• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
01/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    VenuesIn lança calculadora inteligente de custos de eventos corporativos

    SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023

    Na Decorhotel com… Salto Systems

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com balanço positivo marca regresso para o Porto em 2026, com algumas mudanças

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Decorhotel com Flowco: empresa portuguesa transforma resíduos industriais em pavimentos inovadores

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    Hyatt Regency Lisboa termina 2025 com 17 distinções e reforça posição entre os melhores hotéis de luxo da Europa

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    MSC Cruzeiros encerra sessões presenciais do roadshow em Ponta Delgada com mais novidades

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Porto recebe em 2026 novo hotel do Grupo Seven O Five

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    Turkish Airlines comemora 10º aniversário das operações no Porto com objetivo de reforçar voos

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    A Salto celebra 25 anos de inovação e acesso inspirado

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    Universidade Lusófona reforça Licenciatura em Turismo com dupla certificação internacional

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    Plano de Atividades e Orçamento da Região de Turismo do Algarve para 2026 aprovado por unanimidade

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Câmara Municipal de Lisboa vai fazer estudo sobre impacto do turismo na capital

    Preços dos hotéis em Lisboa aumentaram 26,7% na semana da Web Summit

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    Turismo do Porto e Norte apresenta “The Big Trend, by Ofelia de Souza”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    (Entrevista III) Algarve: “A nossa grande aposta tem que ser na gestão dos fluxos turísticos ao nível do território”

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Estudantes da ESTM estabelecem contactos com empresas de turismo e hotelaria em mais uma edição do Business Tour

    Aeroporto da Madeira foi único no país a crescer entre janeiro e agosto

    Aeroporto da Madeira ultrapassa marca histórica dos cinco milhões de passageiros

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    António Valle é o novo diretor geral do Turismo de Lisboa

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    DUO Hotel Lisbon e Hampton by Hilton City Centre Baixa já têm Cluster General Manager

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    United Hospitality Management nomeia Christophe Novellon como diretor de Desenvolvimento para a Europa

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre

    Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    (Entrevista IV) Algarve: “Propomos que 10% da receita cobrada pelos diferentes municípios ao nível da taxa turística reverta para um fundo regional”

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: Algarve Golden Terroir tenta catapultar o vinho algarvio juntando vários municípios

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: O turismo português deve procurar a onda perfeita, quem sabe em Aljezur…

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    Algarve: Os caminhos e festivais que dinamizam o interior

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

António Trindade defende que é necessário abordar “os tabus do turismo nacional”

18/10/2013
em Home
Tempo de leitura: 5 minutos
Home Home
0
PARTILHAS
20
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Asua experiênciapolítica e associativalevaram-no a afirmar que lhe retiraramuma visão tão«egoísta» do negócio quehabitualmente tem um empresário. Oturismoprecisavade mais empresários aparticiparemassociativamente? Tive o privilégio na minha vida de terpassado porvárias experiências. Aqui tenho que fazer uma primeira declaraçãode interesses.Tenho da política uma visão nobre. A experiência política comarepresentatividade partidária pode não ser a perfeita, mas é a menosimperfeita,por isso é aquela em que aposto. As minhas experiências políticas,quer no foroparlamentar nacional, regional e municipal, permitiram-me umavisão dehelicóptero à escala nacional e regional, que não teria se a minhavida setivesse confinado a uma experiência empresarial. Numa outra área quetambém deimuito a nível pessoal foi às estruturas associativas, aquisabendodistinguirmuito bem o que é uma experiência mais colectiva no foroparlamentarouautárquico do associativo. A estrutura associativa é umpoucodiferente,porqueé a junção de n instituições e de n pessoasque se queremjuntarpara atingir determinados objectivos. Só que oobjectivode cada um é aonívelda sua estrutura empresarial concorrentedoseuparceiro. Por isso aexperiênciaassociativa ainda se torna maisinteressante,mais exigente, porqueeu naassociação tenho de saber o queaproxima osdiferentes intervenientes e oque ossepara. A realidadeassociativa é algoque tem de superar a área derelacionamentointerempresarial e se colocar ameio caminho com o sectorpúblico.
Isso está a serconseguido… Há alguns tabus que têm se serultrapassados. Temhavido aqui um mal-entendido numa lógica de abordagemturística nacional entre oque é o turismo nacional sem se separar do que é onegócio turístico da ofertaturística nacional. É muito difícil para umagentede viagens que não estejaligado ao receptivo ter uma perfeita noçãode quaissão os verdadeiros problemasda oferta turística, a sua área denegócio égerarnegócios em Portugal paraPortugal e para o exterior, énecessariamenteemrelação à nossa oferta umagente de procura e não daoferta. Se o agentedeviagens, fruto das suasrepresentações e ligaçõescomo exterior, não temconhecimento dos problemas quese passam com aofertaturística, corre o riscode estar desfasado dosverdadeirosproblemas. É porisso que muitas vezes,quando falamos comestruturasassociativas, ditasrepresentativas da ofertaturística, encontramosalgumas situações que nãoficam totalmenteesclarecidas.Vou-lhe darpequenosexemplos: para um agentede viagens outransportador aunidadequeconta é ocliente, para a ofertaturística é adormida. Isto querdizer quepara osprimeiros transportarem10 clientes, quefiquem um ou 10dias, oganho está nocliente, se eu tiverum que fica 10diasou umanacionalidade que me gere 10dias é muitodiferente. Este tipodeabordagemtemque ser necessariamente, queremtermos empresariais querassociativos,liderada por quem tem o conhecimento esente na pele o que sãoestesproblemas.
Há aqui alguns tabus que têm de ser necessariamenteultrapassados. Por exemplo, a guerra das low cost, das point to point, que sãoos maus da fita. Mas o que normalmente geram as point to point são estadiasmaislongas no destino, porque os voos, nomeadamente, as companhias queutilizam hubsnos principais aeroportos, e falo aqui de Lisboa e Porto,tendencialmente ocontributo que trazem para as dormidas no destino é forte,mas se formosanalisar o contributo em termos de dormida, ocupação hoteleira,ocontributo éem termos numéricos menor, evidentemente. O repensar, orediscutir, oposicionamento que cada um dos agentes possa ter na sua relaçãocom o mercado,obriga-nos aqui a partir muita pedra.
Aí o desafio tem de ser colocar às própriasestruturasassociativas, nomeadamente a AHP e a APAVT, no que podemos conjugarcomo umoutro entendimento, inclusivamente tirando aqui alguns tabus que secolocamuitas vezes nesta relação de amor-ódio que existe entre a nossatransportadoranacional e a oferta turísticaportuguesa.
Quais os outrostabus? Um outro tabu que existe é contra as OTAs(agênciasde viagens on-line), nomeadamente contra a Booking, que énormalmenteeleitacomo a principal. E isto, quanto a mim, é das maioresinjustiças que sepodemcolocar relativamente a um parceiro de negócios, eainda há muito poucotempoouvi essas referências, o que me leva a perguntar“Qual é o canal dedistribuição que eu consigo obter sem ser estes,quemetraduz em 18 línguas aminha estrutura hoteleira? Qual é ainstituiçãoque mepermite levar à escalamundial aquilo que euefectivamente nuncaconseguiriaatravés dos parceirosnormais da operaçãoturística? Outracrítica que sefazéque levam comissõeselevadas. Oraesta comissão é tãoalta quanto ohoteleiroqueira, mas ohoteleiro narealidade quer acomissão mais baixa,coma presençamais do queprioritária. Só que todosquerem a mesma presençaprioritária. Masas regrasdejogo, e isto é o queeu acho particularmenteinteligente no modelodabooking.com, é que quemescolhe tudo é o prestadordeserviços,nomeadamente,umfactor que éimportante quando se compara umabooking comumoperadorturísticotradicional estrangeiro é que o operadorestrangeironormalmente fazoditomarkup muito superior aos 20% dacomissão. Depois,este dinheiro nãochega a entrarem Portugal porque ficadesde logo na origemonde foigerado. Onegócio, aocontrário da booking,emque o cliente paga aohoteleiro e ohoteleiro é quecomissiona. Todoestecircuito de cash flowécompletamentediferente, mas édeixada aohoteleiro,toda a estratégia,servindo a companhia– e isto aplica-seàexpedia quesegue o mesmocaminho–julgo que o tabu quese levantou emtermosnacionaisdeveobrigar àsprópriasinstituiçõesassociativas, anum determinadomomento,virempublicamente dizerque nãoconsideramestes operadores comomalesnonegócio e são efectivamentequem nosaproxima melhor e maisrapidamentedasdiferentes origens.
Já falou muito em transporte aéreo e emacessibilidade. Já falou na privatização da ANA, temos a privatização da TAP. Ese juntarmos então estes últimos às mudanças da promoção externa, o nossoturismo vai entrar num novo paradigma? Outro tabu que se tem discutido muito é odinheiroque se dá às low costs. Se nós percorrermos o que o país gasta para acomercialização nas outras áreas de exportação, é manifestamente superior aoquese gasta por euro arrecadado em relação ao turismo, com o acréscimodaquiloquetem vindo a ser referido, no turismo nós exportamos cá dentro,nóstrazemosgente a vir consumir cá dentro, o que tem efeitos evidentementebenéficos noprodutor, no distribuidor, no retalhos e no estado. Nós, aoexportarmos, somosoúnico sector onde trazemos gente cá dentro, gastem cádentro, e nomeadamentepaguem IVA, paguem mais gente para estar nadistribuição, mais gente para estarno retalho, que é uma mais valia queefectivamente os outros sectoresexportadores não têm. Mas, quando se está afalar do contributo para ostransportes temos de ver primeiro o que o mercadoda concorrência está a fazer,e eles estão a fazer isto e muito mais. Mas,emrelação a outros sectores deactividade, o produtor, o vendedor, quantasvezesse associa com o compradorou& a procura, numa lógica de poderpartilharorisco donegócio. Istoquer dizer que a& grande fábricacoloca, mandaàconsignação para a&distribuição os vinhos, as roupase, seeventualmentenão vender, nósretomamos, portanto partilhamefectivamente. Oquetemacontecido em relação aPortugal, e sobretudorelativamente adestinos quetenham um risco acrescentadona própriaprocura e isto só háumaforma deultrapassar: a oferta se colocaraoladodo transporte ou aolado dooperador elhe dizer “vocês têm umdeterminadorisco previsto, oranós vamoscobrir partedesse risco e seeventualmenteisto não acontecer nósnão pagamostal”. Estaperspectivadepartilha derisco deve ser comungadapor quem operaparaPortugal,independentementeda cor e do nome que tenhanas asas doavião. Eparamim,quem transportadeve ser beneficiado comesseambiente departilhaderiscoeeste seria,quanto a mim, um grandecontributo paraultrapassaro&tabucom anossa companhia de bandeira,que seconsiderasempreultrapassada, nestalogica de atribuição debenefíciosàs companhiaspointtopoint, àscompanhiaslow cost, emdetrimentodela. Agora,evidentemente, quetemdese meter numbolo globaloquesão oscontributos aquem transporta. Eevidentemente que hábenefíciosque umaoutra companhiarecebe que não énecessariamente só ocontributoporlugar no voo. Tem de seconsiderar a umaescala global e aTAPtemdeter,nesta altura, o direito ea humildade deperceber tambémque temdesecolocar como uma outra companhiaem relaçãoàofertaturística.ATAPnestecaso tem outras responsabilidadeseobjectivos,mastambémtemdeperceberquepor parte do sector turístico oque se quer équecheguegente e quetenham omaior número de dormidaspossíveis nos seuspróprioshotéis.
Vamos entrar aqui num novo paradigmaturístico? O que é particularmente importante é adefiniçãoclara de regras de jogo, em relação a cada um dos parceiros. Julgoque depois umaeroporto, uma transportadora, um hotel, um DMC, são todosagentes para acaptação de determinado mercado e isto tem de ser feito de umaformarelativamente pragmática onde previamente foram definidas estas regras.Naprivatização dos aeroportos, que regras de jogo é que se tiveram paragarantir acompetitividade, para que os destinos possam ser eventualmente maissalvaguardados do que uma mera utilização de hubs. Tenho de considerar queparao destino Portugal, é mais importante ter um cliente que, passando peloaeroporto de Porto ou Lisboa – infelizmente Faro e Funchal não estãocontemplados nesta área – ou Ponta Delgada – porque é dos aeroportos de segundalinha, onde há mais rotação para os Estados Unidos.A politica de bonificaçãodosaeroportos em função de quem fica efectivamente no destino devia serescalpelizada e devia ser inclusivamente majorada. Agora, por outro ladotambém,a política promocional tendo como parceiros os transportadores e osaeroportostem cada um um papel a desempenhar nesta área, percebamos quaissãoosobjectivos de uns e dos outros. Isto é como as estruturasassociativas,pensar avenda de Portugal tem de ser numa lógicasuficientementecompreensiva,mas quetenha um objectivo comum, que é pôrturistas a dormiremPortugal.
Por PedroChenrim

Artigo anterior

“Olhamos muito para nós próprios”

Próximo artigo

2014 deve trazer estabilidade ao sector das reuniões e eventos

Artigos Relacionados

Voltas de golfe no Algarve crescem no 1º semestre
Destino do mês

Algarve: Não há uma indústria que esteja a monitorizar a utilização de água como os campos de golfe

28 de Novembro, 2025
40
Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios
Destino do mês

Algarve: Eurocidade do Guadiana, quando um rio internacional serve de ponte a três territórios

28 de Novembro, 2025
48
INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo
Inquéritos/Estatísticas

INE: Dormidas de não residentes voltaram a crescer em outubro após dois meses de decréscimo

28 de Novembro, 2025
39
SALTO mostra como está a moldar o futuro da hotelaria na Decor Hotel 2023
Business

Na Decorhotel com… Salto Systems

28 de Novembro, 2025
29
Próximo artigo

2014 deve trazer estabilidade ao sector das reuniões e eventos

Notícias Populares

  • The Yeatman: onde a tradição e a elegância se juntam para celebrar a época festiva

    The Yeatman: onde a tradição e a elegância se juntam para celebrar a época festiva

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • 51% dos portugueses reservaram a sua última estadia num hotel através de plataformas online

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Opinião: “As experiências estão a guiar o processo de tomada de decisão sobre as férias”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Matilde Cruz é nova Sales & Marketing Assistant no The One Monumental Palace

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Águas do Ribatejo realiza higienização de mais de 100 reservatórios de água
28 Novembro 2025
Águas do Ribatejo realiza higienização de mais de 100 reservatórios de água
Crédito Agrícola lança Programa de Transição Sustentável para a agricultura
28 Novembro 2025
Crédito Agrícola lança Programa de Transição Sustentável para a agricultura
Sociedade Ponto Verde lança guia dedicado aos bioplásticos nas embalagens
28 Novembro 2025
Sociedade Ponto Verde lança guia dedicado aos bioplásticos nas embalagens
Endesa inaugura nova loja física em Elvas
28 Novembro 2025
Endesa inaugura nova loja física em Elvas

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC