossíveis de resolver. Essa experiência deu-nos uma vantagem competitiva única no mercado. A maior dificuldade surge no momento da escolha e da aquisição. Existem centenas de opções, e quase todas afirmam ser “as melhores do mercado”. Mas, como todos sabemos, não podem todas ser as melhores do mercado; por isso a Hotel Tech Market também apoia nessa parte de forma independente.





















































