• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
27/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    Segundo airbus A320neo da Azores Airlines já está em Portugal

    Grupo de quatro empresários formaliza proposta para compra da Azores Airlines

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    Marina de Portimão é a “Mais Azul” de Portugal

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    ANAV 360 bate recordes com mais de 200 inscritos e 4000 horas de formação certificada

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Lusanova lança dois produtos inéditos dedicados ao estado brasileiro do Piauí

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    Nova plataforma de compra conjunta de tecnologia chega à hotelaria

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    APECATE em Lisboa com formação “Inteligência Artificial Aplicada às Empresas de Congressos, Eventos e Animação Turística”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    Pedro Machado garante RJET publicado “dentro de dias” assegurando valorização do papel dos diretores de hotéis

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    ADHP aguarda “com enorme expectativa entrada em vigor do novo RJET” e anuncia data do novo Congresso

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Universidade Lusófona reúne profissionais, docentes e estudantes em mais umas Jornadas do Turismo

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: A rota que mantém viva a tradição do medronho

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    Kimpton Atlântico Algarve apresenta a “Social Password” e celebra a arte da hospitalidade

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    (Entrevista II) Algarve: “Como é que o orçamento para as Entidades Regionais de Turismo… se mantém inalterado desde 2016?”

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Hotel 4.0: “O investimento da hotelaria em digitalização apresenta um panorama desolador”

07/04/2022
em Alojamento, Business, Destaque_Newsletter
Tempo de leitura: 6 minutos
Home Business Alojamento
0
PARTILHAS
108
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A AHRESP realizou, no passado dia 5, em Évora, uma sessão sobre o projeto Hotel 4.0, para debater o hotel do futuro. Luís Ferreira, cofundador da consultora Birds & Trees, parceira da associação neste programa, teve a missão de apresentar em detalhe como surgiu a ideia do Hotel 4.0, aquilo que considera ser “uma nova fase da hotelaria”, e ainda dados preliminares sobre o estado da arte do setor hoteleiro.

Para percebermos melhor este ideal de hotel, Luís Ferreira começa por esclarecer que a localização deixa de ser o foco para ser substituída pela personalização da experiência turística. Esta “é a chave fundamental deste novo hotel”, sublinha. E como fazê-lo? Através da leitura de dados, de um trabalho de inteligência para processar esses dados e gerar valor, responde. O novo hotel é também capaz de criar uma ligação emocional através das marcas, da ligação da experiência ao seu contexto. É um hotel de interfaces, com a tecnologia a ajudar nas operações, a apoiar a relação com o cliente “mas não a sobrepor-se, este é um mito que temos de corrigir”, alerta o orador. Ou seja, “não é a tecnologia que substitui o humano mas antes o capacita, dá-lhe valor e tempo para personalizar a experiência”. O hotel do futuro é também um hotel que encontra novos modelos de negócio, que procura vantagens competitivas mais robustas com o aumento da satisfação do cliente e a simplificação de processos, isto é, a produtividade.

[blockquote style=”1″]O hotel do futuro é também um hotel que encontra novos modelos de negócio, que procura vantagens competitivas mais robustas com o aumento da satisfação do cliente e a simplificação de processos, isto é, a produtividade.[/blockquote]

Luís Ferreira admite que a hotelaria desde muito cedo apostou na digitalização mas acredita que se “tem deixado ultrapassar”. Daí o projeto querer perceber melhor como acelerar a transformação digital do setor hoteleiro português. Financiado pelo Compete, o Hotel 4.0 foi pensado em 2019, noutro contexto, mas “a pandemia tornou-o ainda mais pertinente e urgente”.

Foram assim definidos três grandes objetivos estratégicos. Por um lado, definir um roadmap pois percebeu-se que uma das dificuldades da hotelaria em se digitalizar é por, muitas vezes, não saber o melhor caminho a seguir. “Não é por falta de oferta, de alternativas; às vezes, é pelo seu excesso”, frisa o consultor. Um segundo objetivo prende-se com a qualificação de todos os profissionais, sempre com enfoque internacional. E, por fim, a interligação e cooperação entre municípios, agências de turismo, governo central e os diferentes players do setor. “Tudo precisa de ser articulado para conseguirmos desenvolver uma iniciativa que traga valor”, assegura Luís Ferreira.

O estado da arte da hotelaria

A consultora Birds & Tress decidiu então fazer um retrato da hotelaria em Portugal, junto de 240 unidades hoteleiras de todas as dimensões, categorias e regiões, e ainda 25 entrevistas presenciais.

Procurando saber em que serviços baseavam a sua oferta, e sem grandes surpresas, diz Luís Ferreira, surge no topo da lista um grupo de serviços que a generalidade dos hotéis disponibiliza: wifi e banda larga (96%), sustentabilidade e eficiência energética (58%) e videovigilância dentro do hotel (48%). “Estes são os três serviços que os nossos hotéis mais valorizam”, explica o responsável. Por outro lado, aqueles que maior interesse têm em implementar são a informação local digital (59%), uma app do hotel para serviços personalizados (47%) e informação personalizada dos hóspedes (41%). O consultor não tem dúvidas de que as apps serão “a próxima aposta da maioria da hotelaria”.

Quando questionados sobre o que mais contribui para o sucesso do seu negócio, 73% dos inquiridos respondem que consideram muito importante a satisfação/fidelização do cliente, 72% sublinham o serviço de excelência, 70% a oferta de qualidade, 54% as respostas emocionais positivas nos clientes, 50% o reconhecimento e prestígio da marca e 47% o valor criado para o cliente. Como bastante importante 52% salientam as estratégias de marketing e comerciais, 50% as inovações frequentes e outros 50% a disponibilidade de tecnologias de gestão e de marketing. “Só diria que pecam por estar demasiado centrados no seu umbigo, ou seja, tudo isto tem a ver com o hotel e ainda muito pouco com o turista”, alerta Luís Ferreira.

No que se refere à digitalização e utilização da tecnologia, o inquérito, feito no final de 2021, revela que “o investimento em digitalização apresenta um panorama desolador” e que “a disponibilidade para investir neste setor é ainda relativamente baixa”, indica o orador. A esmagadora maioria (82%) das empresas investe menos de 12 mil euros por ano em equipamentos, software e serviços. E, com a pandemia, a situação agravou-se, reforçando a convicção de não ser visto como um investimento prioritário. A previsão para 2022 é um pouco melhor, admite, mas ainda assim três quartos das empresas inquiridas continua a pensar investir menos de 12 mil euros.

[blockquote style=”1″]A esmagadora maioria (82%) das empresas investe menos de 12 mil euros por ano em equipamentos, software e serviços. E, com a pandemia, a situação agravou-se, reforçando a convicção de não ser visto como um investimento prioritário.[/blockquote]

Curiosamente, quando questionados sobre o grau de digitalização do seu negócio, a maior fatia (42%) afirma estar já digitalizado mas há ainda cerca de 20% que diz estar pouco digitalizado e que precisa de mais digitalização.

Para se digitalizarem, os respondentes afirmam recorrer, sobretudo, a um website atualizado, a um bom motor de reservas e às redes sociais. “É muito bom, mas é um passo intermédio para o nível de evolução da Internet”, alerta o consultor da Birds & Trees, até porque hoje em dia, ter um website é “o mínimo”. Se bem que, dos 240 inquiridos, 14 admitiram não ter ainda site. Olhando para a frente, e para onde planeiam investir, a dois anos, o paradigma não se altera. Apostam em continuar a investir ou até intensificar o investimento no website, no marketing digital e nas redes sociais. Só num plano secundário surgem intenções de investimento nos programas de fidelização, na loja online ou no CRM. “No final, ninguém está interessado nos quiosques digitais, muito poucos nos blogs e nos chatbots menos ainda, sendo que os chatbots são uma grande tendência da hotelaria internacional”, aponta Luís Ferreira.

[blockquote style=”1″]”No final, ninguém está interessado nos quiosques digitais, muito poucos nos blogs e nos chatbots menos ainda, sendo que os chatbots são uma grande tendência da hotelaria internacional”.[/blockquote]

O inquérito ao estado da arte da hotelaria quis saber ainda quais as tecnologias que os hoteleiros sentem ser capazes de melhorar a experiência do hóspede e a competitividade do negócio. E verifica-se uma aposta nas Smart TV’s, nos QR Codes de interface e no easy check-in e comfortable check-out. Menos interessante consideram as aplicações de realidade aumentada, o reconhecimento facial, assistentes mobile e ferramentas data warehouses/data mining. O responsável acredita que “estas respostas estão enviesadas pelo desconhecimento, porque as pessoas afirmam não estar interessadas muito mais porque não sabem como funciona ou para que serve”.

Por fim, questionados sobre o quanto será transformado o seu negócio a nível digital nos próximos anos, 46% afirmam “muito”, e 20% “bastante”, pelo que “temos dois terços dos inquiridos a dizerem que os próximos anos são anos de profunda transformação digital”, se bem que “não há ainda predisposição para investir”, recorda o consultor.

E como será essa transformação? Os inquiridos afirmam que seriam necessários, em primeiro lugar, apoios, subsídios ou linhas de crédito bonificado. Em segundo lugar, gostariam de saber mais sobre a transformação digital, evidenciando uma necessidade de informação e partilha de conhecimento, reconhece Luís Ferreira. Curiosamente, continua, apesar desse desconhecimento, “a grande parte dos entrevistados não considera a transformação uma ameaça, pelo contrário, vê nela oportunidades de crescimento e melhoria do serviço”. Em último lugar, identificam a «cibersegurança como uma das grandes ameaças à transformação digital e acreditam que o essencial do negócio se mantém. “Não acreditam que a digitalização tenha provocado um aumento de pressão concorrencial”, esclarece o orador, mas diz que “os números não nos dizem isso”.

Para acelerar a digitalização na hotelaria, apontam o desafio dos recursos humanos como primeira prioridade, ter pessoas mais qualificadas e capacitadas. reconhecem ainda a necessidade de informação sobre ferramentas e tecnologias e um mais claro retorno do investimento, além da interligação e do trabalho em rede.

Tags: AHRESPBirds & treesdigitalizaçãoestado da arteHotel 4.0hotelariaLuís Ferreiratecnologiastransformação digital
Artigo anterior

AHETA: Reservas no alojamento turístico no Algarve para a Páscoa ao mesmo nível de 2019

Próximo artigo

Accor oferece mais de 100 oportunidades de emprego em Portugal e Espanha em 2022

Artigos Relacionados

Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five
Alojamento

Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

26 de Novembro, 2025
84
Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos
Transportes

Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

26 de Novembro, 2025
44
A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado
Empresas

A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

26 de Novembro, 2025
29
(Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”
Destino do mês

(Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

26 de Novembro, 2025
63
Próximo artigo

Accor oferece mais de 100 oportunidades de emprego em Portugal e Espanha em 2022

Notícias Populares

  • Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Diretor do Hotel Meliá Madeira Mare homenageado pela ADHP

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: Aeroporto de Faro reforça rotas, atrai novas companhias e consolida papel como porta de entrada da região

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Português eleito membro permanente na Agência da UE para a Cooperação dos Reguladores da Energia
26 Novembro 2025
Português eleito membro permanente na Agência da UE para a Cooperação dos Reguladores da Energia
Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-Ibérico regista nascimento de 62 crias só em 2025
26 Novembro 2025
Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-Ibérico regista nascimento de 62 crias só em 2025
“CER’s são oportunidade para colocar os cidadãos no centro da transição energética”
26 Novembro 2025
“CER’s são oportunidade para colocar os cidadãos no centro da transição energética”
INDAQUA afirma-se no mercado espanhol com credenciais de eficiência
26 Novembro 2025
INDAQUA afirma-se no mercado espanhol com credenciais de eficiência

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC