A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) obteve a certificação da DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, tornando-se oficialmente uma entidade formadora certificada. Esta certificação representa um reconhecimento da qualidade, rigor e relevância do trabalho que a AHP tem vindo a desenvolver no âmbito da sua academia de formação – a AHP Hotel Academy.
“Este passo é mais do que simbólico: é estrutural. Porque pensar o futuro do turismo é, antes de tudo, investir nas Pessoas que fazem este setor acontecer. Esta certificação reconhece o trabalho que temos vindo a desenvolver e desafia-nos a ir mais longe, com uma oferta formativa ajustada à realidade, com qualidade reconhecida e impacto mensurável”, afirma Cristina Siza Vieira, Vice-Presidente Executiva da AHP.
A oferta formativa da AHP está estruturada em quatro áreas:
- Formação de catálogo – Ações de formação realizadas de acordo com um calendário semestral, que podem ser frequentadas por colaboradores das diferentes Unidades Hoteleiras / Empresas, associadas, não associadas e/ou parceiros, abrangendo temáticas transversais e específicas do setor.
- Formação à medida – Ações realizadas à medida das necessidades de cada associado, ou não associado ou parceiro, cujas turmas são constituídas exclusivamente por colaboradores das empresas.
- Formação financiada – Programas de formação promovidos no âmbito de candidaturas a fundos públicos, nacionais ou europeus, que possibilitam às empresas aceder a formação certificada sem encargos diretos, potenciando a qualificação dos seus recursos humanos e a competitividade organizacional.
- Formação para executivos – Programas de especialização e desenvolvimento dirigidos a quadros de direção, gestores e líderes do setor, muitas vezes realizados em parceria com Universidades e Instituições de Ensino Superior, nacionais e internacionais. Estes programas visam o reforço de competências estratégicas, de liderança e de gestão, com uma forte componente prática e ajustada à realidade da hotelaria.
A certificação da DGERT assegura múltiplas vantagens para as empresas e formandos, como reconhecimento oficial da qualidade da formação, isenção de IVA e dedução das formações como despesas de educação no IRS. Permite ainda que as horas de formação realizadas sejam contabilizadas para as 40 horas anuais de formação obrigatórias. Há ainda registo das ações no SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, valorizando as competências adquiridas.






















































