Amadeus cria programa NDC-X para fomentar a inovação no setor

A indústria das viagens está cada vez mais orientada para a personalização, pois os viajantes esperam que as empresas estejam atentas às suas necessidades, criando ofertas em conformidade com as mesmas. Para além disso, as técnicas de marketing estão a promover novas fontes de rendimento e oportunidades de negócios. Neste contexto, a Amadeus acaba de anunciar a criação de um programa específico que irá fomentar a implementação do NDC e garantir o seu êxito para todos os players da indústria de viagens.

New Distribution Capability (NDC), criada pela IATA, inclui um padrão de transmissão de dados baseado na linguagem XML que é promissor para a indústria de viagens, permitindo as empresas do setor – desde as companhias aéreas até as agências de viagens – transformar a distribuição e comercialização de produtos turísticos.

Tendo esse objetivo em vista, o programa NDC-X passará por reunir especialistas de diferentes áreas de negócios da Amadeus e, irá concentrar-se no uso prático deste padrão, com o foco no ensaio e aprendizagem, para melhorar as capacidades do setor. O programa NDC-X reforça os objetivos anteriores da Amadeus a favor da digitalização do setor e das possibilidades comerciais oferecidas pelo NDC.

Gianni Pisanello, que ocupou diferentes posições de direção no negócio das companhias aéreas da Amadeus, tanto na área de tecnologia como na de distribuição, irá liderar este novo programa NDC-X.

“Estamos perante um momento crucial no desenvolvimento deste padrão e na capacidade da indústria para adotá-lo”, comentou Gianni Pisanello, vice-presidente do programa NDC-X. “Para o take-off do NDC, precisamos de criar um padrão consolidado que defina não somente o próprio protocolo, mas também a metodologia de implementação. Também temos que garantir que vá de encontro com às necessidades dos fornecedores de viagens e que esteja em conformidade com os critérios económicos apropriados para impulsionar o investimento. Na Amadeus estamos conscientes de que temos a responsabilidade de tornar o NDC operacional para todos os players no setor das viagens, e tal será possível alcançar devido ao nosso programa NDC-X “.

“O programa NDC-X é a prioridade estratégica para a Amadeus. O nosso objetivo é melhorar a experiência dos viajantes através do uso ideal da tecnologia, e este programa transversal irá alimentar a colaboração com os nossos distribuidores e companhias aéreas clientes para cumpri-lo “, comentou Decius Valmorbida, vice-presidente sénior de Travel Channels da Amadeus. “Estamos a alocar os recursos certos e nomeamos um especialista reconhecido com experiência significativa no setor para aumentar o seu sucesso”.

Julia Sattel, vice-presidente sénior do segmento Amadeus Airlines, acrescentou: “NDC tem um grande potencial para a indústria de viagens e faz parte de um processo de digitalização mais amplo, já que as companhias aéreas e os distribuidores de viagens estão a testar novas formas de adaptar os seus negócios e melhorar os serviços que prestam aos clientes. Na Amadeus estamos a trabalhar constantemente para resolver os desafios tecnológicos das nossas companhias aéreas em áreas como merchandising, dynamic pricing and cloud servicing, dado que consideramos que são os principais catalisadores que irão tornar o NDC e a distribuição melhores ” .