A GuestReady, empresa do setor do Alojamento Local (AL) na Europa, regista uma taxa de ocupação superior a 90% para as semanas dos feriados em abril e maio. O fim-de-semana da Páscoa, com 95% de ocupação em todo o território nacional, destacou-se pela intensa procura. Na zona norte assinalou-se um interesse ainda maior com 100% de ocupação.
Desde o início do ano, a GuestReady já recebeu mais de 70 mil hóspedes nas cerca de 1.600 unidades que gere no país. Abril tem se destacado nesta primeira metade do ano com as várias festividades e feriados (Páscoa, 25 de abril e 1 de maio) a possibilitarem fins de semana prolongados a turistas nacionais e estrangeiros. Este crescido interesse conduziu também a uma alteração nos preços: o valor médio por noite nesta época é 30% superior ao registado no mês anterior.
No top três dos hóspedes, os espanhóis ocupam o primeiro lugar – algo que se deve à proximidade e também à relevância dada às tradições e práticas religiosas associadas, que estão muito enraizadas em Portugal, principalmente a norte. Em segundo lugar está o hóspede francês, que se tem revelado cada vez mais importante. Ainda no top 3, encontra-se o hóspede português. Em média, os hóspedes optam por uma estadia 4 noites.
“Com uma grande procura e uma ocupação superior aos 90% em várias zonas do país, abril está definitivamente a inaugurar a época alta”, explica Rui Silva, diretor geral da GuestReady em Portugal. “Ainda é cedo para fazer previsões a longo prazo, mas estamos otimistas quanto aos próximos meses: avistamos um verão com ocupação elevada, à semelhança dos anteriores e com estadias mais longas, uma tendência que se tem vindo a reforçar”, conclui.
A GuestReady prevê que as próximas semanas do mês de abril sejam igualmente concorridas, com uma ocupação média entre os 90 e os 95%. A semana do 1.º de maio surge em destaque – dado que este é um feriado assinalado em vários países – e registando-se uma ocupação média de cinco noites.






















































