• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
10/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Famtrip Lusanova: Maurícia by Bestravel Cascais

    Lusanova lança campanha “Neste Natal, ofereça uma praia exótica”

    Barceló inaugura hotel 5 estrelas no centro histórico do Funchal

    Barceló Hotel Group é “Melhor Empresa Gestora de Hotéis do Mundo”

    Agências de viagens parceiras da Travelport passam a ter conteúdo expandido da easyJet

    easyJet com mais de 11 mil voos de e para Portugal no inverno 2026

    Emirates começa a voar diariamente para Tunes

    Solférias volta a apostar na Tunísia no verão de 2026

    APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”

    TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    BTL desafia… Anabela Almeida, da Consolidador.com

    Consolidador.com vence prémio “World’s Best Airline Consolidator 2025″

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV expectante em relação ao anúncio do fim da dupla tributação em sede de IVA

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Famtrip Lusanova: Maurícia by Bestravel Cascais

    Lusanova lança campanha “Neste Natal, ofereça uma praia exótica”

    Barceló inaugura hotel 5 estrelas no centro histórico do Funchal

    Barceló Hotel Group é “Melhor Empresa Gestora de Hotéis do Mundo”

    Agências de viagens parceiras da Travelport passam a ter conteúdo expandido da easyJet

    easyJet com mais de 11 mil voos de e para Portugal no inverno 2026

    Emirates começa a voar diariamente para Tunes

    Solférias volta a apostar na Tunísia no verão de 2026

    APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”

    TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    RIU Hotels & Resorts inaugura sexto hotel em Cancún

    BTL desafia… Anabela Almeida, da Consolidador.com

    Consolidador.com vence prémio “World’s Best Airline Consolidator 2025″

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Eurofirms: Natal impulsiona o turismo no Centro do país

    Presidente da ANAV  integra nova direção da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas

    ANAV expectante em relação ao anúncio do fim da dupla tributação em sede de IVA

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    WOTELS: “Queremos afirmar-nos como o maior grupo híbrido nacional”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    Algarve lança nova campanha “Começa o ano com sorte. Começa no Algarve”

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    KIPT Colab lança simulador de carreiras em turismo & hospitalidade

    Porto acolhe 35º Congresso da AHP

    “Wake Up Call: Despertar para a Mudança” é o tema do 35º Congresso da AHP

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Nápoles: Uma cidade onde a tradição se molda na “fúria” do vulcão Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Biosphere (II): “Na Biosphere, acreditamos que a certificação não é um ponto de chegada, é uma etapa de caminho contínuo”

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico.

05/09/2025
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
106
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico. Desde 2010 que a Biosphere Portugal ajuda a fazer do turismo um setor que respeita, educa e cuida, garante a empresária. Olhando para trás, admite que o maior desafio terá sido despertar nos players do setor uma verdadeira consciência sobre o valor estratégico da sustentabilidade. E assume que “cada passo dado está a semear algo maior, mas sobretudo melhor”. Leia agora a 2ª parte desta Grande Entrevista, que pode ser lida na íntegra na nossa edição 353.

Que critérios são utilizados para certificar destinos ou empresas como sustentáveis pela Biosphere?

Antes demais permita-me a correção: não há nem destinos nem empresas sustentáveis, há destinos e empresas que se certificam para comprovar para procuram ser mais sustentáveis, que se esforçam para terem um desempenho mais sustentável, a todos os níveis.

Utilizamos uma metodologia baseada nos 17 ODS, desdobrados em mais de 400 propostas de ação, adaptados a cada realidade. A certificação avalia áreas como governança, eficiência de recursos, impacto social, proteção ambiental, experiência do visitante e cadeia de valor. A personalização do plano de sustentabilidade é uma das nossas maiores mais-valias. A nossa proposta não é só para as grandes empresas, ou para aquelas que estão mais estruturadas, pode e é para centenas de pequenas empresas. Na sustentabilidade a relevância não é a dimensão, mas a visão e a vontade de a cada dia fazer melhor.

Na sustentabilidade a relevância não é a dimensão, mas a visão e a vontade de a cada dia fazer melhor.

Pode partilhar alguns exemplos concretos de impacto positivo gerado por projetos certificados pela Biosphere?

Seria injusto da minha parte destacar casos individuais, porque o verdadeiro impacto nasce, antes de mais, da visão de quem lidera os projetos – sejam eles destinos, empresas ou associações locais. A certificação Biosphere é uma ferramenta, um estímulo, um método e uma forma de atestar, acompanhar ou dar mais ambição a essa visão, mas não é, por si só, a responsável pela transformação.

O nosso papel é ajudar a estruturar essa ambição sustentável, a dar-lhe métricas, consistência e um caminho claro. E sim, temos visto projetos incríveis a acontecer. Os territórios que integram a comunidade Biosphere estão hoje seguramente a atrair fluxos turísticos mais conscientes, a implementar políticas e práticas de economia circular mais inteligentes, a reforçar a gestão ambiental e a criar novas formas de relação com as comunidades locais.

Mas há algo muito importante que é preciso dizer, e que muitas vezes é difícil de aceitar no ritmo da gestão acelerada que todos vivemos: o verdadeiro impacto da sustentabilidade demora. Há resultados que se podem medir num ano – como a redução do consumo de recursos, a diminuição de emissões ou o aumento da satisfação dos residentes e visitantes e que pode ser conjuntural – mas a transformação estrutural de um destino ou de uma empresa leva tempo. E é preciso dar-lhe esse tempo.

Os projetos que iniciaram este caminho há três ou quatro anos estão agora a começar a perceber o alcance das mudanças.

Os projetos que iniciaram este caminho há três ou quatro anos estão agora a começar a perceber o alcance das mudanças. A forma como se posicionam, como se organizam internamente, como são percebidos pelos seus públicos… tudo isso se transforma de forma profunda, mas progressiva.

Portanto, quando me perguntam pelos exemplos concretos de impacto, eu gosto de responder com honestidade: sim, há muitos sinais positivos, mas o impacto verdadeiro – aquele que muda a cultura organizacional, que consolida novas práticas e que gera legado – precisa de paciência, consistência e compromisso a longo prazo.

Qual é o processo que uma empresa ou destino turístico tem de seguir para obter a certificação Biosphere?

Primeiro, tem de ter vontade real. Depois confiar no processo, aceitar que terá as suas imperfeições e fazer-nos também acreditar que a Visão está lá. De seguida vem a parte mais simples, mais instrumental: começamos por estabelecer um acordo de compromisso, onde a empresa ou o Destino declara e reconhece as mais-valias do processo. Depois passamos ao diagnóstico inicial de sustentabilidade, seguido do plano de ação alinhado com os ODS, com a estratégia da empresa/Destino e suas prioridades e com metas concretas associadas. O processo é acompanhado com capacitação, partilha de ferramentas digitais e suporte técnico contínuo. Após a fase de implementação, é realizada a auditoria externa para atribuição da certificação. O espaço temporal entre o lançamento do processo e a auditoria é ditado pela empresa/Destino. Costumamos dizer que andamos ao ritmo dos nossos parceiros, esta é uma dança a dois, em que cada um tem de fazer a sua parte.

Como garantem que os compromissos assumidos pelas entidades certificadas são cumpridos a longo prazo?

Na Biosphere, acreditamos que a certificação não é um ponto de chegada, é uma etapa de caminho contínuo. Por isso, o nosso modelo de certificação não se baseia numa avaliação única, mas sim num ciclo de melhoria contínua. A certificação é anual e exige, todos os anos, que a entidade mostre progresso real face aos compromissos que assumiu.

Trabalhamos com uma combinação de indicadores quantitativos e qualitativos, sempre adaptados à realidade específica de cada empresa ou destino. Estes indicadores permitem-nos medir o que está a ser feito, onde estão os avanços e onde ainda há trabalho a desenvolver. E usamos uma plataforma digital que torna todo este processo mais transparente, mais organizado e acessível em tempo real – para nós, para a entidade certificada e para os seus stakeholders.

Mas mais do que fiscalização, o que promovemos é compromisso. Acreditamos que quem entra neste processo o faz por acreditar no valor estratégico da sustentabilidade. E o nosso trabalho é acompanhar, apoiar e desafiar – com confiança, parceria, trabalho conjunto, mas também com exigência. Porque sabemos que gerir com sustentabilidade exige escolhas difíceis, mudanças estruturais e, muitas vezes, sair da zona de conforto. Mas também sabemos, pela experiência de quem já está neste caminho há uma década e meia, que esse esforço compensa – na solidez do negócio, na reputação da marca e na relação com as comunidades e o território.

A certificação é anual e exige, todos os anos, que a entidade mostre progresso real face aos compromissos que assumiu.

Como é que a Biosphere se distingue de outras certificações ou selos de turismo sustentável?

A principal diferença da Biosphere está, sem dúvida, na forma como abordamos a sustentabilidade: com realismo, com progressividade e com profunda adaptação ao contexto de cada entidade – seja uma pequena empresa familiar ou um destino turístico com milhares de visitantes. A nossa metodologia assenta numa lógica evolutiva, onde cada passo é ajustado às capacidades e ambições de quem está do outro lado.

Sim, temos uma base tecnológica robusta, indicadores sólidos, e sim, cumprimos critérios internacionais exigentes. Mas o que realmente nos distingue – e quem trabalha connosco sabe isso – é a forma como nos relacionamos. Não somos apenas uma entidade certificadora. Somos um parceiro. Na Biosphere, fazemos questão de estar presentes, de acompanhar, de ouvir. Sabemos que nem sempre é fácil implementar mudanças estruturais ou mobilizar equipas em torno de uma nova cultura de gestão. Por isso, colocamos as pessoas no centro. Oferecemos apoio mesmo quando não está previsto no contrato, ajustamos abordagens quando as circunstâncias mudam, apresentamos alternativas e nunca deixamos uma pergunta sem resposta.

Valorizamos o rigor, mas valorizamos ainda mais o vínculo de confiança. E isso faz toda a diferença. Porque quem está a liderar um processo de transformação precisa de mais do que checklists – precisa de suporte, de empatia, de colaboração verdadeira e de estar presente nos bons momentos e nos menos positivos. Lembro-me que quando entrámos em confinamento na crise Covid 19, nessa semana começámos a lançar as primeiras orientações e guias de sustentabilidade sanitária, fizemos muitas dezenas de sessões on line nos primeiros meses, workshops informativos, sessões de capacitação sobre marketing responsável. E a verdade é que passado esse momento extremamente complicado, foram muitas as empresas que nos transmitiram que se sentiram altamente apoiadas e que seguindo as nossas recomendações conseguiram resultados nunca esperados num momento como o que vivíamos. E penso que é isso que a Biosphere representa, um parceiro de negócio com quem as empresas e destinos podem contar.

No fundo, o nosso propósito é ajudar os nossos parceiros a alcançar os seus – com exigência, mas também com profundo respeito pelo ecossistema humano e natural.

De que forma a Biosphere está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas?

Na Biosphere, os ODS não são apenas uma referência, são a estrutura base de todo o nosso modelo de certificação. Cada plano de sustentabilidade desenvolvido com empresas ou destinos é construído com metas concretas que convergem diretamente com as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. E mais do que alinhamento, exigimos presença real: nenhum processo de certificação é validado sem que haja ações tangíveis em cada um dos ODS.

Este compromisso está presente desde o início. A Biosphere foi, de facto, o primeiro referencial de turismo sustentável a adotar formalmente os ODS como matriz de trabalho e a integrá-los de forma transversal nos seus critérios. Mas dizê-lo não é uma questão de protagonismo – é uma questão de responsabilidade. Sabemos que o setor do turismo tem um papel fundamental a desempenhar na concretização da Agenda 2030, e o nosso contributo é ajudar a operacionalizar essa ambição de forma prática, transparente e contínua.

Trabalham com governos ou organizações internacionais? Que tipo de parcerias consideram essenciais?

Sim, trabalhamos de forma próxima com municípios, entidades regionais de turismo, universidades e associações empresariais, tanto em Portugal como em contexto europeu e internacional. Acreditamos que a sustentabilidade só se torna real quando é feita em rede – por isso, as parcerias são para nós essenciais, sobretudo quando o objetivo é gerar mudanças em escala e com impacto duradouro.

Valorizamos parcerias com entidades públicas e privadas que partilhem a nossa visão e o nosso compromisso com resultados mensuráveis. Mas também trabalhamos, com igual dedicação, com organizações que ainda estão a dar os primeiros passos nesta área, desde que tenham abertura e vontade genuína de aprender e evoluir. Acreditamos que todos os parceiros, independentemente do ponto de partida, têm um papel relevante a desempenhar.

Geograficamente, temos uma presença mais forte no norte, centro, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, mas colaboramos em todo o território nacional. A nível europeu, trabalhamos com parceiros na Finlândia, Dinamarca, Suécia, Grécia, Irlanda, Hungria, Croácia, Eslovénia e Espanha, em projetos de cooperação e capacitação para o turismo sustentável. Internacionalmente, mantemos relações de trabalho com entidades e projetos em Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Argentina e Canadá.

Para nós, uma parceria essencial é aquela que está disposta a construir soluções conjuntas, a medir impacto e a garantir que a sustentabilidade não fica apenas no discurso, mas passa para a prática, com resultados tangíveis e partilhados. É importante reconhecer que criar e cuidar destas parcerias dá muito trabalho. Exige compreensão mútua, respeito pelas diferenças culturais e de contexto, e uma grande capacidade de escuta. Mas o que temos aprendido é que, quando a colaboração é verdadeira, o resultado compensa sempre. Compensa pelo impacto que conseguimos gerar juntos, e compensa pelas relações humanas e profissionais e aprendizagens que vamos construindo ao longo do caminho.

Por Inês Gromicho

Leia também…

Biosphere (I): “A sustentabilidade no turismo é a arte de equilibrar interesses – e fazê-lo com responsabilidade e visão de longo prazo”

Tags: Biosphere PortugalPatrícia Araújosustentabilidadeturismo
Artigo anterior

Renato Matos junta-se à Airmet como Comercial para a Zona Sul

Próximo artigo

Joaquim de Sousa é o novo Cluster General Manager do Hilton Porto Gaia, Holiday Inn Porto Gaia e Gaia Residence

Artigos Relacionados

APAVT 2023: “Precisamos de consolidar uma estrutura que torne a TAP estruturalmente rentável e sustentável para sempre”
Transportes

TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

10 de Dezembro, 2025
51
Inquéritos/Estatísticas

Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

9 de Dezembro, 2025
35
Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”
Entrevistas

Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

9 de Dezembro, 2025
104
Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024
Inquéritos/Estatísticas

Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

9 de Dezembro, 2025
37
Próximo artigo
Joaquim de Sousa nomeado diretor geral do Holiday Inn Porto Gaia & Gaia Residence

Joaquim de Sousa é o novo Cluster General Manager do Hilton Porto Gaia, Holiday Inn Porto Gaia e Gaia Residence

Notícias Populares

  • Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • TAP não garante processo de privatização concluído em 2026 e “perímetro” de negociação é do Governo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Tivoli Coimbra reabre em abril 2026 após renovação total

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Novo Verde lança campanha “MEU” para cumprir metas de reciclagem
10 Dezembro 2025
Novo Verde lança campanha “MEU” para cumprir metas de reciclagem
Biond lança Manual de Colheita Florestal para modernizar operações no setor
10 Dezembro 2025
Biond lança Manual de Colheita Florestal para modernizar operações no setor
Comissão Europeia propõe modernização das infraestruturas energéticas para reduzir faturas e reforçar independência
10 Dezembro 2025
Comissão Europeia propõe modernização das infraestruturas energéticas para reduzir faturas e reforçar independência
Mobilidade elétrica poupou 144 mil toneladas de CO2 em 2025
10 Dezembro 2025
Mobilidade elétrica poupou 144 mil toneladas de CO2 em 2025

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC