A Adyen anunciou o lançamento do “Personalize”, uma nova solução baseada em inteligência artificial que permite às empresas adaptar as páginas de checkout em tempo real, de acordo com o comportamento e as preferências de cada consumidor. A ferramenta integra a suite de otimização de pagamentos Adyen Uplift e tem como objetivo aumentar as taxas de conversão e reduzir os custos de processamento.
Segundo a tecnológica financeira, dados iniciais indicam que as empresas podem melhorar as conversões até 6% e reduzir os custos de transação até 3% com a nova funcionalidade.
O lançamento surge um ano depois da introdução do Adyen Uplift, que, de acordo com a empresa, já é utilizado por mais de 6.500 negócios. Em 2025, a solução terá permitido um aumento médio de 1,19% nas taxas de conversão face às referências do setor, com alguns clientes a atingirem ganhos de 6%. No mesmo período, os custos de pagamento no tráfego elegível terão sido reduzidos em 9,4% e os falsos positivos, bloqueios de transações legítimas, diminuíram 42%, em média.
Checkout mais rápido e personalizado
O novo “Personalize” atua numa fase mais precoce da jornada de compra, introduzindo uma camada de identificação dinâmica (“Dynamic Identification”) que reconhece o consumidor antes mesmo de este iniciar o processo de pagamento.
Com base em dados agregados de transações globais e na infraestrutura bancária da empresa, o sistema reorganiza automaticamente os métodos de pagamento apresentados, priorizando aqueles que cada cliente tem maior probabilidade de utilizar. O objetivo é reduzir fricção e acelerar o processo de compra.
A aposta responde a um problema recorrente no comércio online. De acordo com dados divulgados pela própria Adyen, 37% dos consumidores abandonam uma compra se o processo for demasiado demorado, enquanto 72% das empresas admitem que as taxas de transação continuam a pressionar significativamente as margens.
“No checkout, o objetivo é minimizar a fricção sem aumentar o risco”, afirmou Carlo Bruno, VP of Product da Adyen, citado em comunicado. “O ‘Personalize’ permite personalizar a jornada desde o primeiro momento, garantindo uma experiência fluida e segura antes mesmo de o cliente começar a introduzir dados”.
Além de otimizar a experiência do utilizador, a nova solução destaca métodos de pagamento mais económicos e identifica sinais de risco antes da tentativa de transação. A plataforma inclui ainda relatórios detalhados, testes A/B e componentes de interface configuráveis para validar desempenho em tempo real.
Entre os primeiros casos de implementação está a Tebi, plataforma tecnológica para hotelaria, que registou uma poupança de 4,26% nos custos de transação e um aumento de 0,8% nas conversões em checkout.
Para a Adyen, a personalização do momento de pagamento poderá transformar os pagamentos numa vantagem estratégica, num contexto em que margens reduzidas e abandono de carrinho continuam a ser desafios centrais para o comércio digital.




















































