A Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde (AAVT-CV) e a Travelife formalizaram um protocolo de cooperação que visa apoiar e reforçar a adoção de práticas de sustentabilidade pelas agências de viagens cabo-verdianas, alinhadas com padrões internacionais reconhecidos no setor do turismo, sendo Portugal responsável pela disponibilização de apoio técnico.
Este acordo estabelece uma parceria estratégica que permite a todas as agências associadas da AAVT-CV beneficiar de um conjunto de vantagens associadas à certificação Travelife, nomeadamente o acesso à plataforma online de gestão e reporte de sustentabilidade, a formações e exames online, a ferramentas de planeamento de ações, boas práticas e orientações técnicas, bem como a apoio técnico relacionado com a utilização da plataforma.
Através desta iniciativa, a AAVT-CV reforça a sua aposta estratégica na sustentabilidade enquanto fator de competitividade do destino Cabo Verde, num contexto em que os mercados internacionais e os grandes operadores turísticos valorizam cada vez mais o desempenho ambiental, social e de gestão das empresas com que trabalham.
“O apoio da AAVT-CV à Travelife representa um passo histórico para o turismo sustentável em Cabo Verde. A associação irá proporcionar uma orientação clara às agências e operadores turísticos do país, permitindo o reconhecimento daqueles que assumem um papel pioneiro nesta área. Esta cooperação abre novas oportunidades de negócio e contribui para acelerar a transição da região para uma indústria de viagens mais sustentável”, afirma Naut Kusters, diretor geral da Travelife.
“Este protocolo representa um passo importante para o reforço da competitividade das agências de viagens cabo-verdianas e para a sustentabilidade do turismo no país. Ao promover práticas alinhadas com padrões internacionais, a AAVT-CV pretende apoiar os seus associados na melhoria contínua do seu desempenho e responder às expectativas dos mercados emissores internacionais, cada vez mais exigentes em matéria de sustentabilidade, contribuindo assim para um desenvolvimento turístico mais equilibrado e sustentável em Cabo Verde”, afirma, por seu lado, Marvela Rodrigues, presidente da AAVT-CV».
“Estamos preparados para prestar todo o apoio às agências de viagens do país neste percurso. Não partimos do zero, uma vez que já contamos com uma dezena de membros em diferentes ilhas, número que contamos expandir, e estamos plenamente disponíveis para apoiar o setor na transição de Cabo Verde para um destino cada vez mais sustentável”, remata Paulo Brehm, Country Manager da Travelife em Portugal e representante em Cabo Verde.
O protocolo reconhece a Travelife como uma certificação de sustentabilidade credível e com reconhecimento internacional para operadores turísticos e agências de viagens, assente em auditoria independente, com critérios alinhados com o Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e integrada na Tourism Sustainability Certifications Alliance (TSCA).
O acordo foi assinado por Naut Kusters, diretor geral da Travelife, e por Marvela Rodrigues, presidente da AAVT-CV, tendo nele também sido designado Paulo Brehm para representar a certificação em Cabo Verde.



















































