A vontade de partilhar a paixão por velejar e pelo rio Douro levou Paulo Mesquita Guimarães a fundar a Ânima Durius em 2011. A “Alma do Douro” surge assim para trazer a paz, o encanto e a emoção de navegar num dos rios mais bonitos do mundo, explica o empresário que, hoje, leva as pessoas a viverem o Douro de uma forma autêntica e memorável, seja a bordo do veleiro Stella Maris, da lancha de madeira clássica Baco ou do elegante iate Unbelievable. “Cada viagem é uma oportunidade de sentir o rio, respirar a história e deixar-se envolver por esta paisagem única que apaixona todos os dias”, sublinha Paulo Mesquita Guimarães.
Sedeada na vila do Pinhão, no coração do Douro, mais concretamente na Travessa da Marginal, cais 1, a Ânima Durius dedica-se a proporcionar experiências náuticas em passeios personalizados. Sempre com a missão de partilhar a essência e a alma do Douro, esta empresa acredita que o Douro deve ser vivido com tempo, respeito e paixão. O que significa que aqui não se fazem apenas passeios de barco, proporcionam-se sim viagens que despertam os sentidos, conectam as pessoas com a natureza e a história da região e revelam a sua beleza de forma autêntica e exclusiva.
Cruzeiros privados nas águas do Douro
Com uma frota de três embarcações, a Ânima Durius proporciona cruzeiros privados ao ritmo das águas do Douro, seja para momentos românticos, celebrações especiais ou, simplesmente, para quem procura a paz e a serenidade do vale. Seja qual for o barco que escolher, cada viagem é pensada ao detalhe para ser memorável.
No Unbelieavale, o luxo e a funcionalidade andam de mãos-dadas para oferecer uma experiência sofisticada e confortável. Este requintado iate ValkVlet de 12,3 m de comprimento, possui um design clássico e espaçoso, sendo ideal para viagens longas ou escapadelas curtas, e podendo receber até 12 passageiros e dois marinheiros.
Já o Baco, construído nos anos 50, nos prestigiados estaleiros João Brites, remete para o glamour de um filme de James Bond. Esta lancha clássica é um verdadeiro ícone de elegância e preserva o charme da sua época, combinando-o com todo o conforto e eficiência essenciais para passeios curtos e intimistas. Pode acomodar até cinco passageiros e um marinheiro.
Por fim, a bordo do Stella Maris podem navegar até 10 passageiros e dois marinheiros, sendo ideal para momentos de tranquilidade, romance ou simples contemplação. Trata-se de um veleiro espaçoso e elegante, para quem quer viver a serenidade do Douro de uma forma autêntica e sustentável.
E, independentemente da embarcação, na Ânima Durius o lema é que o Douro não deve ser apenas visto, mas sim vivido. Por isso, cada programa é pensado ao detalhe para proporcionar momentos de encanto e autenticidade. Desde passeios de uma ou duas horas, a viagens de um dia inteiro ou mesmo de vários dias, esta empresa de animação turística quer funcionar como uma porta de entrada para experiências exclusivas e inesquecíveis na região.
E se é verdade que os clientes são diversificados, há um ponto que os une: todos desejam momentos únicos, privados e sofisticados no rio Douro. Quer sejam casais em busca de romantismo que escolhem passeios ao pôr-do-sol ou famílias que querem criar memórias num passeio de um dia inteiro com direito a mergulhos e contacto com a natureza, passando ainda por grupos de amigos que pretendem divertir-se numa experiência com almoço na Quinta dos Poços, propriedade da família onde se produzem vinhos de excelência, tudo é pensado para que todos partam com vontade de regressar e recomendar a experiência.
A equipa de marinheiros profissionais assegura um serviço de excelência e segurança, sempre com um toque de luxo e personalização.























































