A Icelandair, companhia aérea da Islândia, aterrou na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, em Lisboa, com um Boeing B737-800 MAX com capacidade para 160 passageiros, naquele que foi o seu primeiro voo, com duração de quatro horas e meia, de uma nova rota que ligará a capital portuguesa a Reiquiavique. Num almoço com a imprensa portuguesa, Tomas Ingason, Chief Commercial Officer da companhia aérea, afirmou que não poderiam estar mais satisfeitos com esta estreia, garantindo que as reservas para o inverno são bastante “promissoras”. Tanto que, de uma rota que foi inicialmente pensada para ser sazonal, a Icelandair já a prolongou para que se realize durante todo o ano.
Para já, a companhia islandesa terá dois voos semanais entre as duas capitais, que se realizam todas as segundas e sextas-feiras, e na época de verão todas as terças-feiras e sábados. Mas a hipótese de aumentar os voos já é considerada, sobretudo na temporada de verão. O tráfego é maioritariamente de lazer, com o mercado islandês a demonstrar “muito interesse” por Lisboa, indica Tomas Ingason. Contudo, o responsável reconhece que o mercado corporate irá juntar-se a este interesse.
Para tal também contribuirá o acordo de codeshare assinado ontem com a TAP, permitindo à Icelandair alargar a oferta de destinos (neste momento são cerca de 40 destinos na Europa) a outras partes do globo, nomeadamente EUA, África ou Brasil. Aliás, o responsável esclareceu que, à data, 5% das reservas nos voos de Lisboa já têm conexão à América do Norte.
A frota de aviões de Icelandair atingirá as 42 aeronaves neste verão de 2025. Na rota de Lisboa, a companhia oferece duas classes: Eocnomy e Saga Premium.
Os voos da Icelandair no inverno partem de Lisboa às 22H30 e chegam a Reiquiavique às 02H00, e em sentido contrário partem da Islândia às 16H10 para aterrarem na capital portuguesa às 21H30. No verão, os horários de Lisboa serão às 22H20, para chegar a Reiquiavique à 01H50, e daqui saem às 09H05 para chegarem ao Aeroporto de Lisboa às 15H25.
Por Inês Gromicho





















































